Início >> Institucional Departamentos >> Watson Loh

Watson Loh

Formação Acadêmica
MS-6 - Professor Titular
Bel. Quím. Ind. (UFRGS-1986); Dr. Ciências (UNICAMP-1992). Pós-doutorado (University of Kent, Inglaterra, 09/1992-04/1994); Livre Docente (UNICAMP-1999); Titular (UNICAMP-2010).

Instituto de Química, Caixa Postal 6154, Campinas, SP, 13083-970
Sala I 240
Fax: +55-19 35213023
Fone: +55-19 35213148
wloh@iqm.unicamp.br
Departamento de Físico-Química

Pesquisa
Principais Linhas de Pesquisa Agregação e separação de fase em soluções de polímeros: Estudo termodinâmico do processo de auto-associação em soluções de copolímeros-bloco oxietileno/oxipropileno e de sua interação com superfícies sólidas.
Termodinâmica da formação de sistemas aquosos bifásicos, partição de moléculas de interesse biológico e aplicações. Separação de fases em soluções não-aquosas de polímeros. Formação de sistemas líquidos multifásicos e aplicações. Aplicações da calorimetria.
Efeito de aditivos sobre a solubilidade aquosa. Identificação de compostos com atividade hidrotrópica. Termodinâmica de soluções aquosas na presença destes aditivos. Investigação do mecanismo de atuação. Efeito sobre processos de separação de fase em soluções de polímeros e surfatantes. Aplicações da calorimetria.
Química Coloidal de Petróleo: Agregação e deposição de asfaltenos em solventes-modelo e em óleos brasileiros. Avaliação de inibidores contra a deposição de frações pesadas de petróleo. Adsorção de asfaltenos sobre superfícies sólidas e efeitos de molhabilidade reversa.

Publicação