Início >> Institucional Departamentos >> Fernando Aparecido Sigoli

Fernando Aparecido Sigoli

Formação Acadêmica
MS-5.1 - Professor Associado I
Bel. Química (UNESP- Araraquara-1993), Mestre em Química (UNESP- Araraquara-1997), Doutor em Química (UNESP- Araraquara-2001), Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, empresa OptNetrics, Inc. (2001-2004 - Los Angeles, CA - EUA), Pós-Doutorado (UNESP- Araraquara - 2005-2006), Livre – Docente (UNICAMP – 2013)

Contato
Instituto de Química, Caixa Postal 6154, Campinas, SP, CEP 13083-970
Sala D 252
Fax +55 19 3521 3023
Fone +55 19 3521 2096
fsigoli@iqm.unicamp.br
My ResearcherID
Departamento de Química Inorgânica

Pesquisa
Teranóstica: o grupo atua na síntese de ligantes bi-funcionalizados e no design de complexos de íons lantanídeos altamente luminescentes caracterizando-os por diversas técnicas espectroscópicas. Os complexos luminescentes funcionalizados e solúveis em água são utilizados em testes de citotoxicidade in vitro e em imageamento de células normais e neoplásicas, visando o desenvolvimento de sistemas teranósticos e terapia fotodinâmica. O grupo tem interesse no desenvolvimento de nanopartículas luminescentes dispersáveis em soluções aquosas aplicados a nanotermometria e a transferência de energia não radiativa a corantes utilizados em imageamento. O grupo vem pesquisando e aprimorando sondas luminescentes de temperatura, oxigênio, óxido nitroso.
Materiais híbridos são estudados a partir funcionalização de polímeros de silício e ancoramento de complexos ou dispersão de nanopartículas de íons lantanídeos utilizados na geração de oxigênio singleto a partir de conversão ascendente de energia
Nanociência: o grupo tem interesse na relação entre as propriedades ópticas de semicondutores intrínsecos em função de suas características micro e macroestruturais. Materiais micro e mesoporosos obtidos pela metodologia sol-gel utilizados como suportes ativos para nanopartículas de metais de transição utilizados em processos catalíticos e SERS. 

Publicação
Currículo Lattes