Inicio >> Pós-Graduação >> Intercâmbio de alunos de outras Universidades brasileiras ou estrangeiras

Intercâmbio de alunos de outras Universidades brasileiras ou estrangeiras

INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA DE ALUNO ESPECIAL EM DISCIPLINAS DE INTERCÂMBIO

As disciplinas criadas para matrícula de alunos especiais em disciplinas de intercâmbio visam possibilitar a matrícula de estudantes brasileiros e estrangeiros que venham fazer uma parte de seu trabalho experimental em Faculdades e Institutos da Unicamp. Essa matrícula cria um vínculo temporário, possibilitando assim ao estudante usufruir das facilidades que a universidade oferece: alimentação através do restaurante universitário, bibliotecas, Hospital de Clínicas e CECOM, sem criar um vínculo definitivo, e somente no período em que o estudante estiver na Universidade. As disciplinas são divididas por semanas e as matrículas poderão ser feitas em qualquer período, mas deverão observar os seguintes procedimentos:

Alunos estrangeiros: A Unicamp aceita os vistos abaixo para fins de estudos, não havendo necessidade de tirar outro:  Missão de estudos ou cultural (VITEM I), Estudante (VITEM IV), Mercosul (VIRET) ou Permanente.

Caso o aluno tenha algum dos vistos acima, não precisará que o  Docente responsável no IQ peça a carta de aceitação da Unicamp com 45 dias antes da chegada do aluno à Coordenadoria de Pós-Graduação. Essa carta deverá conter: nome completo, nacionalidade e número do passaporte. Após a emissão da carta de aceitação, a DAC encaminhará à CPG/IQ e entraremos em contato. O docente responsável que receberá o estudante deve  informá-lo da necessidade do visto para que o mesmo possa se matricular em disciplinas de intercâmbio. Os documentos para a matrícula são: carta do Docente à Coordenadoria de Pós-Graduação contendo nome completo do aluno, Universidade e Curso (Mestrado ou Doutorado) em que está matriculado, descrição das atividades a serem realizadas, dia, mês e ano que ficará no laboratório, formulário de matrícula preenchido e assinado e cópia comum acompanhada do original ou cópia autenticada do diploma da graduação com a legalização da embaixada do Brasil em seu país de origem.

Assim que o aluno chegar na Universidade deve comparecer ao setor de estrangeiros da DAC com a cópa do passaporte (dados e visto) para registro na Unicamp. Deverá provideciar a tradução juramentada do diploma após sua chegada ao Brasil.  O formulário para matrícula está disponível através do link:

Inscrição em disciplinas de Intercâmbio que deverá estar assinado. Somente serão dispensados de apresentar a tradução juramentada de documentos, os estudantes provenientes da França, em função de acordo entre o Brasil e esse país.

Alunos brasileiros: O Docente que estará recebendo o estudante deve encaminhar à Coordenadoria de Pós-Graduação, uma solicitação através de carta, para a matrícula de estudante especial em disciplinas de intercâmbio, informando nome completo do estudante, Universidade e Curso (Mestrado ou Doutorado) em que está matriculado, descrição das atividades a serem realizadas pelo aluno no laboratório, dia, mês e ano que ficará no laboratório, cópia comum acompanhada do original ou cópia autenticada do diploma da graduação e também o formulário de matrícula em disciplinas de intercâmbio que encontra-se disponível no lnk abaixo:

Inscrição em disciplinas de Intercâmbio preenchido e assinado.

IMPORTANTE: O cartão universitário (R.A.) é solicitado pela Secretaria da Pós-Graduação à DAC, no momento da matrícula.

Observação: A não observância desses procedimentos inviabilizará a matrícula do aluno.