LIEM

Institutional Mass Spectrometry Laboratory

Presentation

The Institutional Mass Spectrometry and Chromatography Laboratory has several high- and low-resolution mass spectrometers, coupled with liquid and gas chromatographs, as well as an ICP-MS. In addition, we have liquid chromatographs available that operate with other types of detectors.

Equipment

Details about the equipment that can be found in the laboratory.

Triple Quadrupole ICP-MS – Thermo iCAP TQ

This model features a triple quadrupole system, enabling analyses with high selectivity and sensitivity even in the presence of interferences. It is particularly effective for elements such as selenium (Se), vanadium (V), and arsenic (As), using mass-shift modes and reaction gases to eliminate interferences. The system includes a chromatograph for chemical speciation experiments.

  • Plano para Gestão e Compartilhamento de Uso do Equipamento de Espectrometria de Massas com plasma indutivamente acoplado – ICP-MS, modelo iCAP TQ (Processo FAPESP 2018/25207-0)

    Este Plano de Gestão e Compartilhamento de Uso, tem por finalidade disponibilizar o acesso ao equipamento de Espectrometria de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado – ICP-MS, modelo iCAP TQ com todos os acessórios para especiação química e avaliação de nanopartículas, na condição de equipamento multiusuário para atender demanda qualificada de análises.

     

    Comitê Gestor:

    Prof. Dr Marco Aurélio Zezzi Arruda (IQ-Unicamp) – Coordenador do Projeto Temático

    Prof. Dr Ítalo Odone Mazali (IQ-Unicamp) – Membro interno

    Prof. Dr Pedro de Magalhães Padilha (Unesp – Botucatu) – Membro externo

     

    Comitê de Usuários:

    Profa Dra Carla Botolli (IQ-Unicamp) – Coordenadora

    Profa Dra Camilla Abbehaussen (IQ-Unicamp) – Membro interno

    Profa Dra Anne-Helene Fostier (IQ-Unicamp) – Membro interno

    Prof. Dr. Amauri Antonio Menegário (Unesp-Rio Claro) – Membro externo

     

    Plano de Gestão

    O Laboratório Institucional de Espectrometria de Massas (LIEM) instalado no Instituto de Química da Unicamp disponibilizará a comunidade interna e externa ao Instituto de Química da Unicamp, acesso ao equipamento concedido pela FAPESP dentro da proposta EMU.

    O comitê Gestor tem por responsabilidade analisar as solicitações de acesso aos usuários externos ao IQ- Unicamp para utilização do referido equipamento.

    O Comitê Gestor será constituído por 3 (três) integrantes, aprovados pela Congregação do IQ-Unicamp. A composição do Comitê Gestor obedecerá aos seguintes critérios:

    1. Coordenador do Comitê: função exercida exclusivamente pelo pesquisador responsável ou por pesquisadores associados proponentes da proposta EMU, com mandato de 01 ano, sem limite de renovação. O primeiro Comitê Gestor terá como Coordenador o Pesquisador Responsável pelo projeto EMU.
    2. Até três membros internos selecionados entre os pesquisadores associados e/ou pesquisadores colaboradores proponentes da proposta EMU, com mandato de 01 ano, sem limite de renovação.

     

    Normas de utilização:

    1. Os alunos de pós-graduação e pesquisadores qualificados, do IQ-Unicamp e de outras instituições de ensino e pesquisa do estado de São Paulo, que queiram operar o equipamento poderão agendar horários, de acordo com as normas vigentes no LIEM, para a realização dos experimentos passíveis de serem executados nesse equipamento. Caso seja necessário, um treinamento será fornecido aos usuários, sendo este treinamento ministrado pelos técnicos responsável pelo LIEM do IQ-Unicamp, com a supervisão do docente responsável pelo laboratório institucional.
    2. Cabe ao usuário a responsabilidade pelo uso correto do equipamento e manutenção das condições de ordem e organização da sala de equipamento. Danos causados ao equipamento por descuido, desleixo, uso inapropriado ou uso incorreto (após receber orientação dos técnicos responsáveis pelo equipamento) será de responsabilidade do usuário e de seu orientador/supervisor, no caso de alunos de pós-graduação ou pós-doutor, respectivamente.
    3. É solicitado aos usuários como contrapartida das facilidades do LIEM, expressar agradecimento à FAPESP em qualquer divulgação científica (congressos, artigos científicos e outros) que constem resultados obtidos utilizando o equipamento acima citado.
    4. Será disponibilizado o acesso a pesquisadores doutores de instituições de ensino e pesquisa, institutos e centros de pesquisa privados, desde que os usuários comprovem que o projeto de pesquisa que demanda análises por ICP-MS seja financiado por instituições públicas de fomento à pesquisa.
    5. É necessário o ressarcimento ao IQ-Unicamp dos custos referentes à utilização do equipamento acima citado conforme normas vigentes.
    6. Os participantes do projeto FAPESP, por meio do qual o equipamento foi adquirido, estão isentos do ressarcimento ao IQ-Unicamp dos custos referentes a utilização do equipamento pelo período de vigência do projeto.

     

    Agendamento de horário:

    Os alunos de pós-graduação e pesquisadores qualificados, do IQ-Unicamp e de outras instituições, que queiram operar o equipamento poderão agendar horários, sendo que o agendamento será realizado por meio do sistema online de agendamento do LIEM do IQ-Unicamp (), disponíveis para usuários internos e externos ao IQ-Unicamp. O LIEM possui regras de agendamento que são aplicadas conforme a demanda e a necessidade dos usuários. Maiores informações podem ser obtidas diretamente com os técnicos da sala pelos fones (19) 35213049 ou pelo e-mail .

Orbitrap High-Resolution Mass Spectrometer - Thermo Q-Exactive

Instrument for high-resolution mass accuracy analyses via direct infusion. Recommended for the analysis of ionizable or ionic organic and organometallic substances in solution. It offers a wide mass range and the ability to analyze high molecular weight compounds. High-resolution MS/MS analyses are available. It can also be used for high-resolution analysis of both known and unknown compounds (DDA).

Available ionization sources include ESI and APCI. The working range is 50 to 6000 m/z (calibration provided for the 100 to 2000 m/z range). Coupled to a Thermo Ultimate 3000 liquid chromatography system, compatible only with reversed-phase solvents and volatile additives (ammonium salts up to 10 mM), with a pressure limit of 620 bar and typical flow rates of 0.2 mL/min.

  • Equipamento Multiusuário –  Nano LC – 2D

    Sistema LC-MS/MS

    Viculado ao Projeto Fapesp 2014/17264-3)

    Objetiva-se com este Plano de Gestão de Uso a racionalização do tempo e uso do UPLC-MS/MS, procurando atender a demanda qualificada de forma adequada.
    Submissão de Propostas: 

    Comitê Gestor
    O Comitê Gestor é constituído por:
    Prof. Dr. Fabio Gozzo (IQ/UNICAMP) – Coordenadora do Projeto Temático
    Prof. Dr. Emer Suavinho Ferro(ICB/USP) – Membro Externo
    Profa. Dra. Susanne Rath (IQ/Unicamp) – Membro interno
    Prof. Dr. Daniel Martins de Souza (IB/UNICAMP) – Membro Externo
    Dr. Paulo Costa Carvalho(Instituto Carlos Chagas/Fiocruz/PR) – Membro Externo

    Plano de Gestão

    O Plano de Gestão é constituído das seguintes definições:

    (1) do Laboratório Institucional de Espectrometria de Massas (LIEM) do tipo “Open Facility”, que é um laboratório instalado no Instituto de Química da UNICAMP que disponibilizará a comunidade interna e externa ao Instituto de Química da UNICAMP, o equipamento concedido pela FAPESP dentro da prosposta EMU.

    (2) dos usuários:
    Define-se como Usuários dos equipamentos deste projeto no LIEM, o usuário proponente da proposta de pesquisa e o usuário operador. Entende-se como usuário proponente:
    1) Pesquisadores doutores de instituições de ensino e pesquisa, institutos e centros de pesquisa públicos;
    2) Pesquisadores doutores de instituições de ensino e pesquisa, institutos e centros de pesquisa privados, desde que o proponente da proposta de pesquisa comprove que o projeto de pesquisa vinculado a proposta é financiado por instituições públicas de fomento a pesquisa.
    3) Pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa, institutos e centros de pesquisa privados, que não atendam ao item 2b, terão acesso as facilidades do LIEM via Central Analítica do IQ/UNICAMP (http://www.ca.iqm.unicamp.br).
    Cabe ao usuário proponente apresentar a proposta de pesquisa a ser desenvolvida nos equipamentos deste projeto EMU, bem como indicar os usuários operadores (item 4).
    Entende-se por usuário operador, pesquisadores doutores, alunos de pós-graduação e outros, indicados pelo usuário proponente para realização dos experimentos. O usuário proponente é o responsável e responde pelo usuário operador, como descrito no item (4) sobre a realização das medidas.

    (3) dos projetos a serem desenvolvidos nos referidos equipamentos;
    Define-se como projetos aptos a serem desenvolvidos exclusivamente projetos de domínio público, realizados por equipes de instituições públicas de pesquisa/ensino ou instituições privadas de pesquisa/ensino com projeto financiado por instituições públicas de fomento.

    (4) da submissão e análise das propostas para utilização dos equipamentos;
    Define-se como Submissão de Proposta para utilização dos equipamentos, o calendário de submissão, o cadastramento da proposta e o trâmite de análise da proposta.
    A submissão de proposta ocorrerá em processo de fluxo contínuo.
    O processo de submissão de Proposta de Pesquisa, exclusivamente via online, compreende:
    i) Cadastro do Usuário (proponente e operador); (ii) Submissão da Proposta de Pesquisa, a qual contempla como principais tópicos: resumo da proposta baseado no projeto de pesquisa; tipo de amostras a serem analisadas; descrição dos experimentos a serem realizados; tipo de preparação de amostra, equipamento a ser utilizado; tempo de equipamento pretendido; período disponível para a realização das medidas; O modelo a ser preenchido ficará disponível no site do Instituto de Química.
    ii) Em virtude do tipo de análise a ser realizado o Comitê Gestor poder solicitar informações adicionais.
    A submissão dos itens descritos acima será feita por meio do e-mail: 
    A análise da Proposta compreende: a viabilidade técnica e o impacto da utilização da técnica solicitada para o desenvolvimento do projeto de pesquisa em desenvolvimento e a disponibilidade do equipamento.
    Nos primeiros quatro anos o equipamento terá prioridade, na seguinte ordem, para atenderem as pesquisas do projeto temático FAPESP 2014/17264-3, projetos associados e complementares a este. A análise da proposta será realizada pelo Comitê Gestor, que emitirá um parecer baseado na análise da proposta por membros do Comitê Gestor e/ou especialistas, para suportar sua decisão.
    O resultado da análise do Comitê Gestor será comunicado ao proponente da proposta, exclusivamente por mensagem eletrônica.
    Tanto os usuários internos ao IQ/UNICAMP quanto externos deverão seguir o procedimento de Submissão de Proposta para utilização dos equipamentos concedidos no EMU.
    Quanto ao agendamento para a utilização do equipamento da proposta EMU, os usuários internos e externos (após aprovação da proposta de utilização) farão a solicitação de agendamento por meio de email, obedecidos os critérios de reserva e tempo de equipamento concedido, ambos definidos pelo Comitê Gestor quando da análise da proposta de pesquisa.

    (4) da realização das medidas nos equipamentos;
    Define-se como realização das medidas, as condições de viabilização para a realização das mesmas e as responsabilidades. As medidas só poderão ser realizadas pelo operador cadastrado pelo proponente quando da submissão da proposta de pesquisa. Tal critério se aplica tanto aos usuários internos quanto externos ao IQ/UNICAMP.
    As medidas serão realizadas exclusivamente pelo operador indicado pelo proponente, o qual receberá suporte e treinamento para operação do equipamento do técnico responsável pelo equipamento. O Comitê Gestor não realizará medidas de propostas contempladas, cujo proponente solicite o envio das amostras via correio ou por terceiros, para a realização das medidas pelo técnico do LIEM.
    Cabe ao proponente externo contemplado para utilização das facilidades dos laboratórios todo o ônus financeiro para viabilizar a realização dos experimentos (transporte, hospedagem, alimentação, reagentes, colunas e vidrarias específicas). O IQ/UNICAMP não fornecerá qualquer suporte financeiro ao usuário externo.
    Cabe ao usuário a responsabilidade pelo uso correto dos equipamentos e manutenção das condições de ordem e organização da sala de equipamentos. Danos causados aos equipamentos por descuido, desleixo, uso inapropriado ou uso incorreto (após receber orientação do técnico responsável pelo equipamento) será de responsabilidade do proponente da proposta de pesquisa, o qual será notificado de sua responsabilidade quando do encaminhamento da concessão do uso do equipamento pelo Comitê Gestor.

    (5) da contrapartida do usuário;
    Define-se como contrapartida dos usuários das facilidades dos laboratórios: (i) expressar agradecimento a FAPESP/LIEM/IQ-UNICAMP em qualquer divulgação científica (congressos, artigos científicos e outros) que constem resultados obtidos utilizando as facilidades do laboratório.

    (6) do Comitê Gestor;
    Define-se como Comitê Gestor, o comitê responsável pela análise das propostas submetidas para utilização dos referidos equipamentos e indicação de assessores externos para emissão de pareceres.
    O Comitê Gestor será constituído por 5 (cinco) integrantes, todos indicados pelo conjunto do Pesquisador Responsável e Pesquisadores Associados da proposta EMU e homologada, após análise, pela Congregação do IQ/UNICAMP. A composição do Comitê Gestor obedecerá os seguintes critérios:
    (a) Coordenador do Comitê: função exercida exclusivamente pelo pesquisador responsável ou por pesquisadores associados proponentes da proposta EMU, com mandato de 01 ano, sem limite de renovação. O primeiro Comitê Gestor terá como Coordenador o Pesquisador Responsável pelo projeto EMU.
    (b) Até três membros internos selecionados entre os pesquisadores associados e/ou pesquisadores colaboradores proponentes da proposta EMU, com mandato de 01 ano, sem limite de renovação, sendo um deles o Coordenador associado, indicado pelo Coordenador.
    (c) Até três membros externo ao IQ/UNICAMP, com mandato de 01 ano, sem limite de renovação.

Orbitrap High-Resolution Mass Spectrometer - Thermo Exploris 120

Instrument for high-resolution mass accuracy analyses via direct infusion. Recommended for the analysis of ionizable or ionic organic and organometallic substances in solution. It offers a wide mass range and the ability to analyze high molecular weight compounds. High-resolution MS/MS analyses are available. It can also be used for high-resolution analysis of both known and unknown compounds (DDA).

Equipped with an ESI ionization source, the working range is 50 to 6000 m/z (calibration provided for the 100 to 2000 m/z range). Coupled to a Vanquish Flex liquid chromatography system, compatible only with reversed-phase solvents and volatile additives (ammonium salts up to 10 mM), with a pressure limit of 1000 bar and typical flow rates of 0.2 mL/min.

  • Plano para Gestão e Compartilhamento de Uso do Equipamento de Espectrometria de Massas Triploquadrupolo TSQ QUANTISTQ e de Massa Exata e Alta Resolução Orbitrap Exploris 120, ambos acoplados à cromatografia líquida (Processo FAPESP 2023/16649-8).

    Este Plano de Gestão e Compartilhamento de Uso tem por finalidade disponibilizar o acesso aos equipamentos de Espectrometria de Massas Triploquadrupolo, modelo TSQ QUANTISTQ, e de Massa Exata e Alta Resolução Orbitrap, modelo Exploris 120, ambos acoplados à cromatografia líquida e com todos os acessórios, na condição de equipamento multiusuário para atender demandas qualificadas de análises.

     

    Comitê Gestor:

    Prof. Dr. Marco Aurélio Zezzi Arruda (IQ-Unicamp) – Coordenador do Projeto EMU

    Profa. Dra. Cassiana C. Montagner (IQ-Unicamp) – Membro interno

    Profa. Dra. Alessandra Sussulini (IQ-Unicamp) – Membro interno

    Profa. Dra. Taícia Pacheco Fill (IQ-Unicamp) – Membro interno

    Profa. Dra. Ana Valéria Simionato (IQ-Unicamp) – Membro interno

    Prof. Dr. Leandro Hantao (IQ-Unicamp) – Membro interno

    Profa Dra Gisela de Aragão Umbuzeiro (FT-Unicamp) – Membro externo

     

    Comitê de Usuários:

    Prof. Dr. Fabio Gozzo (IQ-Unicamp) – Coordenador

    Profa. Dra. Carla Botolli (IQ-Unicamp) – Membro interno

    Profa. Dra. Alexandra Sawaya (FCF-Unicamp) – Membro externo

     

    Plano de Gestão

    O Laboratório Institucional de Espectrometria de Massas (LIEM) instalado no Instituto de Química da Unicamp disponibilizará à comunidade interna e externa ao Instituto de Química da Unicamp o acesso aos equipamentos concedidos pela FAPESP dentro da proposta EMU.

    O Comitê Gestor tem por responsabilidade analisar as solicitações de acesso aos usuários externos ao IQ-Unicamp para utilização do referido equipamento. Esse Comitê será constituído por 7 (sete) integrantes, aprovados pela Congregação do IQ-Unicamp. A composição do Comitê Gestor obedecerá aos seguintes critérios:

    1. Coordenador do Comitê: função exercida exclusivamente pelo pesquisador responsável ou por pesquisadores associados proponentes da proposta EMU, com mandato de 1 ano, sem limite de renovação. O primeiro Comitê Gestor terá como Coordenador o Pesquisador Responsável pelo projeto EMU.
    2. Cinco membros internos proponentes da proposta EMU, com mandato de 1 ano, sem limite de renovação, e, no mínimo 1 (um) membro externo à Unicamp, também com mandato de 1 ano, sem limite de renovação.

    O Comitê de Usuários terá como função facilitar a comunicação entre os usuários e a equipe responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema ou serviço, recolher feedback sobre o uso do sistema, apontando aspectos positivos e pontos de melhoria, e auxiliar na priorização de funcionalidades e melhorias que têm maior impacto para os usuários. A composição do Comitê Gestor obedecerá aos seguintes critérios:

    1. Coordenador do Comitê: função exercida por professor interno do IQ-Unicamp, com mandato de 1 ano, sem limite de renovação, e escolhido à critério do Coordenador do Comitê Gestor.
    2. Até 3 (três) membros internos selecionados entre os pesquisadores associados e/ou pesquisadores colaboradores, com mandato de 1 ano, sem limite de renovação, e, no mínimo 1 (um) membro externo à Unicamp, também com mandato de 1 ano, sem limite de renovação.

     

    Normas de utilização:

    1. Os alunos de pós-graduação e pesquisadores qualificados, do IQ-Unicamp e de outras instituições de ensino e pesquisa do estado de São Paulo, que queiram operar o equipamento poderão agendar horários, de acordo com as normas vigentes no LIEM, para a realização dos experimentos passíveis de serem executados nesse equipamento. Caso seja necessário, um treinamento será fornecido aos usuários, sendo este treinamento ministrado pelos técnicos responsáveis pelo LIEM do IQ- Unicamp, com a supervisão do Coordenador do Projeto EMU.
    2. Cabe ao usuário a responsabilidade pelo uso correto do equipamento e manutenção das condições de ordem e organização da sala de equipamentos. Danos causados ao equipamento por descuido, desleixo, uso inapropriado ou uso incorreto (após receber orientação dos técnicos responsáveis pelo equipamento) será de responsabilidade do usuário e de seu orientador/supervisor, no caso de alunos de pós-graduação ou pós-doutor, respectivamente.
    3. É solicitado aos usuários como contrapartida das facilidades do LIEM, expressar agradecimento à FAPESP em qualquer divulgação científica (congressos, artigos científicos e outros) que constem resultados obtidos utilizando os equipamentos descritos neste Plano de Gestão.
    4. Será disponibilizado o acesso a pesquisadores doutores de instituições de ensino e pesquisa, institutos e centros de pesquisa privados, desde que os usuários comprovem que o projeto de pesquisa que demanda análises pelos equipamentos aprovados nesse projeto seja financiado por instituições públicas de fomento à pesquisa.
    5. É necessário o ressarcimento ao IQ-Unicamp dos custos referentes à utilização dos equipamentos citados conforme normas vigentes.
    6. Os pesquisadores participantes do projeto FAPESP, por meio do qual os equipamentos foram adquiridos, estão isentos do ressarcimento ao IQ-Unicamp dos custos referentes à utilização dos equipamentos pelo período de vigência do projeto.

     

    Agendamento de horário:

    Os alunos de pós-graduação e pesquisadores qualificados, do IQ-Unicamp e de outras instituições, que queiram operar o equipamento poderão agendar horários, sendo que o agendamento será realizado por meio do sistema online de agendamento do LIEM do IQ-Unicamp (), disponíveis para usuários internos e externos ao IQ-Unicamp. O LIEM possui regras de agendamento que são aplicadas conforme a demanda e a necessidade dos usuários. Maiores informações podem ser obtidas diretamente com os técnicos da sala pelos fones (19) 35213049 ou pelo e-mail .

Triple Quadrupole Low-Resolution Mass Spectrometer - Waters Xevo TQD

Instrument for low-resolution analyses coupled to a high-efficiency Acquity UHPLC liquid chromatography system, compatible only with reversed-phase solvents and volatile additives (maximum concentration of ammonium salts: 10 mM). Recommended for the analysis of ionizable or ionic organic and organometallic compounds in solution. Wide mass range, allowing analysis of high molecular weight substances. MS/MS analyses performed with a triple quadrupole analyzer. Equipped with ESI and APCI ionization sources. Suitable for complex matrices and two-dimensional experiments using online SPE columns.

Triple Quadrupole Low-Resolution Mass Spectrometer - Thermo TSQ Quantis

Instrument for low-resolution analyses coupled to a high-efficiency Vanquish UHPLC liquid chromatography system, compatible only with reversed-phase solvents and volatile additives (maximum concentration of ammonium salts: 10 mM). Recommended for the analysis of ionizable or ionic organic and organometallic compounds in solution. Wide mass range, allowing analysis of high molecular weight substances. MS/MS analyses performed with a triple quadrupole analyzer. Equipped with an ESI ionization source.

  • Plano para Gestão e Compartilhamento de Uso do Equipamento de Espectrometria de Massas Triploquadrupolo TSQ QUANTISTQ e de Massa Exata e Alta Resolução Orbitrap Exploris 120, ambos acoplados à cromatografia líquida (Processo FAPESP 2023/16649-8).

    Este Plano de Gestão e Compartilhamento de Uso tem por finalidade disponibilizar o acesso aos equipamentos de Espectrometria de Massas Triploquadrupolo, modelo TSQ QUANTISTQ, e de Massa Exata e Alta Resolução Orbitrap, modelo Exploris 120, ambos acoplados à cromatografia líquida e com todos os acessórios, na condição de equipamento multiusuário para atender demandas qualificadas de análises.

     

    Comitê Gestor:

    Prof. Dr. Marco Aurélio Zezzi Arruda (IQ-Unicamp) – Coordenador do Projeto EMU

    Profa. Dra. Cassiana C. Montagner (IQ-Unicamp) – Membro interno

    Profa. Dra. Alessandra Sussulini (IQ-Unicamp) – Membro interno

    Profa. Dra. Taícia Pacheco Fill (IQ-Unicamp) – Membro interno

    Profa. Dra. Ana Valéria Simionato (IQ-Unicamp) – Membro interno

    Prof. Dr. Leandro Hantao (IQ-Unicamp) – Membro interno

    Profa Dra Gisela de Aragão Umbuzeiro (FT-Unicamp) – Membro externo

     

    Comitê de Usuários:

    Prof. Dr. Fabio Gozzo (IQ-Unicamp) – Coordenador

    Profa. Dra. Carla Botolli (IQ-Unicamp) – Membro interno

    Profa. Dra. Alexandra Sawaya (FCF-Unicamp) – Membro externo

     

    Plano de Gestão

    O Laboratório Institucional de Espectrometria de Massas (LIEM) instalado no Instituto de Química da Unicamp disponibilizará à comunidade interna e externa ao Instituto de Química da Unicamp o acesso aos equipamentos concedidos pela FAPESP dentro da proposta EMU.

    O Comitê Gestor tem por responsabilidade analisar as solicitações de acesso aos usuários externos ao IQ-Unicamp para utilização do referido equipamento. Esse Comitê será constituído por 7 (sete) integrantes, aprovados pela Congregação do IQ-Unicamp. A composição do Comitê Gestor obedecerá aos seguintes critérios:

    1. Coordenador do Comitê: função exercida exclusivamente pelo pesquisador responsável ou por pesquisadores associados proponentes da proposta EMU, com mandato de 1 ano, sem limite de renovação. O primeiro Comitê Gestor terá como Coordenador o Pesquisador Responsável pelo projeto EMU.
    2. Cinco membros internos proponentes da proposta EMU, com mandato de 1 ano, sem limite de renovação, e, no mínimo 1 (um) membro externo à Unicamp, também com mandato de 1 ano, sem limite de renovação.

    O Comitê de Usuários terá como função facilitar a comunicação entre os usuários e a equipe responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema ou serviço, recolher feedback sobre o uso do sistema, apontando aspectos positivos e pontos de melhoria, e auxiliar na priorização de funcionalidades e melhorias que têm maior impacto para os usuários. A composição do Comitê Gestor obedecerá aos seguintes critérios:

    1. Coordenador do Comitê: função exercida por professor interno do IQ-Unicamp, com mandato de 1 ano, sem limite de renovação, e escolhido à critério do Coordenador do Comitê Gestor.
    2. Até 3 (três) membros internos selecionados entre os pesquisadores associados e/ou pesquisadores colaboradores, com mandato de 1 ano, sem limite de renovação, e, no mínimo 1 (um) membro externo à Unicamp, também com mandato de 1 ano, sem limite de renovação.

     

    Normas de utilização:

    1. Os alunos de pós-graduação e pesquisadores qualificados, do IQ-Unicamp e de outras instituições de ensino e pesquisa do estado de São Paulo, que queiram operar o equipamento poderão agendar horários, de acordo com as normas vigentes no LIEM, para a realização dos experimentos passíveis de serem executados nesse equipamento. Caso seja necessário, um treinamento será fornecido aos usuários, sendo este treinamento ministrado pelos técnicos responsáveis pelo LIEM do IQ- Unicamp, com a supervisão do Coordenador do Projeto EMU.
    2. Cabe ao usuário a responsabilidade pelo uso correto do equipamento e manutenção das condições de ordem e organização da sala de equipamentos. Danos causados ao equipamento por descuido, desleixo, uso inapropriado ou uso incorreto (após receber orientação dos técnicos responsáveis pelo equipamento) será de responsabilidade do usuário e de seu orientador/supervisor, no caso de alunos de pós-graduação ou pós-doutor, respectivamente.
    3. É solicitado aos usuários como contrapartida das facilidades do LIEM, expressar agradecimento à FAPESP em qualquer divulgação científica (congressos, artigos científicos e outros) que constem resultados obtidos utilizando os equipamentos descritos neste Plano de Gestão.
    4. Será disponibilizado o acesso a pesquisadores doutores de instituições de ensino e pesquisa, institutos e centros de pesquisa privados, desde que os usuários comprovem que o projeto de pesquisa que demanda análises pelos equipamentos aprovados nesse projeto seja financiado por instituições públicas de fomento à pesquisa.
    5. É necessário o ressarcimento ao IQ-Unicamp dos custos referentes à utilização dos equipamentos citados conforme normas vigentes.
    6. Os pesquisadores participantes do projeto FAPESP, por meio do qual os equipamentos foram adquiridos, estão isentos do ressarcimento ao IQ-Unicamp dos custos referentes à utilização dos equipamentos pelo período de vigência do projeto.

     

    Agendamento de horário:

    Os alunos de pós-graduação e pesquisadores qualificados, do IQ-Unicamp e de outras instituições, que queiram operar o equipamento poderão agendar horários, sendo que o agendamento será realizado por meio do sistema online de agendamento do LIEM do IQ-Unicamp (), disponíveis para usuários internos e externos ao IQ-Unicamp. O LIEM possui regras de agendamento que são aplicadas conforme a demanda e a necessidade dos usuários. Maiores informações podem ser obtidas diretamente com os técnicos da sala pelos fones (19) 35213049 ou pelo e-mail .

Triple Quadrupole Low-Resolution Mass Spectrometer (GC-MS TQD) - Agilent 7000

Instrument for gas chromatography analyses with an automatic sampler for liquid and solution injection. Recommended for the analysis of volatile, thermally stable substances with low to medium mass or polarity. Suitable for quantification using tandem MS experiments. Not recommended for non-volatile, thermally unstable, highly polar, highly acidic, ionic, inorganic, or high molecular weight compounds.

Low-Resolution Mass Spectrometer (GC-MS ALS) - Agilent 5975C with Autosampler

Instrument designed for gas chromatography analyses, equipped with an automatic sampler for liquid and solution injection. Recommended for the analysis of volatile, thermally stable compounds with low to medium molecular mass or polarity. Suitable for both qualitative analysis and quantification.

Low-Resolution Mass Spectrometer (GC-MS Gerstel) - Agilent 5975C with MPS Gerstel Volatile Sampler

Instrument designed for gas chromatography analyses with an automatic sampler. The system is coupled to the Gerstel MPS (MultiPurpose Sampler), a highly versatile automated sampler that enables, in addition to liquid and solution injection, headspace (HS) and solid-phase microextraction (SPME) sampling.

Recommended for the analysis of volatile, thermally stable compounds with low to medium molecular mass or polarity. Suitable for both qualitative analyses and quantification. Not recommended for non-volatile, thermally unstable, highly polar, highly acidic, ionic, inorganic, or high molecular weight substances.

UPLC with UV-Vis Diode Array Detector (DAD) and Fluorescence – Waters HClass

UHPLC system for the analysis of compounds that absorb in the UV-Vis range (200 to 800 nm). The diode array detector provides absorbance data across the full spectral range, generating an absorption surface as output. Chromatography is compatible only with reversed-phase solvents.

HPLC with Refractive Index Detector (RID) – Agilent 1200

Instrument for quantitative analysis of compounds that lack chromophoric groups or show minimal UV-Vis absorbance, such as sugars, alcohols, organic acids, and polymers. Chromatography is compatible with both Normal Phase and Reversed Phase, with a maximum pressure of 300 bar.

HPLC with UV-Vis Diode Array Detector (DAD) – Shimadzu Prominence

Instrument for the analysis of compounds that absorb in the UV-Vis range (200 to 800 nm). The diode array detector provides absorbance data across the full spectral range, generating an absorption surface as output. Chromatography is compatible with both Normal Phase and Reversed Phase, with a maximum pressure of 200 bar.

Biotage Selekt Flash Preparative Chromatograph with UV–Vis Detector

High-performance flash purification system capable of operating columns from 5 g to 1.85 kg, with a maximum flow rate of 300 mL/min and pressure up to 30 bar. It has four solvent lines and two column lines, allowing switching between different solvent systems (normal phase or reversed phase). It includes an automatic preparative column loader using commercially pre-packed cartridges. The system is equipped with a UV/Vis detector, providing detection suitable for different organic molecules on a gram scale.

  • Vinculado ao Projeto CEPID FAPESP Processo 2013/07600-3

    O Plano de Gestão e Compartilhamento de Uso do Equipamento Cromatógrafo Preparativo Flash com detector UV-Vis Selekt da Biotage, vinculado ao Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar) da FAPESP Proc. 2013/07600-3 foi elaborado considerando que o equipamento estará disponivel à comunidade interna e externa, conforme regras descritas neste Plano de Gestão e Compartilhamento de Uso do Equipamento.

    I. Plano de Gestão e Compartilhamento

    Objetiva-se com este Plano de Gestão e Compartilhamento de Uso do EMU a racionalização do tempo e uso do equipamento, procurando atender a demanda qualificada de forma adequada e dentro do estado da arte possibilitado pelo equipamento de cromatografia preparativa Flash com detector UV-Vis Selekt da Biotage. Este equipamento encontra-se instalado no Laboratório D-308 do Instituto de Química.

    II. Comissões

    Comissão Gestora:

    Prof. Dr. Fernando Antonio Santos Coelho

    Prof. Dr. Júlio Pastre

    Prof. Dr. Rodrigo Antônio Cormanich

    Comissão de Usuários:

    Coordenadora: Profa. Dra. Taícia Fill

    Prof. Dr. Emílio Carlos de Lucca Júnior

    Prof. Dr. Igor Dias Jurberg

    III. Normas de utilização:

    III.1 – O equipamento de cromatografia preparativa Flash, adquirido através do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar) da FAPESP Proc. 2013/07600-3, será disponibilizado para uso pela comunidade científica do IQ-UNICAMP e de outras unidades dentro do estado de São Paulo.

    III.2 – Definem-se como Usuários, o usuário proponente da proposta de pesquisa e o usuário operador. Entende-se como usuário proponente: pesquisadores doutores de instituições de ensino e pesquisa, institutos e centros de pesquisa públicos; pesquisadores doutores de instituições de ensino e pesquisa, institutos e centros de pesquisa privados, desde que o proponente da proposta de pesquisa comprove que o projeto de pesquisa vinculado à proposta é financiado por instituições públicas de fomento à pesquisa.

    III.3 – Cabe ao usuário proponente apresentar a proposta de pesquisa a ser desenvolvida bem como indicar os usuários operadores. Entende-se por usuário operador os pesquisadores doutores e alunos de pós-graduação indicados pelo usuário proponente para realização dos experimentos. O usuário proponente é o responsável e responde pelo usuário operador, como descrito no item (III.8) sobre a realização das medidas. O usuário proponente poderá atuar como usuário operador da proposta.

    III.4 – Definem-se como projetos aptos a serem desenvolvidos aqueles exclusivamente de domínio público, realizados por equipes de instituições públicas de pesquisa/ensino ou instituições privadas de pesquisa/ensino com projeto financiado por instituições públicas de fomento.

    III.5 – A submissão de proposta ocorrerá em processo de fluxo contínuo pelo e-mail , e deve conter Cadastro do Usuário (proponente e operador; contendo e-mail e telefone para contato; modelo Súmula Curricular FAPESP) e Proposta de Pesquisa (detalhamento da proposta baseado no projeto de pesquisa; tipo de amostras a serem analisadas; descrição da composição; resultados prévios; descrição dos experimentos a serem realizados; tipo de preparação de amostra; tempo de equipamento pretendido; período disponível para a realização das medidas; outras informações que possam facilitar a análise da proposta).

    III.6 – A análise da Proposta compreende: a viabilidade técnica e impacto da utilização da técnica solicitada para o desenvolvimento do projeto de pesquisa em desenvolvimento. A análise da proposta será realizada pelo Comitê Gestor, que emitirá um parecer baseado na análise da proposta por membros do Comitê Gestor e/ou especialistas, para suportar sua decisão. O resultado da análise do Comitê Gestor será comunicado ao proponente da proposta, exclusivamente por mensagem eletrônica. Tanto os usuário internos ao IQ/UNICAMP quanto externos deverão seguir o procedimento de Submissão de Proposta para utilização. O Comitê Gestor poderá solicitar informações adicionais caso assim julgue necessário.

    III.7 – Quanto ao agendamento para a utilização do equipamento, os usuários internos e externos (após aprovação da proposta de utilização) farão a solicitação de agendamento por meio do e-mail , obedecidos os critérios de reserva e tempo de equipamento concedido, ambos definidos pelo Comitê Gestor quando da análise da proposta de pesquisa.

    III.8 – Define-se como realização das medidas, as condições de viabilização para a realização das mesmas e as responsabilidades. As medidas só poderão ser realizadas pelo operador cadastrado pelo proponente quando da submissão da proposta de pesquisa. Tal critério se aplica tanto aos usuários internos quanto externos ao IQ/UNICAMP. As medidas serão realizadas exclusivamente pelo operador indicado pelo proponente, o qual receberá apoio e treinamento para operação do equipamento dos responsáveis pelo equipamento.

    III.9 – As despesas dos pesquisadores participantes do projeto de pesquisa do processo FAPESP n. 2013/07600-3 serão pagas através de crédito representado pelos valores monetários investidos pelo próprio projeto científico, tanto no equipamento, quanto nas manutenções e nos consumíveis necessários à perfeita operação do equipamento. As despesas de custeio incorridas pelos demais usuários (internos ou externos ao IQ-UNICAMP) serão pagas pelos mesmos, segundo as normas do IQ-UNICAMP.

    III.10 – Cabe ao propoente externo todo o ônus financeiro para viabilizar a realização dos experimentos (transporte, hospedagem, alimentação, reagentes, vidrarias específicas, solventes e colunas cromatográficas). O IQ/UNICAMP não fornecerá qualquer apoio financeiro ao usuário externo. Cabe ao usuário a responsabilidade pelo uso correto dos equipamentos e manutenção das condições de ordem e organização da sala de equipamentos e do laboratório de apoio. Danos causados aos equipamentos por descuido, desleixo, uso inapropriado ou uso incorreto (após receber orientação do técnico responsável pelo equipamento) será de responsabilidade do proponente da proposta de pesquisa, o qual será notificado de sua responsabilidade quando do encaminhamento da concessão do uso do equipamento pelo Comitê Gestor.

    III.11 – O usuário deve expressar agradecimento à FAPESP e ao IQ-UNICAMP em qualquer divulgação científica (congressos, artigos científicos e outros) que constem resultados obtidos e comunicar o Comitê Gestor, fornecendo a referência bibliográfica completa, de toda divulgação científica (congressos, artigos científicos e outros), que conste resultados obtidos.

Team

Diego Campaci de Andrade, B. Sc.

Guilherme Crispim Faria Cruz, M. Sc.

Priscila Andrade Silva, B. Sc.

Rita de Cassia Zacardi de Souza, Ph. D.

Menu de acesso rápido IQ Unicamp

Bem-vindo ao menu de acesso rápido do IQ Unicamp.

Utilize os botões abaixo para acesso facilitado às principais áreas do website.