
Samarah Vargas Harb
Pesquisadora no Grupo de Engenharia de Tecidos do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Campinas, Brasil. Bacharel, mestre e doutora em química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araraquara. Durante o mestrado realizou um estágio de pesquisa na University of Cambridge, Inglaterra, por 4 meses, e durante o doutorado realizou 10 meses de estágio de pesquisa no Webster Nanomedicine Laboratory, Northeastern University, Estados Unidos, e 2 meses de estágio de pesquisa no Biomaterials Innovation Center, Department of Medicine, Brigham Women Hospital, Harvard Medical School, Estados Unidos. Realizou pós-doutorado no Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio de pesquisa no exterior por um ano na University of Central Florida (UCF), Estados Unidos. Experiência na área de físico-química de materiais, com ênfase em biomateriais, engenharia de tecidos, medicina regenerativa, (bio)impressão 3D, e sistemas microfisiológicos (organ-on-a-chip). (Texto informado pelo autor)
- Biomateriais para regeneração cardíaca: desenvolvimento de curativos bioativos para regeneração do tecido cardíaco após infarto do miocárdio.
- Biomateriais para regeneração ocular: desenvolvimento de biomateriais para tratamento de lesões oculares.
- Biomateriais para regeneração cutânea: desenvolvimento de curativos bioativos para tratamento de feridas crônicas e promoção da cicatrização tecidual.
