Início >> Comissão Interna de Biossegurança - CIBio

Comissão Interna de Biossegurança - CIBio

EXPERIMENTOS REGULADOS PELA BIOSSEGURANÇA

• Organismos geneticamente modificados (OGMs) e seus derivados (Organismos Classe de risco IOrganismos do Classe de risco II).  
• Organismos transgênicos e seus derivados.

O pesquisador principal do grupo de pesquisa que pretende utilizar algum dos itens acima citados deve seguir as regulamentações de Biossegurança. A CIBio-IQ pode ser consultada em qualquer etapa deste processo e montou um roteiro resumido voltado para este pesquisador.

 

APRESENTAÇÃO

A CIBio-IQ é subordinada à Diretoria do IQ e à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) que aprovou o Certificado de Qualidade de Biossegurança (CQB)  para o IQ.

As normas que regem a Biossegurança no Brasil estão descritas na Instrução Normativa CTNBio nº 7, de 06.06.97; Lei nº 11.105, de 24 de Março de 2005.; e Resolução Normativa Nº 01, De 20 De Junho De 2006 e alterações.

Segundo estas normas: “A CIBio é obrigatória em toda a unidade que utilizar técnicas e métodos de engenharia genética. A CIBio é componente essencial para o monitoramento e vigilância dos trabalhos de engenharia genética, manipulação, produção e transporte de OGMs e para fazer cumprir a regulamentação de Biossegurança.”

 

ADMINISTRATIVO

INFORMATIVOS

FORMULÁRIOS

LABORATÓRIOS

LINKS