Início >> Institucional Departamentos >> Oswaldo Luiz Alves

Oswaldo Luiz Alves

Formação Acadêmica
MS-6 - Professor Titular
Bel. e Lic. Quím. (UNICAMP-1973), Dr. Ciências (UNICAMP-1977), Pós-doutorado (Centre Nat. Recherche Scient., Thiais, França, 09/1979-04/1981)

Instituto de Química, Caixa Postal 6154, Campinas - SP, CEP 13083-970
Sala I 241
Fone +55 19 3521 3147
oalves@iqm.unicamp.br
Química do Estado Sólido
Departamento de Química Inorgânica

Pesquisa
Química do Estado Sólido: síntese de materiais bidimensionais (lamelares) e seus derivados intercalados ; óxidos mistos semicondutores de gap-largo; filmes finos de óxidos por processo MOD (Metal Organic Decomposition); condutores sólidos iônicos com estrutura NASICON; desenvolvimento de materiais para aplicação em problemas ambientais: ecomateriais; desenvolvimento de sistemas porosos.
Desenvolvimento de Materiais para Fotônica e Óptica Não-linear (NLO): vidros com elevados índices de refração não-linear; guias de onda em vidros; vidros dopados com terras raras; vidros dopados com nanocristais semicondutores (quantum-dots).
Sistemas Químicos Integrados e Nanocompósitos: nanocompósitos envolvendo matrizes porosas (vidros, vitrocerâmicas e materiais bidimensionais) com polímeros condutores, óxidos de metais de transição e compostos organometálicos; heteroestruturas planares vidro/óxido/polímero condutor; compósitos envolvendo vidros de baixo ponto de fusão com corantes, compostos organometálicos e novas formas de carbono, sensores de gases.
Nanotecnologia: nanopartículas de semicondutores da família II-VI obtidas pelo método de precursores "single-source"; nanopartículas metálicas e sua funcionalização; nanopartículas funcionalizadas para atuarem em "drug-release"; obtenção de nanopartículas por métodos biotecnológicos; nanotubos de carbono: funcionalização e interações exógenas/endógenas; nanotubos de metais de transição: síntese, caracterização e propriedades; materiais nanoestruturados obtidos via cristais coloidais ou "emulsion template".

Publicação