Início » Pós-Graduação » Bolsas Institucionais

Bolsas Institucionais

OBS: Não há diferença na matrícula do primeiro período e no período suplementar na atribuição de bolsas, a ordem de classificação será mantida conforme o site e as bolsas serão tratadas somente na semana seguinte ao fim de todas as matrículas (segunda semana de março e agosto, respectivamente nos ingressos do primeiro e segundo semestres).

A Comissão de Pós-Graduação (CPG) do Instituto de Química da Unicamp gerencia bolsas de Mestrado e Doutorado, atribuídas ao programa pela Capes e pelo CNPq. As bolsas de Mestrado e Doutorado são atribuídas aos alunos aprovados no Exame de Ingresso, de acordo com sua classificação no exame. Todos que realizam o exame estão concorrendo à obtenção de bolsas.

A atribuição das bolsas da Capes e do CNPq é feita por, no máximo, 24 e 48 meses para os Cursos de Mestrado e de Doutorado, respectivamente. A renovação é avaliada a cada ano pela CPG, com base no parecer do relatório de atividades e no Coeficiente de Rendimento (CR) do bolsista. Bolsas da FAPESP são solicitadas e gerenciadas diretamente pelos orientadores. Ao bolsista cabe:

  • Dedicar-se integralmente ao curso;
  • Não possuir vínculo empregatício ou estar oficialmente afastado, sem vencimento e em tempo integral.

Os alunos regulares matriculados nos Cursos de Mestrado e Doutorado que não receberam bolsas no semestre de ingresso e estiverem interessados em pleitear bolsa de estudos, devem manifestar o interesse dentro do período de inscrição a cada semestre através do site.

Importante: as informações sobre quantidades de bolsas divulgadas juntamente com o resultado tratam-se de previsões e, portanto, poderão sofrer modificações que só serão confirmadas após o início das aulas. Não há como prever, antes do final de todas as matrículas, até que posição será contemplado o candidato na lista.

NORMA DE BOLSAS INSTITUCIONAIS