ALUNO ESPECIAL EM DISCIPLINAS DE INTERCÂMBIO
As disciplinas criadas para matrícula de alunos especiais em disciplinas de intercâmbio visam possibilitar a matrícula de estudantes brasileiros e estrangeiros que venham fazer uma parte de seu trabalho experimental em Faculdades e Institutos da Unicamp. Essa matrícula cria um vínculo temporário, possibilitando assim ao estudante usufruir das facilidades que a universidade oferece: alimentação através do restaurante universitário, bibliotecas, Hospital de Clínicas e CECOM, sem criar um vínculo definitivo, e somente no período em que o estudante estiver na Universidade. As disciplinas são divididas por semanas e as matrículas poderão ser feitas em qualquer período, mas deverão observar os seguintes procedimentos:
Alunos estrangeiros: O Docente que receberá o aluno deverá solicitar à Coordenadoria de Pós-Graduação uma carta de aceitação da Universidade, 45 dias antes da sua vinda, contendo os seguintes dados: nome completo, nacionalidade e número do passaporte. A CORI (Coordenadoria de Relações Internacionais da da Unicamp), é responsável por encaminhar a carta de aceitação ao estudante. O docente responsável pela vinda do estudante deve informá-lo da necessidade do visto para que o mesmo possa se matricular em disciplinas de intercâmbio. Os documentos para a matrícula são: carta do Docente à Coordenadoria de Pós-Graduação solicitando a matrícula do estudante estrangeiro contendo nome completo, Universidade e Curso (Mestrado ou Doutorado) em que está matriculado, descrição das atividades a serem realizadas, dia, mês e ano que ficará no laboratório, cópia comum acompanhada do original ou cópia autenticada do diploma da graduação com a legalização da embaixada do Brasil em seu país de origem, tradução juramentada do diploma após sua chegada ao Brasil, preenchimento do formulário de Estudante Especial disponível na home-page da Pós-Graduação (wwww.iqm.unicamp.br/posgraduacao) em Normas e Formulários opção Estudante Especial - Matrícula, preenchido e assinado. Somente serão dispensados de apresentar a tradução juramentada de documentos, os estudantes provenientes da França, em função de acordo entre o Brasil e esse país.
Alunos brasileiros: O Docente que estará recebendo o estudante deve encaminhar à Coordenadoria de Pós-Graduação, uma solicitação através de carta, para a matrícula de estudante especial em disciplinas de intercâmbio, informando nome completo do estudante, Universidade e Curso (Mestrado ou Doutorado) em que está matriculado, descrição das atividades a serem realizadas pelo aluno no laboratório, dia, mês e ano que ficará no laboratório, cópia comum acompanhada do original ou cópia autenticada do diploma da graduação e também o formulário de estudante especial que encontra-se disponível na home-page da Pós-Graduação (www.iqm.unicamp.br/posgraduacao) em Normas e Formulários opção Estudante Especial - Matrícula, preenchido e assinado.
IMPORTANTE: O cartão universitário (R.A.) é solicitado pela Secretaria da Pós-Graduação à DAC, no momento da matrícula. Observação: A não observância desses procedimentos inviabilizará a matrícula do aluno.
UNICAMP - INSTITUTO DE QUÍMICA
Coordenadoria de Pós-Graduação
Caixa Postal 6154 - Campinas, SP - CEP 13083-970
Fone (19) 3521-3004 - Fax (19) 3521-3008
webmaster