24 de abril de 2014

Site Departamentos  »  Química Orgânica  »  Docentes

Marcos Nogueira Eberlin

Formação Acadêmica

MS-6, Professor Titular; Bel. Quím. (UNICAMP-1982); Mestre Quím. (UNICAMP-1985); Dr. Ciências (UNICAMP-1988); Pós-doutorado (Purdue Univ.-EUA, 07/1989-07/1991); Livre Docente (UNICAMP-1999).

Instituto de Química
Caixa Postal 6154
Campinas, SP
13083-970 - Sala A6-111
Fone/Fax: (0)19 3521-3073
eberlin@iqm.unicamp.br
http://thomson.iqm.unicamp.br Currículo Lattes

Pesquisa

Espectrometria de Massas Pentaquadrupolar. Aplicações de espectros de massas de segunda (MS2) e terceira (MS3) ordem multidimensionais no estudo de reações entre íons e moléculas neutras na fase gasosa. -------------------------------------------------------------------------------- Reações Íon/Molécula na Fase Gasosa. Através da formação, seleção e reação de íons com moléculas neutras na fase gasosa, sob condições controladas de pressão e "temperatura" (energia de colisão), e da análise dos produtos formados, novas reações são observadas e assim se tem acesso à química intrínsica de íons isolados, e se estabelecem padrões de reatividade que permitem a elucidação estrutural de íons e moléculas neutras, e a proposta de novas metodologias analíticas e rotas sintéticas. -------------------------------------------------------------------------------- Análise de VOC'S por MIMS, CT-MIMS, HS-MIMS e DIM-T&R-MIMS. A técnica convencional MIMS e quatro técnicas derivadas desenvolvidas em nosso laboratório são empregadas na análise seletiva de compostos orgânicos voláteis (VOC'S) e semi-voláteis em água, e de compostos de interesse médico e farmacológico em fluídos biológicos. As análises apresentam como principais vantagens a alta sensibilidade, a rapidez e a simplicidade na detecção e quantificação. -------------------------------------------------------------------------------- Estudos de Moléculas Polares e Macromoléculas Por ESI-MS/MS (Espectrometria de Massas em Tandem com Ionização por Electrospray) e MALDI-TOF (Ionização a Lazer com MS com TOF de Alta Resolução): polímeros orgânicos e inorgânicos, sais e líquidos iônicos, tensoativos, peptídeos, proteínas, açucares, organometálicos, fármacos, interacões supra-moleculares, resolução quiral, nucleot(s)ídeos, DNA.

Publicação

Veja em: http://thomson.iqm.unicamp.br