O objetivo do PrInt é fomentar a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições participantes em áreas de conhecimento selecionadas pela Universidade como prioritárias e organizadas em linhas temáticas. As principais ações previstas no programa são:
- Estimular a formação de redes de pesquisas internacionais para aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação;
- Ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação;
- Promover a mobilidade de doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil;
- Fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional; e Integrar outras ações de fomento da Capes ao esforço de internacionalização.
Como parte da proposta institucional da Unicamp, o programa de Pós-Graduação em Química teve quatro projetos selecionados, que contam com:
- Recursos para Manutenção de Projetos;
- Cota de bolsas no exterior (Doutorado Sanduíche);
- Auxílio para Missões de Trabalho no Exterior.
O projeto institucional da Unicamp é gerido por um Comitê Gestor Central indicado pela CCPG. No âmbito do IQ-Unicamp a responsabilidade é da CPG e dos coordenadores dos projetos, com assessoria e suporte de uma Comissão Interna Gestora.
Além das bolsas citadas acima, outras no exterior (Professor Visitante Junior e Sênior) e no país (Jovem Talento; Professor Visitante e Pós-Doutorado), assim como recursos para capacitação em cursos de curta duração e “summer/winter schools” poderão ser disponibilizados através de editais gerais preparados pelo Comitê Gestor Central da Unicamp.
Comitê Gestor
Representante da Comissão de Pesquisa – IQ
Vago
Representantes Discentes
Kennedy Daniel de Carvalho Santos
Projetos
Química Teórica e Computacional: métodos e aplicações em biologia molecular e ciência dos materiais” (tema prioritário: “Investigação de Sistemas Complexos, Naturais e Artificiais
Este projeto pretende avançar a compreensão de sistemas complexos através da aplicação de métodos teóricos e computacionais. Os sistemas de maior interesse são de natureza biológica (estrutura e função de proteínas, açúcares, ácidos nucleicos, membranas), e novos materiais (superfícies, nano-partículas, polímeros). Do ponto de vista teórico, são desenvolvidas estratégias fundamentadas na mecânica estatística e química quântica para a modelagem das propriedades estruturais e dinâmicas dos materiais. Os modelos são utilizados para modelar, computacionalmente, a estrutura, dinâmica e termodinâmica dos sistemas, visando a compreensão de suas propriedades em um nível fundamental e a proposição de aprimoramentos funcionais com potenciais aplicações bioquímicas e tecnológicas. Especificamente, alguns sistemas de estudo são: 1) Compreensão e aprimoramento de proteínas envolvida na conversão de açúcares em bioetanol. 2) Membranas biomoleculares. 3) Atividade de enzimas em meios não aquosos. 4) Modelagem da estrutura de proteínas usando restrições de distância experimentais. 5) Superfícies plasmônicas. 6) Defeitos em superfícies metálicas.Novas abordagens para estudos quantitativos e sintéticos em Química Biológica, Ambiental, de Alimentos e Farmacêutica" (tema prioritário: “Fronteiras da Matemática, das Ciências Naturais e das Engenharias: Desafios do Século XXI)
Equipe: Profa.Dra. Anne Hélène Fostier (), Profa.Dra. Camilla Abbehausen (), Profa.Dra. Carla Beatriz Grespan Bottoli ( ), Prof.Dr. Claudio Francisco Tormena (), Prof.Dr. Pedro Paulo Corbi (), Prof.Dr. Roberto Rittner Neto (), Prof.Dr. Fernando Antonio Santos Coelho (), Prof.Dr. Julio Cezar Pastre ().Esta proposta visa apoiar ações para desenvolvimento de ferramentas químicas para estudos de sistemas complexos. Especificamente, pretende-se:– Avaliar novas abordagens em Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear: métodos de desacoplamento homonuclear em banda larga (pure shift), experimentos de difusão por RMN (DOSY) para separar sinais de diferentes espécies e aplicá-las à análise de misturas complexas. Serão feitos estudos para avaliação de preferência conformacional para pequenas moléculas orgânicas e a influência da interação estereoeletrônica no deslocamento química de 13C para moléculas contendo átomos pesados, além da influência da interação estereoeletrônica em constantes de acoplamento spin-spin, avaliação de mecanismo de reações e determinação da estereoquímica dos produtos com a aplicação de experimentos pure-shift e DOSY para análise misturas complexas.– Desenvolver metodologias para especiação química e de isótopos estáveis de mercúrio e arsênio, e aplicá-las no estudo do seu ciclo biogeoquímico, avaliando fatores ambientais que influem sobre a dinâmica destes elementos. Isso se fará com análises dos isótopos estáveis de Hg em amostras de solos e vegetação da região Amazônica e especiação química para que se tenha conhecimento de quais processos químicos estão relacionados com as assinaturas isotópicas identificadas. Desenvolvimentos paralelos deverão ser executados visando a especiação química e isotópica de As em amostras coletadas na região do Pantanal.– Avaliação de técnicas de extração miniaturizadas para determinação de antibióticos e inseticidas neonicotinóides. Serão estudadas diversas estratégias de pré-concentração otimizada para analise por LC-MS/MS. As metodologias serão aplicadas na determinação de antibióticos veterinários em águas, assim como em amostras de peixes. Também deve ser explorada, usando as metodologias desenvolvidas, a determinação de resíduos de pestícidas em pólen, nectar e plantas.– Estudar a atividade de moléculas com ação antitumoral já sintetizadas e de moléculas mais seletivas e eficazes tanto para o tratamento do câncer e de processos inflamatórios. Além do desenvolvimento químico propriamente dito, pretende-se sintetizar formas mais eficientes dos prototipos já identificados, com estudos de avaliação biologica in vitro e in vivo.– Estudar os modos de atuação de complexos metálicos, suas interações com moléculas-chave no desenvolvimento de tumores e sua potencialidade para atuaem como fármacos.Materiais nanoestruturados: síntese, caracterização e aplicações” (tema prioritário: “Nanotecnologia”)
Equipe: Prof.Dr. René Afonso Nome Silva (), Profa.Dra. Cláudia Longo (), Prof.Dr. Ronei Jesus Poppi (), Prof.Dr. Miguel Angel San Miguel Barrera (), Profa.Dra. Camila Alves de Resende ().Esta proposta tem como objetivos o estudo de diversas abordagens inovadoras para a preparação de materiais nanoestruturados, assim como o uso de técnicas instrumentais de análise capazes de elucidar tanto a composição quanto a morfologia de materiais de interesse farmacêutico e industrial ao nível de nanoestruturas. Propõe-se a as seguintes atividades:– Estudo das propriedades de nanopartículas bimetálicas, de nanopartículas de óxido de gadolínio co-dopadas com itérbio e érbio e de de nanoestruturas metálicas através de espectroscopia de femtossegundos, micro-espectroscopia por conversão não-linear ascendente, pinças óticas e simulações da dinâmica estocástica.– Estudo da difusão rotacional em sistemas coloidais, envolvendo a síntese de clusters coloidais e outras partículas não-esféricas coloidais e investigações fundamentais de difusão rotacional em sistemas coloidais através de microscopia ótica e simulações.– Elucidação, mediante métodos computacionais baseados na teoria do funcional da densidade (DFT) os aspectos estruturais e termodinâmicos da nucleação e crescimento de nanoestruturas metálicas quando semicondutores são expostos à irradiação eletrônica ou laser através da análise de sua estrutura eletrônica com a finalidade de auxiliar no design de materiais com propriedades desejáveis.– Síntese e caracterização de materiais lamelares nanoestruturados – em especial, zeólitas – através de processos ADOR (Assembly-Disassembly-Organisation-Reassembly), e com foco inicial em zeólitas com base em germanosilicatos.– Investigar nanomateriais semicondutores (óxidos mistos de titânio, bismuto, tungstênio, prata e cobre) para aplicações na conversão de energia solar. Estes serão sintetizados por diferentes metodologias e serão avaliados como fotoanodos ou fotocatodos– Estudo da produção de nanopartículas de celulose e nanolignina através do fracionamento da parede celular vegetal de alguns tipos de biomassa. Simultaneamente, os mesmos substratos serão avaliados na preparação de nanocompósitos poliméricos, aerogéis e filmes com proteção UV.– Obtenção de informações físicas e químicas em escala nanométrica de pellets farmacêuticos por AFM-IR e geração de imagens das amostras para tratamento quimiométrico dos dados.Desenvolvimentos fundamentais, de ferramentas para análise e estudos de casos relevantes em Química e Bioquímica de Proteomas e Metabolomas” (tema prioritário: “Genômica, Metabolômica e Proteômica
Equipe: Profa.Dra. Denise Cristina Fávaro (), Prof.Dr. José Alberto Fracassi da Silva (), Prof.Dr. Dosil Pereira de Jesus (), Prof.Dr. Leandro Wang Hantao (), Prof.Dr. Fabio Augusto (), Prof.Dr. Ronei Jesus Poppi (), Profa.Dra. Luciana Gonzaga de Oliveira (), Profa.Dra. Márcia Cristina Breitkreitz (), Prof.Dr. Marco Aurélio Zezzi Arruda (), Profa.Dra. Alessandra Sussulini ()Pretende-se aqui uma série de ações com o objetivo de uma melhor compreensão dos proteomas e metabolomas relevantes para a saúde e agricultura. As atividades se organizam em dois eixos principais: desenvolvimento de técnicas e dispositivos para aplicação e estudo da bioquímica de proteínas e metabólitos previamente isolados ou com ações já conhecidas:– Design de microdispositivos de análise com aplicação na determinação de metabólitos secundários. Serão utilizadas técnicas fotolitográficas convencionais e estratégias alternativas (dispositivos em papel, impressão 3D), acoplados a módulos de detecção ópticos e/ou eletroquímicos e aplicados em amostras de saliva, plasma e urina para detecção de marcadores de hipertensão, diabetes, insuficiência renal, artrite, etc.– Desenvolvimento de microssistemas de análise com materiais a base de líquidos iônicos e de protótipos para Cromatógrafia Gasosa Multidimensional para determinação de metabólitos em matrizes biológicas. A aplicação desses sistemas será focada em amostras associadas a pacientes com leucemia e no melhoramento genético de uvas.– Desenvolvimento de abordagens envolvendo análises proteômicas, metabolômicas e metalômicas aplicadas a amostras de pacientes com transtornos de humor para as biomoléculas que se relacionam com a doença. Essas biomoléculas com atividade biomarcadora serão estabelecidas por meio de espectrometria de massas e eventualmente os dados serão usados na confecção de dispositivos de análise microfabricados.– Estudar a correlação entre fatores bioquímicos e biofísicos e a evolução de enzimas de bactérias patogênicas de alto risco à saúde humana (Carbapenem Hydrolysing Class D enzymes), associadas à resistência de cepas de Acinetobacter baumannii a antibióticos beta-lactâmicos. Estes estudos empregarão Ressonância Magnética Nuclear combinada a Titulação Calorimétrica Isotérmica para determinar parâmetros da termodinâmica das interações.– Explorar diferentes abordagens para acessar metabólitos de linhagens endofíticas de Streptomyces sp. isoladas de Citrus. Também serão caracterizadas enzimas do genoma dessas espécies com foco na capacidade de degradar lignocelulose, lignina e celulose. Também se pretende, empregando a análise do genoma associada a espectrometria de massas, networking molecular e imageamento, confirmar a produção de metabólitos dessas cepas e o desenvolvimento de metodologias quimioenzimáticas para a conversão e degradação de biomassa lignocelulósica.
Linhas de Pesquisa
Linhas e Projetos de Pesquisa associados aos Projetos PrInt do IQ-Unicamp
Química Teórica e Computacional: métodos e aplicações em biologia molecular e ciência dos materiais” (tema prioritário: “Investigação de Sistemas Complexos, Naturais e Artificiais
- Linha de Pesquisa: “Química Teórica e Computacional”Projetos Associados:– “Estudos Computacionais de Processos Atomísticos Suportados em Superfícies Sólidas”– “Dinâmica Molecular de Celulases e Proteínas Correlatas para a Sacarificação de Celulose de Cana de Açúcar”– “Dinâmica Molecular de Nanomateriais de Carbono”– “Dinâmica Molecular de Receptores Nucleares e Proteínas Coadjuvantes”Linha de Pesquisa: “Biofísica e Biologia Moleculares”Projetos Associados:– “Dinâmica Molecular de Biomoléculas”– “Desenvolvimento de Algoritmos de Simulação e Análise de Dados”
Novas abordagens para estudos quantitativos e sintéticos em Química Biológica, Ambiental, de Alimentos e Farmacêutica" (tema prioritário: “Fronteiras da Matemática, das Ciências Naturais e das Engenharias: Desafios do Século XXI)
- Linha de Pesquisa: “Química de Coordenação e Bioinorgânica”Projetos Associados:– “Síntese, Caracterização e Aplicações Farmacológicas de Novos Complexos de Pt(II), Pd(II), Au(I) e Ag(I) com Ligantes Bioativos”– “Complexos Metálicos de Platina(II), Platina(IV), Paládio(II), Ouro(I) E Ouro(III), com Aminoácidos e Derivados: Síntese, Caracterização e Aplicações Farmacológica”– “Desenvolvimento e Interação de Complexos Metálicos com Biomoléculas”– “Estudo de metaloproteínas como alvo farmacológicos, Síntese de miméticos e estudo da modulação da atividade destas proteínas por moléculas pequenas”Linha de Pesquisa: “Físico-Química Orgânica”Projetos Associados:– “Estudos de Equilíbrio Conformacional e Interações Intramoleculares em Aminoácidos e Compostos Correlacionados”Linha de Pesquisa: “Espectroscopia De Ressonância Magnética Nuclear”Projetos Associados:– “Estudo Teórico-Experimental das Constantes de Acoplamento para Determinação da Estrutura Molecular”– “Estudos de Mecanismos de Reação por RMN”– “Estrutura Eletrônica Molecular e sua Relação com os Parâmetros de RMN e a Estabilidade Conformacional”– “Estudo dos Mecanismos de Transmissao do Acoplamento Escalar através do Espaço”– “Aplicação da Técnica de Difusão por RMS DOSY no Estudo de Misturas Complexas”Linha de Pesquisa: “Química Medicinal”Projetos Associados:– “Desenvolvimento de Candidatos a Fármacos Antifúngicos”– “Desenvolvimento de Candidatos a Fármacos para Tratamento da Doença de Alzheimer”– “Desenvolvimento de Novas Formulações para Agentes Terapêuticos”– “Desenvolvimento de Candidatos a Fármacos Anti-Hipertensivos”– “Síntese e Avaliação Biológica de Novas Substâncias”Linha de Pesquisa: “Desenvolvimento e Aplicações de Metodologias Sintéticas”Projetos Associados:– “Desenvolvimento e Aplicação de Metodologias de Síntese sob Condições de Reação em Fluxo Contínuo”– “Uso dos Adutos de Morita-Baylis-Hillman no Desenvolvimento de Novas Metodologias Sintéticas”– “Adutos de Morita-Baylis-Hillman como Blocos de Construção Eficientes para a Síntese de Moléculas de Interesse Biológico”Linha de Pesquisa: “Síntese Orgânica”Projetos Associados:– “A Morita-Baylis-Hillman na Síntese de Produtos Naturais”– “Síntese Total de Sesquiterpenos”Linha de Pesquisa: “Separações”Projetos Associados:– “Desenvolvimento e Caracterização de Fases Estacionárias para Eletrocromatografia Capilar e Cromatografia Líquida”– “Preparação de Colunas Capilares Monolíticas a Base de Sílica e Óxidos Mistos para uso em Cromatografia Líquida Capilar”Linha de Pesquisa: “Preparo de Amostras”Projetos Associados:– “Desenvolvimento e Validação de Métodos para Análise de Amostras de Origem Vegetal”Linha de Pesquisa: “Química Ambiental”Projetos Associados:– “Especiação e Ciclo Biogeoquímico do Arsênio”– “Emissões e Deposições de Mercúrio em Floresta da Região Amazônica e Ambientes Urbanos e Industriais”– “Contaminantes Emergentes em Solos e Riscos Ambientais”
Materiais nanoestruturados: síntese, caracterização e aplicações” (tema prioritário: “Nanotecnologia”)
- Linha de Pesquisa: “Química de Materiais”Projetos Associados:– “Captura e Armazenamento de CO2”– “Peneiras Moleculares Micro e Mesoporosas”– “Sólidos Lamelares Nanoestruturados como Catalisadores Ácidos, Básicos e Redox”– “Materiais Lamelares”– “Caracterização de Materiais por Microscopia Eletrônica de Varredura e Microscopias de Sonda (AFM, Contraste de Fase, Potencial Elétrico, Força Pulsada)”Linha de Pesquisa: “Conversão De Energia”Projetos Associados:– “Estudo dos Mecanismos de Decomposição da Parede Celular e seus Biopolímeros”Linha de Pesquisa: “Polímeros”Projetos Associados:– “Preparação de Compósitos Poliméricos a Partir de Componentes Extraídos da Parede Celular Vegetal”Linha De Pesquisa: “Química Teórica e Computacional”Projetos Associados:– “Estudos Computacionais De Processos Atomísticos Suportados Em Superfícies SólidasLinha de Pesquisa: “Espectroscopia”Projetos Associados:– “Dinâmica Estocástica em Fases Condensadas”Linha de Pesquisa: “Quimiometria”Projetos Associados:– “Quimiometria Aplicada a Espectroscopia no Infravermelho Próximo”– “Quimiometria Aplicada a Espectroscopia Raman”– “Métodos Quimiométricos Aplicados a Espectroscopia de Imagem”– “Calibração Multivariada”
Desenvolvimentos fundamentais, de ferramentas para análise e estudos de casos relevantes em Química e Bioquímica de Proteomas e Metabolomas” (tema prioritário: “Genômica, Metabolômica e Proteômica
- Linha de Pesquisa: “Eletroanalítica”Projetos Associados:– “Desenvolvimento de Sistema de Detecção Eletroquímica e Sensores Eletroquímicos”Linha de Pesquisa: “Bioanalítica”Projetos Associados:– “Aplicação de Transistores de Efeito de Campo Nanoestruturados na Análise de Processos Bioquímicos e Neuroquímicos”– “Emprego de Novos Materiais Nanoestruturados para Desenvolvimento de Dispositivos de Detecção/Reconhecimento Molecular”– “Desenvolvimento de um Dispositivo de Detecção Eletroquímica em Papel para Emprego em Point of Care Testing”– “Dispositivos Microfluídicos para Manipulação de Células e Detecção de Componentes Celulares”– “Investigações Comparativas envolvendo Organismos Geneticamente Modificados”– “Metalomica Comparativa em Folhas de Girassol (Helianthus Annuus L.)”– “Estresse Oxidativo Induzido por Metais – Novas Abordagens”– “Investigação e Validação de Potenciais Biomarcadores do Transtorno Bipolar usando as Estratégias Lipidômica e Proteômica”Linha de Pesquisa: “Instrumentação Analítica”Projetos Associados:– “Desenvolvimento de Instrumentação e Métodos em Espectrometria de Massas para Aplicações Analíticas”– “Miniaturização de Sistemas Analíticos (Microchip)”– “Desenvolvimento de Métodos envolvendo Especiação Química”Linha de Pesquisa: “Separações”
Projetos Associados:– “Desenvolvimento de Novo Lab-On-A-Chip para Análise de Aminoácidos em Matrizes Complexas: Aplicação à Detecção de Glutamato em Alimentos”– “Desenvolvimento de Instrumentação e Métodos para Eletroforese Capilar e Microchips de Análise”– “Desenvolvimento de Métodos Analíticos por Eletroforese Capilar”– “Desenvolvimento e Aplicacao de Eletroextracao em Membrana em Métodos Eletroforéticos de Análises”– “Caracterização de Petróleos empregando a Cromatografia Gasosa Multidimensional”– “Desenvolvimento e Aplicação de Líquidos Iônicos e seus Derivados em Química Analítica”– “Microtécnicas de Extração combinadas a Cromatografia e Espectrometria: Potencial e Desenvolvimento”– “Caracterização de Amostras Biológicas, Alimentares e Ambientais por Cromatografia Multidimensional”Linha de Pesquisa: “Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear”Projetos Associados:– “Estudo da Estrutura e Dinâmica de Βeta-Lactamases por RMN em Solução”– “Estudo da Dinâmica de Enzimas Oxa e sua Correlação com a Eficiência Enzimática”Linha de Pesquisa: “Produtos Naturais”Projetos Associados:– “Biossíntese de Policetídeos e Peptídeos Não-Riossomais”Linha de Pesquisa: “Biotecnologia”Projetos Associados:– “Enzimas em Síntese Assimétrica”Linha de Pesquisa: “Quimiometria”Projetos Associados:– “Quimiometria Aplicada a Espectroscopia no Infravermelho Próximo”– “Quimiometria Aplicada a Espectroscopia Raman”– “Métodos Quimiométricos Aplicados a Espectroscopia de Imagem”– “Calibração Multivariada”– “Desenvolvimento de Métodos Cromatográficos em associação Com Métodos Quimiométricos”– “Desenvolvimento de Produtos e Processos Farmacêuticos com Base na Estratégia de Quality-By-Design”– “Espectroscopia NIR e Raman (Pontual de Imagem) e Quimiometria para o Desenvolvimento e Controle de Qualidade de Produtos Farmacêuticos”– “Desenvolvimento de Métodos Baseados em Espectroscopia NIR e Raman e Quimiometria para a Área Farmacêutica”Linha de Pesquisa: “Espectroanalítica”Projetos Associados:– “Desenvolvimento de Metodos de Bioimageamento Elementar empregando Ablação a Laser e Espectrometria de Massas”– “Caracterização Molecular e Elementar da Ayahuasca empregando diferentes Técnicas de Espectrometria de Massas”– “Imageamento de Biomoléculas (DESI E MALDI) e Elementos (ICP) em Tecidos Biológicos por Espectrometria pe MassasLinha de Pesquisas: “Espectrometria de Massas”Projetos Associados:– “Aplicações da Espectrometria de Massas em Ciências Médicas, Forenses e do Petróleo”
Normas e Regulamentos
Normas, Regulamentos e outras informações relativas ao PrInt – Unicamp
CAPES
Unicamp
Portarias
- Portaria nº 01 de 03/01/2020 – Estabelece as modalidades de bolsas de estudos no exterior e no Brasil fomentadas no âmbito das ações e programas geridos pela Diretoria de Relações Internacionais da Capes, bem como determina os valores dos principais tipos de benefícios a serem disponibilizados para cada modalidade.
- Portaria nº 289 de 28/12/2018 – Regulamento que estabelece as normas para as modalidades de bolsas e auxílios no exterior, aplicável às ações da Diretoria de Relações Internacionais – DRI.
- Portaria nº 125 de 25/05/2018 – Estabelece as modalidades de bolsas de estudos no exterior e no Brasil fomentadas no âmbito das ações e programas geridos pela Diretoria de Relações Internacionais da Capes, bem como determina os valores dos principais tipos de benefícios a serem disponibilizados para cada modalidade.
- Portaria nº 08 de 12/01/2018 – Regulamento que estabelece as normas gerais para a seleção e acompanhamento de projetos conjuntos de pesquisa, projetos de parcerias universitárias e outros tiposde projetos internacionais.
- Portaria nº 132 de 18/08/2016 – Estabelecer os valores de auxílio diário para apoiar a participação de discentes, docentes, pesquisadores, técnicos e convidados, brasileiros ou estrangeiros, em atividades acadêmicas ou científicas relacionadas aos Programas da Capes, que envolvam viagens de curta duração no País ou no exterior
Editais de Seleção
Veja aqui
13. Edital PrInt-IQ/Unicamp 003/2022 – Seleção de candidatos para uma cota de bolsa DSE associada ao projeto “Materiais nanoestruturados: síntese, caracterização e aplicações” (tema prioritário: Nanotecnologia)
Calendário
* Inscrição dos candidatos: 25 de abril a 06 de maio de 2022* Seleção das candidaturas: 09 de maio de 2022* Resultado da Seleção interna: 10 de maio de 2022* Período de Recurso: 11 a 16 de maio de 202212. Edital PrInt-IQ/Unicamp 002/2022 – Seleção de candidatos para uma cota de bolsa DSE associada ao projeto “Química Teórica e Computacional: métodos e aplicações em biologia molecular e ciência dos materiais” (tema prioritário: “Investigação dos sistemas complexos, Naturais e Artificiais”)
Calendário
* Inscrição dos candidatos: 21 a 27 de abril de 2022* Seleção das candidaturas: 28 de abril de 2022* Resultado da Seleção interna: 29 de abril de 2022* Período de Recurso: 02 a 06 de maio de 202211. Edital PrInt-IQ/Unicamp 001/2022 – Seleção de candidatos para uma cota de bolsa DSE associada ao projeto ““Desenvolvimentos fundamentais, de ferramentas para análise e estudos de casos relevantes em Química e Bioquímica de Proteomas e Metabolomas” (tema prioritário: “Genômica, Metabolômica e Proteômica”)
Calendário
* Inscrição dos candidatos: 04 a 11 de abril de 2022* Seleção das candidaturas: 25 de abril de 2022* Resultado da Seleção interna: 26 de abril de 2022* Período de Recurso: 27 de abril a 03 de maio de 202210. Edital PrInt-IQ/Unicamp 004/2020 – Seleção de candidato para uma cota de bolsa Programa Institucional de Pesquisador Visitante Junior (PVJ) no âmbito do Projeto de Cooperação Internacional CAPES/PrInt-UNICAMP associada ao projeto “Desenvolvimentos fundamentais, de ferramentas para análise e estudos de casos relevantes em Química e Bioquímica de Proteomas e Metabolomas” (tema prioritário: “Genômica, Metabolômica e Proteômica”)
Calendário
* Inscrição dos candidatos: 22 a 25 de outubro de 2020* Seleção das candidaturas: 26 de outubro de 2020* Resultado da Seleção interna: 26 de outubro de 2020* Período de Recurso: 27 a 29 de outubro de 20209. Edital PrInt-IQ/Unicamp 003/2020 – Seleção de candidatos para uma cota de bolsa DSE associada ao projeto “Química Teórica e Computacional: métodos e aplicações em biologia molecular e ciência dos materiais” (tema prioritário: “Investigação de Sistemas Complexos, Naturais e Artificiais”)
Calendário
* Inscrição dos candidatos: 08 a 13 de outubro de 2020* Seleção das candidaturas: 14 de outubro de 2020* Resultado da Seleção interna: 15 de outubro de 2020* Período de Recurso: 16 a 19 de outubro de 2020
8. Edital PrInt-IQ/Unicamp 002/2020 – Seleção de candidatos para uma cota de bolsa DSE associada ao projeto “Materiais nanoestruturados: síntese, caracterização e aplicações” (tema prioritário: “Nanotecnologia”)
Calendário
* Inscrição dos candidatos: 14 a 18 de setembro de 2020* Seleção das candidaturas: 25 de setembro de 2020* Resultado da Seleção interna: 28 de setembro de 2020* Período de Recurso: 29 de setembro a 01 de outubro de 2020
7. Edital PrInt-IQ/Unicamp 001/2020 – Seleção de candidatos para uma cota de bolsa DSE associada ao projeto “Novas abordagens para estudos quantitativos e sintéticos em Química Biológica, Ambiental, de Alimentos e Farmacêutica” (tema prioritário: “Fronteiras da Matemática, das Ciências Naturais e das Engenharias: Desafios do Século XXI”)
Calendário
* Inscrição dos candidatos: 14 a 18 de setembro de 2020* Seleção das candidaturas: 25 de setembro de 2020* Resultado da Seleção interna: 28 de setembro de 2020* Período de Recurso: 29 de setembro a 01 de outubro de 20206. EDITAL PRPG Nº 04/2019 – CAPES/PRINT-UNICAMP – PROFESSOR VISITANTE DO EXTERIOR NO BRASIL – “Materiais Nanoestruturados: síntese, caracterização e aplicações”
Calendário
* 23/10 – Divulgação do edital (página do programa do coordenador e da PRPG)* 24/10 – 31/10 Recebimento das candidaturas* 01/11 – Seleção das candidaturas* 01/11 – Resultado final* 04-07/11 – Análise de Recurso* 14/11 – Homologação pela Pró-reitoria5. Edital PrInt-IQ/Unicamp 005/2019 – Seleção de candidatos para uma cota de MISSÂO associada ao projeto “Materiais nanoestruturados: síntese, caracterização e aplicações” (tema prioritário: “Nanotecnologia”)
Calendário
* Recebimento das propostas: de 29/08 a 06/09/2019 (cópia digitalizada dos documentos devem ser enviada na forma de arquivo .pdf para )* Seleção das propostas: 09/09/2019* Resultado final: 10/09/2019* Análise de Recurso: 11 a 21/09/2019.4. Edital PrInt-IQ/Unicamp 004/2019 – Seleção de candidatos para uma cota de bolsa DSE associada ao projeto “Desenvolvimentos fundamentais, de ferramentas para análise e estudos de casos relevantes em Química e Bioquímica de Proteomas e Metabolomas” (tema prioritário: “Genômica, Metabolômica e Proteômica”)
Calendário
* Inscrição dos candidatos: 12 a 18 de julho de 2019 (cópia digitalizada dos documentos devem ser enviada na forma de arquivo .pdf para )* Seleção das candidaturas: 19 de julho de 2019* Resultado da Seleção interna: 22 de julho de 2019* Período de Recurso: 23 a 29 de julho de 2019.3. Edital PrInt-IQ/Unicamp 003/2019 – Seleção de candidatos para uma cota de bolsa DSE associada ao projeto “Química Teórica e Computacional: métodos e aplicações em biologia molecular e ciência dos materiais” (tema prioritário: “Investigação de Sistemas Complexos, Naturais e Artificiais”)
Calendário
* Inscrição dos candidatos: 5 a 10 de julho de 2019* Seleção das candidaturas: 11 de julho de 2019* Resultado da Seleção interna: 12 de julho de 2019* Período de Recurso: 13 a 19 de julho de 2019.2. Edital PrInt-IQ/Unicamp 002/2019 (RETIFICADO EM 18/06/2019) – Seleção de candidatos para uma cota de bolsa DSE associada ao projeto “Novas abordagens para estudos quantitativos e sintéticos em Química Biológica, Ambiental, de Alimentos e Farmacêutica” (tema prioritário: “Fronteiras da Matemática, das Ciências Naturais e das Engenharias: Desafios do Século XXI”)
Calendário:
* Inscrição dos candidatos: 24 a 28 de junho de 2019
* Seleção das candidaturas: 01 de julho de 2019
* Resultado da Seleção interna: 02 de julho de 2019
* Período de Recurso: 02 a 11 de julho de 2019.
1. Edital PrInt-IQ/Unicamp 001/2019 – Seleção de candidatos para uma cota de bolsa DSE associada ao projeto “Materiais nanoestruturados: síntese, caracterização e aplicações” (tema prioritário: “Nanotecnologia”)
Calendário:
* Inscrição: 10 a 15 de abril de 2019 (cópia digitalizada dos documentos devem ser enviada na forma de arquivo .pdf para )
* Reunião da Comissão de Seleção dos candidatos: 16 de abril de 2019
* Divulgação dos Resultados: 17 de abril de 2019
* Período para Recusos: 17 a 26 de abril de 2019
Links rápidos
Utilize os botões abaixo para acesso rápido ao conteúdo desta página!