Medalhas na Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química

O aluno de graduação do Instituto de Química da Unicamp, Lucas Verona de Araujo, recebeu três medalhas na Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ) 2021: ouro na modalidade Inorgânica, prata em Físico-Química e ouro na classificação geral da Olimpíada.

Veja abaixo um relato do aluno sobre sua participação na Olímpiada:

“A OBESQ é uma competição anual que reúne estudantes de diversas universidades do país em cursos ligados à Química. A prova nacional consiste em 2 fases: a primeira, com questões de múltipla escolha, classificatória para a segunda, com 8 questões dissertativas sendo 2 para cada uma das 4 modalidades: Físico-Química, Química Inorgânica, Orgânica e Analítica. Este ano, a prova foi online, mas os computadores dos participantes eram monitorados durante as provas. Além disso, eu estava começando meu segundo período da graduação, porém, já tinha experiência com a OBQ (Olimpíada Brasileira de Química), voltada para o ensino médio. Dessa forma, respeitei as normas impostas e na segunda fase foquei nas questões mais tranquilas de cada modalidade. Porém, só foi no dia 03/12, quando ocorreu a entrega das medalhas em Fortaleza, Ceará, que descobri que tinha sido ouro em Inorgânica, prata em Físico-Química e o 1° lugar geral na olimpíada. A competição foi muito interessante e só me motivou ainda mais a estudar para ano que vem buscar mais premiações para o IQ da UNICAMP!”

A Diretoria e a Comissão de Graduação do Instituto de Química parabenizam o discente Lucas Verona de Araújo pela conquista, que orgulha a toda a comunidade do IQ-UNICAMP e incentiva todo o Corpo Discente a participar das próximas edições da OBESQ.