• Programa de Seminários do IQ-Unicamp, Outubro/2014

Título: "Cristalografia de monocristais: determinando estruturas no IQ/Unicamp".
Prof. Dr. Ricardo Aparício, DFQ, IQ-Unicamp.

Data: 02 de outubro - Quinta-feira.
           Horário: 16:00 h.
           Local: Auditório "Inés Joekes" - IQ.

Resumo: A Cristalografia por Difração de Raios X permite, a partir de monocristais, determinar estruturas, em nível atômico, com altíssima acuidade e precisão. Duas demonstrações de sua crucial importância para o desenvolvimento científico são o Ano Internacional da Cristalografia, 2014, proclamado pela ONU e 45 Prêmios Nobel já concedidos por trabalhos direta ou indiretamente relacionados à Cristalografia. Este seminário, em linguagem bem acessível, tem como objetivo principal divulgar a Cristalografia em nossa comunidade, esclarecendo dúvidas sobre potenciais aplicações e sobre como docentes, pesquisadores e alunos podem resolver estruturas de forma relativamente simples e rápida. Hoje o IQ/Unicamp está em situação privilegiada, sendo um dos poucos locais no país onde se pode ter acesso ao estado da arte em fontes convencionais de Raios X. Numa primeira parte, princípios básicos da técnica serão resumidos e exemplos de estruturas determinadas no IQ/Unicamp por diferentes usuários serão mostrados, contemplando compostos inorgânicos e complexos metálicos, pequenas moléculas orgânicas, configuração absoluta de moléculas quirais determinada sem a necessidade de átomos pesados e estruturas de proteínas. Em seguida, a técnica do Laboratório de Cristalografia de Monocristais do IQ/Unicamp, Dra. Deborah de Alencar Simoni, fará uma exposição clara e objetiva sobre os passos envolvidos na determinação de uma estrutura cristalográfica, abordando  aspectos práticos desde a triagem e seleção de cristais até coleta de dados, resolução e refinamento de estruturas, esclarecendo as dúvidas mais comuns, com dicas importantes para um experimento bem sucedido. Espera-se que o seminário seja proveitoso tanto para usuários frequentes quanto para novos e potenciais usuários que ainda não utilizaram a técnica e a infraestrutura de uso institucional disponível no IQ/Unicamp.

• Seminário

Título: “New Developments in Paper-Based Analytical Devices”
Prof. Dr. Charles S. Henry, Colorado State University, USA.

Data: 03 de outubro.
           Local: Auditório "Inés Joekes" - IQ.
           Horário: 10:00 h.

Abstract: One major push in the field of sensor development is production of very cheap and easy to use sensors that require minimal external equipment. Microfluidic Paper-based Analytical Devices (mPADs) have received significant attention in this field because they are cheap (costing pennies per device), easy to use, and can carry out a wide range of chemical assays. mPADs are made from porous hydrophilic materials that have been patterned with hydrophobic materials to create flow barriers to direct flow from a sample inlet through sample pretreatment zones to a detection zone. Furthermore, functional elements like electrodes can be readily integrated to provide additional functionality and assay selectivity. This talk will focus on recent mPAD developments from the Henry laboratory. The development of mPADs for metal analysis will be shown first with an emphasis on occupational exposure applications. Next, the development of continuous flow mPADS using electrochemical detection will be shown. Finally, a new method for making mPAD devices that combines filter paper with wax paper and a simple laser cutter will be shown. Example clinical diagnostics and bacterial assays will be shown.

Docente responsável: Lauro Tatsuo Kubota