Início >> Curso de Extensão com inscrição aberta

Curso de Extensão com inscrição aberta

Português, Brasil

Quimiometria - Análise Multivariada de Dados Químicos
Inscrições: até 31/08/2018

texto:

• Sigla: QUI-0031.
  • Unidade: INSTITUTO DE QUÍMICA.
  • Ementa: PREPARAÇÃO DOS DADOS PARA A ANÁLISE. EXTRAÇÃO DE INFORMAÇÃO QUÍMICA FAZENDO A ANÁLISE EXPLORATÓRIA DOS DADOS: análise de componentes principais (PCA) e análise de agrupamentos por métodos hierárquicos (HCA). CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE CALIBRAÇÃO: Regressão pelo método de componentes principais (PCA) e regressão pelo método de quadrados mínimos parciais (PLS). VALIDAÇÃO DOS MODELOS DE CALIBRAÇÃO: cálculo a figuras de mérito (análise de resíduos, limite de detecção, limite de quantificação, sensibilidade analítica, desvio padrão relativo, sinal analítico líquido etc). CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE CLASSIFICAÇÃO (RECONHECIMENTO SUPERVISIONADO DE PADRÕES): Análise discriminante (PLS-DA); o método do k-ésmo vizinho mais próximo (KNN) e o método SIMCA (soft independent modeling of class analogy). VALIDAÇÃO DOS MODELOS DE CLASSIFICAÇÃO: cálculo das figuras de mérito (sensibilidade, seletividade, precisão, taxa de falsos positivos, etc). APLICAÇÕES E AULAS PRÁTICAS COM DADOS REAIS..
  • Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.
  • Tipo do curso: CURSO DE EXTENSÃO.
  • Público-alvo: Alunos de graduação com conhecimentos elementares em estatística, álgebra linear, indústrias químicas, farmacêuticas, alimentos, etc..
  • Professor(a) responsável: MARCIA MIGUEL CASTRO FERREIRA