Departamento de Química Analítica

do IQ Unicamp

Prof. Dr. José Alberto Fracassi da Silva
Chefe

 

Prof. Dr. Gildo Girotto Júnior
Vice-Chefe

Elaine Aparecida Bianchin
Secretária

D-349


Telefone (19) 3521 3005
Fax (19) 35213023

Histórico

  • O Instituto de Química foi uma das unidades estabelecidas na fundação da Universidade Estadual de Campinas, em 1962, tendo iniciado suas atividades em 1967, oferecendo aulas de Química aos alunos admitidos no primeiro vestibular. Naquela época, durante os primeiros dois anos, as mesmas disciplinas eram ministradas para todos os alunos das Ciências Exatas; somente depois eles optavam por suas carreiras.

    As aulas teóricas e de laboratório passaram a ser ministradas no campus de Barão Geraldo em 1970. Em 1971, os alunos e professores começaram freqüentar os blocos A e B do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ/Unicamp).

    O Diretor, Guiseppe Cilento, Professor Titular do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ/USP), e quase todos os professores, foram inicialmente contratados em tempo parcial, vindos do IQ/USP para ministrar as aulas teóricas e práticas um ou dois dias por semana. Entre esses, o Professor José Salvador Barone, contratado em 1968. O Diretor Associado, Jayr Campelo, recém-doutor da Universidade Federal do Paraná, com mestrado nos Estados Unidos, era, nesta época, um dos poucos professores em tempo integral.

    Logo após o IQ ter se estabelecido no campus, a Diretoria iniciou contratações de docentes em tempo integral (RDIDP). Um dos primeiros na área de Química Analítica foi José Walter Martins, que obteve o seu título de Mestre nos EUA e foi contratado como professor assistente em julho de 1969. Outros bacharéis, mestres e doutores, formados no IQ/USP, também foram contratados. Entre eles Oswaldo Espírito Santo Godinho, que se doutorou no IQ/USP em 1969 sob a orientação do Prof. Dr. Pascoal Senise, e após ter sido contratado pela USP, transferiu-se para Campinas em 1972. Os bacharéis e mestres, entre eles Matthieu Tubino, contratado em 1971, iniciaram seus estudos de pós-graduação no incipiente programa de pós-graduação do IQ/Unicamp, na esperança que este novo Instituto logo tivesse seu programa de pós-graduação credenciado. O IQ também contratou alunos formados pelo seu próprio programa de bacharelado, com o requisito que os novos contratados lecionassem e, simultaneamente, iniciassem seu programa de pós-graduação no próprio IQ. Um dos alunos da segunda turma de química (formado em 1971) que aceitou essa tarefa foi Nivaldo Baccan, contratado em 1972, e outro, da turma de 1969 (formado em 1972), foi João Carlos de Andrade, contratado em 1974.

    Pensando no seu programa de pós-graduação, a partir de 1971 o IQ também contratou diversas pessoas do exterior, a maioria com pós-doutorado, e outros mais experientes. Destes, o primeiro com ênfase em Química Analítica foi o Dr. Miguel Wiernik Goldbroch, um uruguaio então radicado em Israel, contratado em 1971. Vários outros estrangeiros (e brasileiros que tinham estudado nos EUA) chegaram ao IQ entre 1972 e 1978. Entre esses estava a Dra. Carol H. Collins, que chegou em 1974, com Ph.D. da Iowa State University, EUA, e experiência em diversas áreas de Química. Ao chegar, o Prof. Jayr indicou que a atuação da Profa. Carol no IQ seria na área da Química Analítica. Outro docente, o Prof. Walace Alves de Oliveira, que doutorou na Clarkson University, EUA, foi contratado pelo IQ em 1975.

  • O primeiro regimento da Unicamp deu aos departamentos a responsabilidade pelo ensino de graduação, implicando que cada Instituto ou Faculdade precisava ter departamentos para esse fim. Inicialmente o IQ propôs quatro departamentos, um para cada área fundamental da Química. Mas, devido ao tamanho do corpo docente naquela época, a proposta não foi aprovada pelas instâncias superiores e, em 1970, foram estabelecidos dois departamentos: o de Química Orgânica e o de Química Fundamental. Em 1973 o nome deste último mudou para Departamento de Química Analítica, Química Inorgânica e Físico-Química.

    O Instituto cresceu, a grande maioria dos seus professores atuava em tempo integral e possuía um programa de destaque em pós-graduação, um dos poucos na época no Brasil que oferecia mestrado e doutorado nas quatro áreas de química. Sendo assim, em 1980, uma reunião do corpo docente discutiu e aprovou a divisão do Departamento de Química Analítica, Química Inorgânica e Físico-Química em três, resultando em quatro departamentos: Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica e Físico-Química, como havia sido proposta uma década antes. Essa proposta foi encaminhada aos órgãos superiores da universidade e, em julho de 1983, foi aprovada pela Câmara Curricular da Unicamp.

    O Instituto não aguardou a aprovação final da proposta de criação de quatro departamentos para iniciar sua atuação. Quase imediatamente, os professores do antigo Departamento de Química Analítica, Química Inorgânica e Físico-Química tiveram de escolher em qual dos três departamentos queriam se afiliar, com a implicação de que o departamento escolhido definiria a área na qual ministrariam aulas de graduação.

    Em 1981, o Prof. Walace foi indicado o primeiro chefe do novo “Departamento” de Química Analítica. Quando o Prof. Walace assumiu a Diretoria do IQ em 1982, a Profa. Carol, então vice-chefe, assumiu a chefia do “Departamento”. Em 1983, após a aprovação dos departamentos, o Prof. Matthieu Tubino foi eleito o primeiro chefe do Departamento de Química Analítica (DQA).

  • Na área de Química Analítica, o Prof. Godinho, que trabalhou com a formação de complexos com aplicações analíticas na sua tese de doutorado, defendida na USP, teve o seu primeiro projeto de pesquisa no IQ na subárea de termoanalítica, projeto desenvolvido junto com o Prof. Aécio Chagas. Ele manteve esta linha de pesquisa durante toda sua carreira no IQ, aposentando-se em 1994. Durante esses anos, o Prof. Godinho também orientou projetos em cinética de complexação e, induzido pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD), no qual o IQ esteve envolvido entre 1976 e 1979, iniciou também a linha de eletroanalítica. Seu primeiro orientado nesta nova linha foi Luiz Manoel Aleixo, contratado em 1974, que continuou com projetos em eletroanalítica após seu doutorado.

    O Prof. Walter Martins defendeu a sua tese de doutorado em 1974 (pelo sistema que permitia a defesa de tese sem ter cursado disciplinas e sem orientador formal no IQ) na subárea de separações, com ênfase em extração em fase única, linha de pesquisa que manteve durante toda a sua permanência neste instituto. Um dos alunos de doutorado do Prof. Walter foi Nivaldo Baccan e outro foi Gilberto Luis Jardim Pinto da Silva, contratado em 1981 e que se demitiu em 1992.

    O Prof. Wiernik iniciou alguns projetos em radioquímica de transactinídeos, mas a única tese que ele orientou, a de mestrado do Nivaldo Baccan, utilizou cromatografia gasosa como ferramenta de análise. Em 1981, o Prof. Wiernik deixou o IQ, indo trabalhar em uma indústria no Uruguai.

    Os primeiros projetos da Profa. Carol tiveram ênfase em química radioanalítica, aplicando diversos métodos de separação para as análises. Com o seu envolvimento no programa PNUD Os seus projetos foram focados com maior ênfase nos métodos de separação cromatográfica. Como resultado, dois dos orientados da Profa. Carol, Antonio Luis Pires Valente, contratado em 1979 e que se doutorou em 1984, e Isabel Cristina Sales Fontes Jardim, contratada em 1981 e que se doutorou em 1983, iniciaram suas orientações em diferentes aspectos da cromatografia. Outro aluno da Profa. Carol, José Félix Manfredi, contratado em 1981, continuou as pesquisas com a radioquímica após o seu doutorado em 1983, mas logo pediu demissão para atuar na indústria.

    O Prof. Walace que fez seu doutorado nos EUA na sub-área de determinações termoanalíticas, manteve os seus projetos e seus interesses nesta área no IQ, nesta direção, ampliando-a com pesquisas envolvendo a técnica de injeção em fluxo contínuo (FIA). Seu aluno, Célio Pasquini, contratado em 1981, enfatizou novas técnicas de fluxo em seu doutorado, defendido em 1984, e, depois da defesa, implantou uma nova linha de pesquisa em instrumentação analítica. Esta linha também conta com os Profs. Ivo M. Raimundo Jr., contratado em 1986, e Jarbas J.R. Rohwedder, contratado em 1990.

    O programa PNUD teve um dos seus focos voltado para a implantação de novas linhas de pesquisa no IQ, com ênfase na área de Química Analítica. Como já mencionado, a eletroanalítica e a cromatografia estavam entre estas novas linhas. Durante esse programa, o Prof. Aleixo fez um estágio em eletroanalítica na Finlândia com o Prof. Ari Ivaska e o Prof. Pires fez um estágio em cromatografia gasosa nos EUA com o Prof. Harold McNair. Outras subáreas apoiadas pelo PNUD foram espectroanalítica e quimiometria. Os Profs. João Carlos de Andrade, que se doutorou em radioquímica em 1980 sob a orientação do prof Kenneth Collins, e Nivaldo Baccan, com doutorado em síntese de complexos úteis para determinações analíticas em 1981, aceitaram desenvolver pesquisas baseadas na primeira sub-área. Ambos fizeram estágios no exterior para se aperfeiçoarem na área de espectrometria atômica. O Prof. Roy Edward Bruns, do Departamento de Físico-Química, após um estágio com Prof. Bruce Kowaski nos EUA, começou a orientar pesquisas na segunda sub-área; as dissertações e teses aplicando a quimiometria foram defendidas na área de química analítica. A linha de quimiometria também conta com o Prof. Ronei Jesus Poppi, contratado em 1994, que se doutorou sob a orientação do Prof. Célio em 1993.

    Para o primeiro relatório à CAPES, em meados da década de 80, o Departamento de Química Analítica relatou sua atuação em seis linhas de pesquisa, a saber: Instrumentação e Automação, Métodos Analíticos de Separação, Métodos Eletroanalíticos, Métodos Espectroanalíticos, Métodos Radioanalíticos e Métodos Termoanalíticos.

    As contratações posteriores feitas pelo DQA contemplaram outras sub-áreas e outras linhas de pesquisas foram iniciadas. A construção de eletrodos para determinações eletroanalíticas foi implantada pelo Prof. Graciliano de Oliveira Neto quando se transferiu do IQ/USP para o IQ/Unicamp em 1985. O Prof. Graciliano aposentou-se em 1996, mas esta linha continua ativa no DQA com o Prof. Lauro Tatsuo Kubota, contratado em 1994. A Profa. Susanne Rath, contratada em 1998, trabalha na linha de eletroanalítica e também orienta projetos em cromatografia líquida.

    A sub-área com ênfase em Química Ambiental teve início quando o Prof. Wilson de Figueiredo Jardim, Ph.D. em biologia pela University of Liverpool, Inglaterra, foi contratado em 1984. O Prof. Wilson continua ativo nesta linha. Outra docente, contratada em 1998, a Profa. Anne Hélène Fostier, que obteve o seu doutorado na Université de Perpignan, França, também realiza investigações neste campo.

    A sub-área de separações se expandiu. O Prof. Fábio Augusto, contratado em 1992, atua na área de cromatografia gasosa, que ele iniciou em sua tese de doutorado defendida em 1996, sob a orientação do Prof. Pires e também desenvolve projetos em preparo de amostras. A nova técnica de eletroforese capilar conta com três pesquisadores, todos contratados após 2001: Carla Beatriz Grespan Bottoli (2004), José Alberto Fracassi da Silva (2004) e Dosil Perreia de Jesus (2006).

    Similarmente, a sub-área de espectroanalítica abriu novas linhas. A Profa. Solange Cadore, contratada em 1987 e que se doutorou com Prof. Nivaldo em 1991, trabalha com espectroscopia atômica (absorção e emissão), e a Profa. Maria Izabel M.S. Bueno, contratada em 1984 e que se doutorou com Prof. João Carlos em 1990, investiga aplicações analíticas da fluorescência de raios-X.

    Outras linhas foram implantadas tais como Ensino de Química, pela Profa. Adriana Vitorino Rossi, que se doutorou com Prof. Tubino em 1995 e foi contratada em 1996, Preparo de Amostras pelo Prof. Marco Aurélio Zezzi Arruda, com doutorado na Universidad de Cordoba, Espanha, contratado em 1996, e Bioanalítica pela Profa. Ana Valéria Ana Valéria Colnaghi Simionato Cantú que se doutorou no IQSC/USP em 2005.

    Em 2007 as linhas de pesquisa do Departamento de Química Analítica ainda incluem quatro das linhas de pesquisas de 25 anos atrás a Eletroanalítica, a Espectroanalítica, a Separações e a Instrumentação Analítica, que foram expandidas para com a inclusão das novas linhas Bioanalítica, Ensino de Química, Preparo de Amostras, Química Ambiental e Quimiometria.

  • 1981-1982: Walace Alves de Oliveria
    1982-1983: Carol H. Collins
    1983-1985: Matthieu Tubini
    1985-1987: Nivaldo Baccan
    1987-1989: Oswaldo E.S. Godinho
    1989-1991: Luis Manoel Aleixo
    1991-1993: Graciliano de Oliveira Neto
    1993-1997: Matthieu Tubino
    1997-1999: Luis Manoel Aleixo
    1999-2003: Isabel Cristina S. F. Jardim
    2003-2005: Ronei Jesus Poppi
    2005- 2009: Jarbas J. R. Rohwedder

  • Adriana Vitorino Rossi (1996 – )
    Anne Hélène Fostier (1998 – )
    Antonio Luiz Pires Valente (1979 – 2002, falecido)
    Carla Beatriz Grespan Bottoli (2004 – )
    Carol Hollingworth Collins (1974 – 1996, Professora Colaboradora)
    Celio Pasquini (1981 – )
    Dosil Pereira de Jesus (2006 – )
    Fabio Augusto (1992 – )
    Gilberto Luis Jardim Pinto da Silva (1981 – 1992, transferiu a FAENQUIL)
    Graciliano de Oliveira Neto (1985 – 1996, aposentado)
    Isabel Cristina Sales Fontes Jardim (1981 – )
    Ivo Milton Raimundo Junior (1986 – )
    Jarbas José Rodrigues Rohwedder (1990 – )
    João Carlos de Andrade (1994 – )
    José Alberto Fracassi da Silva (2004 – )
    José Félix Manfredi (1981 – 1984, saiu para indústria)
    José Walter Martins (1969 – 1995, aposentado)
    José Salvador Barone (1968 – 2007, Professor Colaborador)
    Lauro Tatsuo Kubota (1994 – )
    Luis Manoel Aleixo (1974 – 2003, falecido)
    Marco Aurélio Zezzi Arruda (1996 – )
    Maria Izabel Maretti Silveira Bueno (1984 – )
    Matthieu Tubino (1971 – )
    Miguel Wiernik Goldbroch (1971 – 1981, saiu do país)
    Nivaldo Baccan (1972 – 2003, Pesquisador Colaborador)
    Oswaldo Espírito Santo Godinho (1972 – 1994, aposentado)
    Ronei Jesus Poppi (1994 – )
    Solange Cadore (1987 – )
    Susanne Rath (1998 – )
    Walace Alves de Oliveira (1975 – 1995, aposentado)
    Wilson de Figueiredo Jardim (1984 – )

    Genealogia do Departamento

Concursos

Docentes

Afastamento Docente

Afastamentos internacionais devem ser solicitados com pelo menos 10 dias úteis de antecedência

Os afastamentos devem ser solicitados em sistema próprio na Intranet.

Representantes Discentes

Pós-Graduação: Neuryelen dos Santos Bandeira (Titular) e Augusto Fernando Souza de Oliveira (Suplente)

Graduação: Oliver Leal De Castro Prioli (Titular) e Thyerre Santana Da Costa (Suplente)

Reuniões

Reuniões – DQA – 1º Semestre de 2022

  • 04/02 – 6ª feira, 10h, Virtual – Reunião Extraordinária
  • 10/03 – 5ª feira, 10h, Virtual
  • 07/04 – 5ª feira, 10h, IQ-16
  • 05/05 – 5ª feira, 10h, Mini-auditório
  • 09/06 – 5ª feira, 10h

Pautas

  • DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 387ª Reunião do DQA – Ordinária
    Dia: 09/06/2016 – quinta-feira
    Horário: 16 horas
    Local: IQ-08

     

    1.      Aprovação da Súmula da 386ª Reunião Ordinária do DQA.

    2.  Expediente:

         2.1 Informes do Chefe do Departamento.

         2.2 Informes dos Representantes de Comissões.

          2.3 Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.

    3. Ordem do Dia:

     3.1 Referendar aprovação dada pelo Chefe do DQA, ad referendum do Conselho do Departamento, à solicitação do Prof. Dr. Ronei Jesus Poppi para o oferecimento da disciplina “Tópicos em Quimiometria” no 2º Semestre de 2016 na pós-graduação do Instituto de Química. Os docentes envolvidos serão: Prof. Ronei Jesus Poppi – coordenador, Profa. Márcia Cristina Breitkreitz e Prof. Douglas Rutledge (AgroParisTech, França).

     3.2 Referendar aprovação dada pelo Chefe do DQA, ad referendum do Conselho do Departamento, à alteração do credenciamento do Prof. Dr. Wilson de Figueiredo Jardim para Professor Colaborador da Pós-Graduação.

          3.3 Solicitação da Profa. Dra. Susanne Rath para que a Dra. Juliana Heloisa Pinê Américo Pinheiro seja credenciada como Pesquisador Colaborador junto ao DQA/IQ, a partir de 01/07/2016, por 1 ano, para desenvolver o projeto intitulado: “Determinação de resíduos de agrotóxicos em água e músculos de peixe.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador Colaborador).

          3.4 Solicitação do Prof. Dr. Ronei Jesus Poppi para que a Dra. Inês Lunardi seja credenciada como Pesquisador Colaborador junto ao DQA/IQ, a partir de 01/07/2016, por 2 anos, para desenvolver o projeto intitulado: “Desenvolvimento e validação de modelos quimiométricos baseados em espectroscopia na região do infravermelho próximo para predição de parâmetros (hemicelulose, celulose e lignina) em genótipos de cana-energia.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador Colaborador).

          3.5 Solicitação do Prof. Dr. Ivo Milton Raimundo Júnior para que o Prof. Dr. Celio Pasquini seja credenciado como Pesquisador Colaborador junto ao DQA/IQ, a partir de 24/09/2016, por 2 anos, para desenvolver o projeto intitulado: “Espectroscopia Terahertz no domínio do tempo: aplicações analíticas.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador Colaborador).

          3.6 Solicitação do Prof. Dr. Celio Pasquini para credenciamento como Professor Colaborador da Pós-Graduação durante seu vínculo como Pesquisador Colaborador.

          3.7 Solicitação da Profa. Dra. Susanne Rath quanto ao oferecimento do Curso de Extensão: “Validação de métodos cromatográficos para a determinação de fármacos em medicamentos veterinários”, com duração de 32 horas.

          3.8 Assuntos de Graduação

                 3.8.1 Indicação de docente para o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação.

                 3.8.2 Número de PED para disciplinas do DQA.

           3.9 Assuntos de Pós-Graduação

                 3.9.1 Solicitação da Profa. Dra. Solange Cadore para que sua aluna de doutorado, Raquel Fernanda Milani, seja coorientada pelo Dr. Marcelo Antonio Morgano (Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL – Campinas).

    4. Palavra Aberta.

     


    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 386ª Reunião do DQA – Ordinária
    Dia: 05/05/2016 – quinta-feira
    Horário: 16 horas
    Local: IQ-08

     

    1.      Aprovação da Súmula da 385ª Reunião Ordinária do DQA.

    2.      Expediente:

                          2.1 Informes do Chefe do Departamento.

                          2.2 Informes dos Representantes de Comissões.

                          2.3 Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.

            3. Ordem do Dia:

                          3.1 Solicitação do Prof. Dr. Fabio Augusto para que a Dra. Sandra Regina Rivellino Marques seja credenciada como Pesquisador Colaborador junto ao DQA/IQ, a partir de 07/04/2016, por 2 anos, para desenvolver o projeto intitulado: “Tipificação e caracterização dos principais méis brasileiros como ferramenta mercadológica para promoção da exportação nacional de mel.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador Colaborador).

                          3.2 Aprovação do Relatório Final do Convênio UNICAMP/FUNCAMP/SOUZA CRUZ S.A., de interesse do Prof. Dr. Ronei Jesus Poppi – Proc. 11-P-4735-2015. (OBS: o relatório final completo encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta).

                          3.3 Aprovação do Relatório Final do Convênio UNICAMP/METROHM, de interesse do Prof. Dr. Lauro Tatsuo Kubota – Proc. 11-P-17962-2011. (OBS: o relatório final completo encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta).

                          3.4 Aprovação do Contrato de Prestação de Serviços entre UNICAMP/FUNCAMP/SOUZA CRUZ S.A., cujo objeto é a prestação dos serviços de determinação de constituintes do tabaco que permitam sua discriminação quanto a origem e construção de língua eletrônica baseada nos constituintes selecionados, Proc. 11-P-10917-2016, de interesse do Prof. Lauro Tatsuo Kubota.

                          3.5 Indicação de docentes ao Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz” 2016.

                          3.6 Proposta de abertura de concurso para obtenção do título de Livre Docente, definição de disciplinas e aprovação do edital.

                          3.7 Assuntos de Graduação

                               3.7.1 Indicação de docente para o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação.

                               3.7.2 Designação dos docentes e indicação das disciplinas que serão oferecidas pelo DQA para a Graduação, no 2º Semestre/2016 (OBS: Para as disciplinas de Tópicos Especiais indicar a ementa e a bibliografia).

    3.8 Assuntos de Pós-Graduação

                               3.8.1 Designação dos docentes e indicação das disciplinas que serão oferecidas pelo DQA para a Pós-Graduação, no 2º Semestre/2016 (OBS: Para as disciplinas de Tópicos Especiais indicar ementanº de créditos, nº mínimo e máximo de alunos e bibliografia; demais disciplinas indicar nº mínimo e máximo de alunos).

                               3.8.2 Solicitação da Profa. Dra. Taícia Pacheco Fill para que seu aluno de mestrado, Éder Vilhena Araújo, seja coorientado pela Profa. Dra. Cassiana Carolina Montagner Raimundo.

                               3.8.3 Solicitação da Profa. Dra. Alessandra Sussulini para que sua aluna de mestrado, Ivanilce Cristina Guimarães, seja coorientada pelo Prof. Dr. Luís Fernando Farah de Tófoli ( Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp ).

                               3.8.4 Indicação dos representantes do DQA junto à Comissão de Pós-Graduação, no período de 01/05/2016 a 30/04/2018, com base no resultado das eleições ocorridas em 25/04/2016.

                 4. Palavra Aberta.

     


     

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 385ª Reunião do DQA – Ordinária
    Dia: 07/04/2016 – quinta-feira
    Horário: 16 horas
    Local: IQ-08

     

    1.      Aprovação da Súmula da 384ª Reunião Ordinária do DQA.

    2.      Expediente:

            2.1 Informes do Chefe do Departamento.
            2.2 Informes dos Representantes de Comissões.
            2.3 Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.

    3. Ordem do Dia:

            3.1 Referendar aprovação dada pelo Chefe do DQA, ad referendum do Conselho do Departamento, ao Contrato de Prestação de Serviços entre UNICAMP/FUNCAMP/MEDLEY, cujo objeto é a consultoria especializada na prestação de serviços com base nos critérios de Quality by Design, por meio de métodos de planejamento de experimentos específicos, de interesse da Profa. Márcia Cristina Breitkreitz.

            3.2 Solicitação do Prof. Dr. Matthieu Tubino para que seja renovado o credenciamento da Dra. Marta Maria Duarte Carvalho Vila como Pesquisador Colaborador junto ao DQA/IQ, a partir de 19/05/2016, por dois anos, para desenvolver o projeto intitulado: “Avaliação da estabilidade, da citotoxicidade e da capacidade de liberação de ativo de hidrogel de álcool polivinílico (PVA) e sulfadiazina de prata” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador Colaborador).

            3.3 Solicitação da Profa. Dra. Solange Cadore para que seja renovado o credenciamento da Dra. Erika Matoso como Pesquisador Colaborador junto ao DQA/IQ, a partir de 03/05/2016, por dois anos, para desenvolver o projeto intitulado: “Preparação de amostras de vegetação, sedimentos e alimentos para determinação de estrôncio” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador Colaborador).

            3.4 Aprovação do Relatório Final do Convênio UNICAMP/FUNCAMP/FUNDAÇÃO ESPÍRITO SANTENSE DE TECNOLOGIA, de interesse do Prof. Dr. Ronei Jesus Poppi – Proc. 11-P-18885-2013. (OBS: o relatório final completo encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta).

            3.5 Aprovação do Contrato de Prestação de Serviços entre UNICAMP/FUNCAMP/SOUZA CRUZ S.A., cujo objeto é a prestação dos serviços de análise de tabaco moído, de interesse do Prof. Ronei Jesus Poppi.

            3.6 Aprovação do Relatório de Atividades do Prof. Dr. Marco Aurélio Zezzi Arruda referente ao período de 01/2012 a 12/2015, com base no Parecer do Relator do Departamento, Prof. Dr. Celio Pasquini.

            3.7 Solicitação de abertura de concurso para obtenção do título de Livre Docente.

            3.8 Assuntos de Graduação       

                  3.8.1 Solicitação do curso de farmácia: alteração da disciplina QA 282.

    3.8.2 Discussão de QG091 e QG092.

       3.9 Assuntos de Pós-Graduação

                 3.9.1 Indicação de dois Docentes para compor a Comissão de Exames para o ingresso da Pós-Graduação no 2º Semestre/2016.

    4. Palavra Aberta.

     


     

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 384ª Reunião do DQA – Extraordinária
    Dia: 03/03/2016 – quinta-feira
    Horário: 16 horas
    Local: IQ-08

     

    1.  Aprovação das Súmulas da 381ª Reunião Extraordinária do DQA, 382ª Reunião Ordinária do DQA e 383ª Reunião Extraordinária do DQA.

    2.  Expediente:

    2.1 Informes do Chefe do Departamento.
    2.2 Informes dos Representantes de Comissões.
    2.3 Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.

    3. Ordem do Dia:

    3.1 Referendar aprovação dada pelo Chefe do DQA, ad referendum do Conselho do Departamento, à solicitação do Prof. Dr.Prof. Dr. Celio Pasquini para que a Dra. Laiane de Moura Fontes seja credenciada como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 09/12/2015 a 30/11/2016, para desenvolver o projeto intitulado: “Fusão de dados de espectroscopia de emissão óptica em plasma induzido por laser (LIBS) e espectroscopia de reflectância no infravermelho próximo (NIR)”. (OBS:encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado).

    3.2 Solicitação da Profa. Dra. Carla Beatriz Grespan Bottoli para que a Dra. Mariana Roberto Gama Sato seja credenciado como Pesquisador Colaborador junto ao DQA/IQ, a partir de 04/01/2016, por 2 anos, para desenvolver o projeto intitulado: “Novas fases estacionárias HILIC para separação de compostos polares usando Cromatografia Líquida de Alta Eficiência: desenvolvimento, caracterização e aplicações.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador Colaborador).

    3.3 Solicitação do Prof. Dr. Ivo Milton Raimundo Junior para que o Dr. Rafael Di Lazaro Gaspar seja credenciado como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 01/02/2016 a 31/12/2016, para desenvolver o projeto intitulado: “Complexos de íons lantanídeos como;sondas ópticas de temperatura e oxigênio imobilizados em polidimetilsiloxano”. (OBS:encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado).

    3.4 Solicitação do Prof. Dr. Jarbas José Rodrigues Rohwedder para que a Dra. Lívia Martins dos Santos seja credenciada como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 19/01/2016 a 30/06/2016, para desenvolver o projeto intitulado: “Desenvolvimento de dispositivo para a apresentação de medidas de amostras em Espectrofotômetro TeraHertz”. (OBS:encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado).

    3.5 Aprovação do Relatório FinalConvênio UNICAMP/FUNCAMP/CLARIANT S.A, de interesse do Prof. Dr. Jarbas José Rodrigues Rohwedder – Proc. 11-P-7879-2013. (OBS: o relatório final completo encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta).

    3.6 Aprovação do Relatório Final do Convênio UNICAMP/FUNCAMP/PETRÓLEO BRASILEIRO – PETROBRÁS, de interesse do Prof. Dr. Jarbas José Rodrigues Rohwedder – Proc. 11-P-20618-2008. (OBS: o relatório final completo encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta).

    3.7 Aprovação do Relatório Final do Convênio UNICAMP/FUNCAMP/PETRÓLEO BRASILEIRO – PETROBRÁS S.A., de interesse do Prof. Dr. Wilson de Figueiredo Jardim – Proc. 11-P-6238-2005. (OBS: o relatório final completo encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta).

    3.8 Aprovação do Relatório FinalContrato de prestação de serviços entre a UNICAMP/FUNCAMP/PETRÓLEO BRASILEIRO – PETROBRÁS S.A., de interesse do Prof. Dr. Wilson de Figueiredo Jardim – Proc. 11-P-20801-2010. (OBS: o relatório final completo encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta).

    3.9 Aprovação do Relatório Final do Contrato de prestação de serviços entre a UNICAMP/FUNCAMP/SANASA, de interesse do Prof. Dr. Wilson de Figueiredo Jardim – Proc. 11-P-5032-2012. (OBS: o relatório final completo encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta).

    3.10 Aprovação do calendário de reuniões do DQA no 1º Semestre de 2016, a saber: 03/03, 16h; 07/04, 16h; 05/05, 16h e 09/06, 16h.

    3.11 Ciência do resultado do Concurso para Professor Doutor I, nível MS-3.1, na área de Análise Química Instrumental, na disciplina QA316, realizado entre os dias 15/02/2016 e 19/02/2016.

    3.12 Admissão do Dr. Leandro Wang Hantao, na PP do QD da UNICAMP, para o Cargo de Professor Doutor I, Nível MS-3.1, em RDIDP, com base no parecer emitido pela Profa. Dra. Adriana Vitorino Rossi.

    4. Palavra Aberta.

  • DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 383ª Reunião do DQA – Extraordinária
    Dia: 11/12/2015 – sexta-feira
    Horário: 14 horas
    Local: IQ-07

     

    1. Ordem do Dia:

             1.1. Discussão das mudanças propostas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) para os cursos de bacharelado do Instituto de Química.

         2. Palavra Aberta.

     


     

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 382ª Reunião do DQA – Ordinária
    Dia: 04/12/2015 – sexta-feira
    Horário: 9 horas
    Local: IQ-17

     

          1.     Aprovação das Súmulas da 379ª Reunião Extraordinária do DQA e 380ª Reunião Ordinária do DQA.

    2.     Expediente:

                        2.1 Informes do Chefe do Departamento.
                        2.2 Informes dos Representantes de Comissões.
                        2.3 Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.

    3. Ordem do Dia:

                   3.1 Solicitação da Profa. Dra. Carol H. Collins para que seu vínculo como Professora Colaboradora junto ao DQA/IQ seja renovado, a partir de 26/01/2016, por dois anos (OBS: Encontra-se à disposição para consulta nesta Secretaria: o Plano de Atividades para o próximo biênio, o relatório de atividades referente ao período de 2016/2018).

                   3.2 Solicitação do Prof. Dr. Matthieu Tubino para que seja renovado o credenciamento do Dr. Victor Manuel Cardoso Figueiredo Balcão como Pesquisador Colaborador junto ao DQA/IQ, a partir de 01/02/2016, por dois anos, para desenvolver o projeto intitulado: “PneumoPhageColor- desenvolvimento de um kit de biodetecção colorimétrica de Pseudomonas aeruginosa com base em partículas fágicas” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador Colaborador).

                   3.3 Solicitação do Prof. Dr. Ronei Jesus Poppi para que seja renovado o credenciamento do Dr. José Augusto da Col como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 01/02/2016 a 31/01/2017, para desenvolver o projeto intitulado: “Quimiometria aliada à espectroscopia de imagem no infravermelho próximo para a investigação de fármacos em medicamentos.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado).

                       3.4 Solicitação do Prof. Dr. Lauro Tatsuo Kubota para que o Dr. Everson Thiago Santos Gerôncio da Silva seja credenciado como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 13/11/2015 a 31/10/2017, para desenvolver o projeto intitulado: “Uso do efeito triboelétrico como uma ferramenta para o desenvolvimento e aplicação de dispositivos de teste point-of-care”. (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado).

                  3.5 Aprovação do Relatório Final do Convênio UNICAMP/FUNCAMP/ARACRUZ CELULOSE S/A, com nova razão social FIBRIA CELULOSE S/A, de interesse do Prof. Dr. Ronei Jesus Poppi – Proc. 11-P-2544-2008. (OBS: o relatório final completo encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta).

                       3.6 Aprovação do Relatório Final do Convênio UNICAMP/FUNCAMP/PETROBRAS S/A, de interesse do Prof. Dr. Ronei Jesus Poppi – Proc. 11-P-16521-2009. (OBS: o relatório final completo encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta).

                       3.7 Solicitação da Profa. Dra. Alessandra Sussulini quanto ao oferecimento do Curso de Extensão: “Validação de metodologias analíticas e aplicações industriais”, com duração de 35 horas.

                       3.8 Aprovação do Relatório de Atividades da Profa. Dra. Adriana Vitorino Rossi referente ao período de 11/2012 a 10/2015, com base no Parecer do Relator do Departamento, Prof. Dr. Ivo Milton Raimundo Junior.

                       3.9 Discussão e deliberação sobre o DQA aceitar ou não supervisão de pós-doutoramento de docentes externos ao DQA.

                       3.10 Assuntos de Graduação

                              3.10.1 Discussão das propostas do Núcleo Docente Estruturante (NDE) para os cursos de bacharelado do Instituto de Química.

    3.11 Assuntos de Pós-Graduação

                              3.11.1 Solicitação da Profa. Dra. Carol H. Collins para que seja renovado seu credenciamento como Professor Pleno junto à Pós-Graduação do Instituto de Química, durante a vigência do seu vínculo como Professora Colaboradora, de 26/01/2016 a 25/01/2018.

               4. Palavra Aberta.

     


     

    Pauta 382 – DQA – Suplementar

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta Suplementar da 382ª Reunião do DQA – Ordinária

    Dia: 04/12/2015 – sexta-feira
    Horário: 9 horas
    Local: IQ-17

     

    1.1   Aprovação da Súmula da 378ª Reunião Ordinária do DQA.


     

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 381ª Reunião do DQA – Extraordinária
    Dia: 24/11/2015 – terça-feira
    Horário: 14 horas
    Local: IQ-08

     

    1. Ordem do Dia:

             1.1. Discussão das mudanças propostas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) para os cursos de bacharelado do Instituto de Química.

        2. Palavra Aberta.

     


     

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 380ª Reunião do DQA – Ordinária
    Dia: 10/11/2015 – terça-feira
    Horário: 14 horas
    Local: IQ-17

    1.  Expediente:
        1.1 Informes do Chefe do Departamento.
        1.2 Informes dos Representantes de Comissões.
        1.3 Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.

    2. Ordem do Dia:
        2.1 Referendar a indicação feita pelo Chefe do DQA, ad referendum do Conselho do Departamento, da composição da Comissão Especial para Avaliação das Inscrições ao Concurso para Professor Doutor na Área de Análise Química Instrumental, conforme segue: Titulares: Profa. Dra. Carla Beatriz Grespan Bottoli, Prof. Dr. Dosil Pereira de Jesus, Prof. Dr. Ivo Milton Raimundo Junior, Suplente: Prof. Dr. José Alberto Fracassi da Silva.

    2.2 Aprovação do Relatório de Atividades da Profa. Dra. Anne Hélène Fostier referente ao período de 09/2011 a 08/2015, com base no Parecer do Relator do Departamento, Profa. Dra. Solange Cadore.

    2.3 Aprovação do Relatório de Atividades da Profa. Dra. Carla Beatriz Grespan Bottoli referente ao período de 10/2012 a 09/2015, com base no Parecer do Relator do Departamento, Prof. Dr. Ronei Jesus Poppi.

    2.4 Solicitação do Prof. Dr. Marcos Nogueira Eberlin para que a Dra. Katia Roberta Anacleto Belaz seja credenciada como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 09/10/2015 a 31/07/2016, para desenvolver o projeto intitulado: “Mapeamento da comunidade microbiana da Bacia do Corumbataí por MALDI-MS.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado).

          2.5 Solicitação do Prof. Dr. Fabio Augusto para que o Dr. Guilherme Lionello Alexandrino seja credenciado como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 05/11/2015 a 31/08/2017, para desenvolver o projeto intitulado: “Petroleômica: Uma abordagem utilizando a cromatografia bidimensional “abrangente” acoplada à espectrometria de massas e a quimiometria”. (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado).

          2.6 Aprovação das inscrições ao Concurso para provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor I, na Área de Análise Química Instrumental, na disciplina QA316, com base no parecer emitido pela Comissão Especial para Avaliação das Inscrições – Proc. 11-P-18938-2015.

          2.7 Sugestão de nomes para composição da Comissão Julgadora do Concurso para provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor I, na área de Análise Química Instrumental, na disciplina QA316 – Proc. 11-P-18938-2015.

          2.8 Discussão das propostas do Núcleo Docente Estruturante (NDE) para os cursos de bacharelado do Instituto de Química.

          2.9 Assuntos de Graduação

                2.9.1 Indicação do 2º suplente para atuar como representante do DQA junto à Comissão de Graduação, no período de 26/10/2014 a 25/10/2016, com base no resultado das eleições ocorridas em 06/10/2014.

    3. Palavra Aberta.

     


     

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 379ª Reunião do DQA – Extraordinária
    Dia: 03/11/2015 – terça-feira
    Horário: 14 horas
    Local: IQ-16

     

    1. Ordem do Dia:

             1.1. Discussão das propostas do Núcleo Docente Estruturante (NDE) para os cursos de bacharelado do Instituto de Química.

         2. Palavra Aberta.

     


     

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 378ª Reunião do DQA – Ordinária

    Dia: 13/10/2015 – terça-feira
    Horário: 14 horas
    Local: IQ-17

    1.   Aprovação da Súmula da 377ª Reunião Ordinária do DQA.

    2.     Expediente:

    2.1 Informes do Chefe do Departamento.

    2.2 Informes dos Representantes de Comissões.

    2.3 Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.

    3. Ordem do Dia:

    3.1 Referendar a aprovação dada pelo Chefe do DQA, ad referendum do Conselho do Departamento, ao 1° Termo Aditivo ao Contrato celebrado entre UNICAMP/SOUZA CRUZ S.A./FUNCAMP, cujo objeto é alterar a condição de preço e prorrogar a vigência do Contrato, de interesse do Prof. Dr. Ronei Jesus Poppi.

    3.2 Referendar a aprovação dada pelo Chefe do DQA, ad referendum do Conselho do Departamento, à solicitação do Prof. Dr. Lauro Tatsuo Kubota para que seja renovado o credenciamento do Dr. Ronaldo Adriano Timm como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 01/10/2015 a 30/09/2016, para desenvolver o projeto intitulado: “Desenvolvimento de sensores baseados em grafeno e seus derivados, decorados com nanopartículas de ouro e compostos orgânicos”.

    3.3 Solicitação do Prof. Dr. Marco Aurélio Zezzi Arruda para que seja renovado o credenciamento do Dr. Gustavo de Souza Pessôa como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 01/10/2015 a 30/09/2016, para desenvolver o projeto intitulado: “Avaliação do perfil metalômico em amostras de soro sanguíneo de pacientes com transtorno bipolar.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado).

    3.4 Prestação de serviços de 04 horas semanais, durante 24 meses, a ser executada pela Profa. Dra. Márcia Cristina Breitkreitz, no âmbito do Contrato de Prestação de Serviços entre a UNICAMP/FUNCAMP/MEDLEY para consultoria especializada na prestação de serviços com base nos critérios de Quality by Design, Proc. 11-P-06567/15.

    3.5 Discussão sobre vagas novas a partir de aposentadoria de docentes.

    3.6 Discussão sobre Professor Emérito.

    3.7 Assuntos de Graduação

    3.7.1. Designação dos docentes e indicação das disciplinas que serão oferecidas pelo DQA para a Graduação, no 1º Semestre/2016 (OBS: Para as disciplinas de Tópicos Especiais indicar a ementa e a bibliografia).

    3.8 Assuntos de Pós-Graduação

    3.8.1. Designação dos docentes e indicação das disciplinas que serão oferecidas pelo DQA para a Pós-Graduação, no 1º Semestre/2016 (OBS: Para as disciplinas de Tópicos Especiais indicar ementanº de créditos, nº mínimo e máximo de alunos e bibliografia; demais disciplinas indicar nº mínimo e máximo de alunos).

    3.8.2 Solicitação do Prof. Dr. Lauro Tatsuo Kubota para que sua aluna de doutorado, Gabriela Furlan Giordano, seja coorientada pelo Dr. Renato Sousa Lima (Laboratório de Microfabricação do Laboratório Nacional de Nanotecnologia – CNPEM).

    3.8.3 Solicitação do Prof. Dr. Lauro Tatsuo Kubota para que sua aluna de mestrado, Karen Mayumi Higa, seja coorientada pelo Dr. Renato Sousa Lima (Laboratório de Microfabricação do Laboratório Nacional de Nanotecnologia – CNPEM).

    4. Palavra Aberta.

     


     

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 376ª Reunião do DQA – Ordinária
    Dia: 08/09/2015 – terça-feira
    Horário: 14 horas
    Local: IQ-08

     

    1.   Docente Convidado: Prof. Dr. Cláudio Francisco Tormena. Assunto: Esclarecimentos a respeito das modalidades de credenciamento de professores na CPG, inclusive Professor Colaborador na modalidade de Professor Pleno.

    2.   Aprovação da Súmula da 376ª Reunião Ordinária do DQA.

    3.     Expediente:

    3.1 Informes do Chefe do Departamento.
    3.2 Informes dos Representantes de Comissões.
    3.3 Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.

    4. Ordem do Dia:

            4.1 Solicitação da Profa. Dra. Anne Hélène Fostier para que a Dra. Fernanda do Nascimento Costa seja credenciada como Pesquisador Colaborador junto ao DQA/IQ, a partir de 01/09/2015, por 1 ano, para desenvolver o projeto intitulado: “Especiação de arsênio na região de Nhecolândia.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador Colaborador).
    4.2 Solicitação do Prof. Dr. Fabio Augusto para que seja renovado o credenciamento da Dra. Sandra Regina Rivelino Marques como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 01/09/2015 a 29/02/2016, para desenvolver o projeto intitulado: “Tipificação e caracterização dos principais méis brasileiros como ferramenta mercadológica para a promoção da exportação nacional de mel.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado).
    4.3 Aprovação do Relatório de Atividades do Prof. Dr. Dosil Pereira de Jesus referente ao período de 08/2008 a 07/2015, com base no Parecer do Relator do Departamento, Prof. Dr. Fabio Augusto.
           4.4 Assuntos de Pós-Graduação
    4.4.1 Atualização do Lattes e débito de pareceres de Relatórios Discentes.
                4.4.2 Indicação de dois Docentes para compor a Comissão de Exames para o ingresso na Pós-Graduação no 1º Semestre/2016.

    5. Palavra Aberta.

     


     

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 376ª Reunião do DQA – Extraordinária
    Dia: 11/08/2015 – terça-feira
    Horário: 14 horas
    Local: IQ-08

     

    1.Aprovação da Súmula da 375ª Reunião Ordinária do DQA.
    2.Expediente:
       2.1. Informes do Chefe do Departamento;
       2.2. Informes dos Representantes de Comissões;
       2.3. Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.

    3. Ordem do Dia:
       3.1. Solicitação do Prof. Dr. Ronei Jesus Poppi para que o Dr. Leandro Wang Hantao seja credenciado como Pesquisador Colaborador junto ao DQA/IQ, a partir de 01/08/2015, por 2 anos, para desenvolver o projeto intitulado: “Aplicação de técnicas quimiométricas na cromatografia gasosa multidimensional e hifenada à espectrometria de massas.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador Colaborador);

       3.2. Solicitação do Prof. Dr. Ronei Jesus Poppi para que o Dr. Evandro Bona seja credenciado como Pesquisador Colaborador junto ao DQA/IQ, a partir de 01/08/2015, por 1 ano, para desenvolver o projeto intitulado: “Aplicação de máquinas de vetor de suporte e espectroscopia de infravermelho para a classificação de café arábica.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador Colaborador);

       3.3. Aprovação do Relatório de Atividades do Prof. Dr. Celio Pasquini referente ao período de 06/2010 a 05/2015, com base no Parecer do Relator do Departamento, Profa. Dra. Isabel Cristina Sales Fontes Jardim;

       3.4. Aprovação do Relatório de Atividades do Prof. Dr. Jarbas José Rodrigues Rohwedder referente ao período de 06/2011 a 05/2015, com base no Parecer do Relator do Departamento, Profa. Dra. Solange Cadore;

       3.5. Aprovação do calendário de reuniões do DQA no 2º Semestre de 2015, a saber: 11/08, 14h; 08/09, 14h; 13/10, 14h; 10/11, 14h e 04/12, 9h;

       3.6. Indicação de representantes do DQA junto à Comissão de Segurança / IQ;

       3.7. Indicação de docentes para compor a Comissão para elaboração do livro de ensaios praticados no IQ, com data de publicação próxima ao ano comemorativo dos 50 anos do IQ.

       3.8. Assuntos de Pós-Graduação

          3.8.1. Credenciamento do Pesquisador Colaborador Dr. Carlos César Bof Bufon como Professor Pleno junto à Pós-Graduação do IQ;

          3.8.2. Credenciamento do Pesquisador Colaborador Dr. Renato Sousa Lima como Professor Pleno junto à Pós-Graduação do IQ;

    4. Palavra Aberta.

     


     

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta Suplementar da 376ª Reunião do DQA – Extraordinária
    Dia: 11/08/2015 – terça-feira
    Horário: 14 horas
    Local: IQ-08

     

    3. Ordem do Dia:

    3.9. Solicitação do Prof. Dr. Marco Aurélio Zezzi Arruda para que seja renovado o credenciamento do Dr. André Luiz de Souza Lacerda como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 15/08/2015 a 31/10/2015, para desenvolver o projeto intitulado: “Impacto de aplicações de glifosato nos aspectos nutricionais em soja geneticamente modificada.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

    3.10. Aprovação do Relatório de Atividades do Prof. Dr. Fabio Augusto, referente à Licença Sabática usufruída no período de 01/02/2015 a 31/07/2015.

     


     

    Pauta da 375ª Reunião do DQA – Ordinária
    Dia: 12/06/2015 – sexta-feira
    Horário: 14 horas
    Local: H-102

     

    1.   Aprovação da Súmula da 374ª Reunião Ordinária do DQA

    2.     Expediente:

    2.1. Informes do Chefe do Departamento;

    2.2. Informes dos Representantes de Comissões;

    2.3. Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.

    3. Ordem do Dia:

    3.1. Solicitação do Prof. Dr. Marco Aurélio Zezzi Arruda para que o Dr. André Luiz de Souza Lacerda seja credenciado como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 16/06/2015 a 14/08/2015, para desenvolver o projeto intitulado: “Impacto de aplicações de glifosato nos aspectos nutricionais em soja geneticamente modificada.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

    3.2. Solicitação do Prof. Dr. Ivo Milton Raimundo Junior para que o Dr. Rafael Di Lazaro Gaspar seja credenciado como Pesquisador Colaborador junto ao DQA/IQ, a partir de 01/06/2015, por 2 anos, para desenvolver o projeto intitulado: “Sensores ópticos de oxigênio e temperatura baseados em complexos de íons lantanídeos emissores no visível e infravermelho.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador Colaborador);

    3.3. Solicitação do Prof. Dr. Celio Pasquini para que a Dra. Juliana Santiago dos Santos seja credenciada como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 09/06/2015 a 30/04/2016, para desenvolver o projeto intitulado: “Métodos para a remoção de artefatos de espectros terahertz de amostras sólidas.” (OBS:encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

    3.4. Solicitação da Profa. Dra. Anne Hélène Fostier para que seja renovado o credenciamento da Dra. Fernanda do Nascimento Costa como Pesquisadora de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 01/06/2015 a 31/08/2015, para desenvolver o projeto intitulado: “Especiação de arsênio na região de Nhecolândia.” (OBS:encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

    3.5. Solicitação do Prof. Dr. Ivo Milton Raimundo Junior para que seja renovado o credenciamento da Dra. Paula Regina Fortes como Pesquisadora de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 01/08/2015 a 31/07/2016, para desenvolver o projeto intitulado: “Optical sensor Technologies for environmental, medical, and process analytics (OSTEMPA).” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

    3.6. Aprovação do Relatório de Atividades do Prof. Dr. Ivo Milton Raimundo Junior referente ao período de 05/2010 a 04/2015, com base no Parecer do Relator do Departamento, Profa. Dra. Susanne Rath;

    3.7. Discussão sobre credenciamento de pesquisador cujo supervisor está vinculado a outro departamento;

    3.8. Assuntos de Pós-Graduação

    3.8.1. Descredenciamento do Prof. Dr. João Carlos de Andrade como Professor Participante junto à Pós-Graduação do IQ;

    3.8.2. Credenciamento do Pesquisador Colaborador Dr. Carlos César Bof Bufon como Professor Pleno junto à Pós-Graduação do IQ;

    4. Palavra Aberta.

     


     

    Pauta Suplementar da 375ª Reunião do DQA – Ordinária
    12/06/2014 – sexta-feira
    Horário: 14 horas
    Local: H-102

    3. Ordem do Dia:

    3.9. Assuntos de Graduação

    3.9.1. Discussão sobre disponibilização pública dos resultados das avaliações que os estudantes fazem dos professores.

     


     

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA
    Pauta da 374ª Reunião do DQA – Ordinária
    Dia: 08/05/2015 – sexta-feira
    Horário: 14 horas
    Local: H-102

    1.   Aprovação da Súmula da 373ª Reunião Ordinária do DQA.

    2.     Expediente:

    2.1. Informes do Chefe do Departamento;

    2.2. Informes dos Representantes de Comissões;

    2.3. Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.

    3. Ordem do Dia:

    3.1. Solicitação do Prof. Dr. Lauro Tatsuo Kubota para que o Dr. Renato Sousa Lima seja credenciado como Pesquisador Colaborador junto ao DQA/IQ, a partir de 13/04/2015, por 2 anos, para desenvolver o projeto intitulado: “Microemulsificação em química analítica: desenvolvimento de plataformas microfluídicas integrando detecção por smartphone para análises point-of-care.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador Colaborador);

    3.2. Solicitação do Prof. Dr. Marcos Nogueira Eberlin para que o Dr. Nicolas Vilczaki Schwab seja credenciado como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ,no período de 06/04/2015 a 31/05/2017, para desenvolver o projeto intitulado: “Estudo do perfil químico de tumores cerebrais pediátricos através de geração de imagens por técnicas analíticas.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

    3.3. Prestação de serviço de 04 horas semanais a ser executada pelo Prof. Dr. Ronei Jesus Poppi, no âmbito do Contrato de Prestação de Serviços entre a UNICAMP/FUNCAMP/SOUZA CRUZ S.A., para realização de estudos quimiométricos, Proc. 11-P-04735/15;

    3.4. Assuntos de Graduação

    3.4.1. Indicação de docente ao “Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação”;

    3.4.2. Designação dos docentes e indicação das disciplinas que serão oferecidas pelo DQA para a Graduação, no 2º Semestre/2015 (OBS: Para as disciplinas de Tópicos Especiais indicar a ementa e a bibliografia);

    3.5. Assuntos de Pós-Graduação

    3.5.1. Designação dos docentes e indicação das disciplinas que serão oferecidas pelo DQA para a Pós-Graduação, no 2º Semestre/2015 (OBS: Para as disciplinas de Tópicos Especiais indicar ementa, nº de créditos, nº mínimo e máximo de alunos e bibliografia; demais disciplinas indicar nº mínimo e máximo de alunos);

    4. Palavra Aberta.

     


     

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 373ª Reunião do DQA – Ordinária
    Dia: 10/04/2015 – sexta-feira
    Horário: 14 horas
    Local: H-102

     

     1.   Aprovação das Súmulas da 371ª Reunião Extraordinária do DQA e 372ª Reunião Extraordinária do DQA.
    2.     Expediente:

    2.1. Informes do Chefe do Departamento;

    2.2. Informes dos Representantes de Comissões;

    2.3. Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.
    3. Ordem do Dia:

    3.1. Aprovação do Relatório de Atividades do Prof. Dr. Fabio Augusto referente ao período de 03/2011 a 02/2015, com base no Parecer do Relator do Departamento, Prof. Dr. Matthieu Tubino;

    3.2. Aprovação do Contrato de Prestação de Serviços entre UNICAMP/FUNCAMP/MEDLEY, cujo objeto é a consultoria especializada na prestação de serviços com base nos critérios de Quality by Design, por meio de métodos de planejamento de experimentos específicos, de interesse da Profa. Márcia Cristina Breitkreitz;

    3.3. Solicitação da Profa. Dra. Anne Hélène Fostier para que a Dra. Fernanda do Nascimento Costa seja credenciada como Pesquisadora de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 07/04/2015 a 31/05/2015, para desenvolver o projeto intitulado: “Especiação de arsênio na região de Nhecolândia” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

    3.4. Solicitação do Prof. Dr. Marcos Nogueira Eberlin para que o Dr. Nicolas Vilczaki Schwab seja credenciado como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 06/04/2015 a 31/05/2017, para desenvolver o projeto intitulado: “Estudo do perfil químico de tumores cerebrais pediátricos através de geração de imagens por técnicas analíticas.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

    3.5. Abertura de Concurso para Professor Doutor, nível MS-3.1, na área de Análise Química Instrumental, na disciplina QA 316 – Definição de perfil e edital;

    3.6. Assuntos de Graduação

          3.6.1. Proposta de alteração de pré-requisito da disciplina QA 815;
          3.6.2. Proposta de tradução de programas das disciplinas do DQA em inglês;

    3.7. Assuntos de Pós-Graduação

          3.7.1. Indicação de um docente para atuar como Representante do Departamento de Química Analítica junto à Comissão de Pós-Graduação, em substituição ao 2º Suplente Prof. Dr. Fabio Augusto, durante o período de sua licença sabática de 1° de fevereiro de 2015 a 31 de julho de 2015;

          3.7.2.Solicitação do Prof. Dr. Marcos Nogueira Eberlin para que seu aluno de doutorado, Fábio Neves dos Santos, seja coorientado pela Profa. Dra. Edna Dora Martins Newman Luz ( PhD em Fitopatologia e Fiscal Federal Agropecuário MAPA/CEPLAC/CEPEC );

    4. Palavra Aberta.

     


     

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA
    Pauta da 371ª Reunião do DQA – Extraordinária
    Dia: 06/03/2015 – sexta-feira
    Horário: 14 horas
    Local: IQ-14

     

    1.   Aprovação das Súmulas da 367ª Reunião Ordinária do DQA, 368ª Reunião Ordinária do DQA, 369ª Reunião Extraordinária do DQA e 370ª Reunião Ordinária do DQA

    2. Expediente:

        2.1. Informes do Chefe do Departamento;
    2.2. Informes dos Representantes de Comissões;
    2.3. Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.

    3. Ordem do Dia:

    3.1. Referendar a aprovação dada pelo Chefe do DQA, ad referendum do Conselho do Departamento, à solicitação do Pesquisador Colaborador Dr. Wilson de Figueiredo Jardim para alteração de orientação e coorientação do aluno Thiago de Alencar Neves, que passa a ser conforme segue: Orientador: Prof. Dr. Jarbas José Rodrigues Rohwedder e Coorientador: Dr. Wilson de Figueiredo Jardim;

    3.2. Referendar a aprovação dada pelo Chefe do DQA, ad referendum do Conselho do Departamento, à solicitação do Prof. Dr. Lauro Tatsuo Kubota para que o Dr. Carlos César Bof Bufon seja credenciado como Pesquisador Colaborador junto ao DQA/IQ, a partir de 01/02/2015, por dois anos, para desenvolver o projeto intitulado: “Fabricação e caracterização de dispositivos baseados em nanomembranas hibridas”;

    3.3. Referendar a aprovação dada pelo Vice-Chefe do DQA, ad referendum do Conselho do Departamento, à solicitação do Prof. Dr. Ivo Milton R. Jr. para que o Prof. Dr. Wilson de Figueiredo Jardim renove sua permanência no Programa de Pesquisador Colaborador junto ao DQA/IQ, a partir de 02/02/2015, por dois anos, para desenvolver o projeto intitulado: “Contaminantes Emergentes em Mananciais e Águas de Abastecimento Público”;

    3.4. Solicitação da Profa. Dra. Solange Cadore para que a Dra. Daiane Placido Torres seja credenciada como Pesquisadora Colaboradora junto ao DQA/IQ, a partir de 02/03/2015, por 2 anos, para desenvolver o projeto intitulado: “Investigação de elementos essenciais e não essenciais e de espécies de mercúrio em tecidos de caranguejos expostos por meio de dieta a compostos de mercúrio com ou sem selênio pelo emprego de cromatografia líquida e espectrometria de massas.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador Colaborador);

    3.5. Solicitação da Profa. Dra. Carla Beatriz Grespan Bottoli para que seja renovado o credenciamento da Dra. Carla Grazieli Azevedo da Silva como Pesquisadora de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 01/03/2015 a 29/02/2016, para desenvolver o projeto intitulado: “Preparação de colunas capilares monolíticas a base de sílica e óxidos mistos com poli(metiloctilsiloxano) termicamente imobilizado para uso em cromatografia líquida capilar.” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

    3.6. Aprovação do Contrato de Prestação de Serviços entre UNICAMP/FUNCAMP/SOUZA CRUZ S.A., cujo objeto é a prestação dos serviços de estudos quimiométricos, de interesse do Prof. Ronei Jesus Poppi;

    3.7. Aprovação do Convênio de Cooperação entre UNICAMP/FUNCAMP/PIRELLI PNEUS LTDA, cujo objeto é a ampla cooperação entre os partícipes, com a finalidade de desenvolver pesquisas, tecnologias e promover o intercâmbio de conhecimento em temas associados à fabricação e controle de qualidade dos produtos Pirelli, além dos aspectos relacionados ao seu uso e destinação final, de interesse do Prof. Celio Pasquini;

    3.8. Aprovação do Termo Aditivo n° 01 ao Convênio de Cooperação entre UNICAMP/FUNCAMP/PIRELLI PNEUS LTDA, cujo objeto é a assessoria do Instituto de Química da UNICAMP aos representantes da PIRELLI, de interesse do Prof. Celio Pasquini;

    3.9. Aprovação do Termo Aditivo n° 01 ao Contrato de Prestação de Serviços de Consultoria entre UNICAMP/FUNCAMP/KLABIN S.A., cujo objeto é prorrogar o prazo de vigência por 02 (dois) anos, encerrando-se, portanto, em 28/02/2017, de interesse do Prof. Celio Pasquini;

    3.10. Aprovação do calendário de reuniões do DQA no 1º Semestre de 2015, a saber: 06/03, 14h; 10/04, 14h; 08/05, 14h e 12/06, 14h;

    3.11. Assuntos de Pós-Graduação

    3.11.1. Solicitação do Prof. Dr. José Alberto Fracassi da Silva para que sua aluna de mestrado, Gabriela Brito Almeida, seja coorientada pelo Prof. Dr. Ronei Jesus Poppi;

    3.11.2. Solicitação do Prof. Dr. Marcos Nogueira Eberlin para que seu aluno de doutorado, Fábio Neves dos Santos, seja coorientado pela Profa. Dra. Edna  Dora Martins Newman Luz ( PhD em Fitopatologia e Fiscal Federal Agropecuário MAPA/CEPLAC/CEPEC );

    4. Palavra Aberta.

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 372ª Reunião do DQA – Extraordinária
    Dia: 20/03/2015 – sexta-feira
    Horário: 15 horas
    Local: E-312

     

    1.     Ordem do Dia:

           1.1.  Deliberação sobre abertura de concurso de Professor Doutor.

    2.     Palavra Aberta.

     


  • Pauta 370 – DQA – 04/12/2014

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 370ª Reunião do DQA – Ordinária
    Dia: 04/12/2014 – quinta-feira
    Horário: 10 horas
    Local: H-102

     

    1.     Aprovação das Súmulas da 365ª Reunião Extraordinária do DQA e 366ª Reunião Ordinária do DQA

    2.     Expediente:

    2.1. Informes do Chefe do Departamento;
    2.2. Informes dos Representantes de Comissões;
    2.3. Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.

            3.   Ordem do Dia:

    3.1. Solicitação da Profa. Dra. Solange Cadore para que a Dra. Catarinie Diniz Pereira seja credenciada como Pesquisadora Colaboradora junto ao DQA/IQ, a partir de 01/01/2015, por dois anos, para desenvolver o projeto intitulado: “Estudos sobre a bioacessibilidade e biodisponibilidade de contaminantes inorgânicos em ervas” (OBS:encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador Colaborador);

    3.2. Solicitação do Prof. Dr. Ronei Jesus Poppi para que seja renovado o credenciamento do Dr. José Augusto da Col como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 01/02/2015 a 31/01/2016, para desenvolver o projeto intitulado: “Espectroscopia de imagem na região do infravermelho próximo para estudos em formulações de fármacos pouco solúveis” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

    3.3. Solicitação da Profa. Dra. Susanne Rath para que a Dra. Sandra Maria Dal Bosco seja credenciada como Pesquisadora de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 27/11/2014 a 31/10/2016, para desenvolver o projeto intitulado: “Dinâmica de antimicrobianos macrolídeos em solos” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

    3.4. Discussão das áreas para abertura de concurso de Professor Doutor;

                 4.   Palavra Aberta.

     


    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 369ª Reunião do DQA – Extraordinária
    Dia: 19/11/2014 – quarta-feira
    Horário: 9 horas
    Local: H-102

     

    1.     Expediente:

    1.1. Informes do Chefe do Departamento;
    1.2. Informes dos Representantes de Comissões;
    1.3. Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.

    2. Ordem do Dia:

    2.1. Assuntos de Graduação
    2.1.1. Designação dos docentes e indicação das disciplinas que serão oferecidas pelo DQA para a Graduação, no 1º Semestre/2015 (OBS: Para as disciplinas de Tópicos Especiais indicar a ementa e a bibliografia);

    2.2. Assuntos de Pós-Graduação
    2.2.1. Designação dos docentes e indicação das disciplinas que serão oferecidas pelo DQA para a Pós-Graduação, no 1º Semestre/2015 (OBS: Para as disciplinas de Tópicos Especiais indicar ementanº de créditos, nº mínimo e máximo de alunos e bibliografia; demais disciplinas indicar nº mínimo e máximo de alunos);

    3. Palavra Aberta.

     


     

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 368ª Reunião do DQA – Ordinária
    Dia: 06/11/2014 – quinta-feira
    Horário: 10 horas
    Local: H-102

    1.     Expediente:

    1.1. Informes do Chefe do Departamento;
    1.2. Informes dos Representantes de Comissões;
    1.3. Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.

    2. Ordem do Dia:

    2.1. Homologação da indicação feita pelo Chefe do DQA, ad referendum do Conselho do Departamento, dos representantes do DQA junto à Comissão de Graduação, no período de 26/10/2014 a 25/10/2016, com base no resultado das eleições ocorridas em 06/10/2014: Profa. Dra. Adriana Vitorino Rossi – Titular, Profa. Dra. Susanne Rath – 1º Suplente e Profa. Dra. Anne Hélène Fostier – 2º Suplente;

    2.2. Indicação de representante do DQA junto à Comissão de Extensão, para o período de 17/12/2014 a 16/12/2016;

    2.3. Solicitação da Profa. Dra. Susanne Rath para que o Dr. Caio Alexandre Augusto Rodrigues da Silva seja credenciado como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 23/10/2014 a 30/09/2016, para desenvolver o projeto intitulado: “Identificação dos intermediários formados durante a degradação de fármacos veterinários por processos oxidativos avançados” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

    2.4. Solicitação do Prof. Dr. Marco Aurélio Zezzi Arruda para que o Dr. Gustavo de Souza Pessôa seja credenciado como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 15/10/2014 a 30/09/2015, para desenvolver o projeto intitulado: “Avaliação do perfil proteômico em amostras de soro sanguíneo de pacientes com transtorno bipolar” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

    2.5. Solicitação do Prof. Dr. Lauro Tatsuo Kubota para que seja renovado o credenciamento do Dr. José Ricardo Cezar Salgado como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 01/12/2014 a 30/11/2015, para desenvolver o projeto intitulado: “Desenvolvimento de eletrocatalisadores suportados em substratos de carbono e nanotubos de carbono funcionalizados para eletro-oxidação de carboidratos” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

    2.6. Solicitação do Prof. Dr. Ivo Milton Raimundo Junior para que seja renovado o credenciamento da Dra. Paula Regina Fortes como Pesquisadora de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 01/11/2014 a 31/07/2015, para desenvolver o projeto intitulado: “Optical Sensor Technologies for Environmental, Medical, and Process Analytics (OSTEMPA)” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

    2.7. Solicitação da Profa. Dra. Márcia Cristina Breitkreitz para ministrar o curso de extensão “Planejamento e Otimização Experimental Aplicados ao Desenvolvimento Farmacêutico”, de 32 horas;

    2.8. Aprovação do pedido de Licença Sabática do Prof. Dr. Fábio Augusto, para o período de 1° de fevereiro de 2015 a 31 de julho de 2015;

    2.9. Assuntos de Pós-Graduação

         2.9.1. Solicitação do Prof. Dr. Matthieu Tubino para que sua aluna de doutorado, Patrícia Tonon de Souza, seja coorientada pelo Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles (Departamento de Engenharia de Alimentos – DEA, da FEA/UNICAMP);

    3. Palavra Aberta.

     


     

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 367ª Reunião do DQA – Ordinária
    Dia: 09/10/2014 – quinta-feira
    Horário: 10 horas
    Local: H-102

     

    1. Aprovação das Súmulas da 363ª e da 364ª Reunião do DQA

    2. Expediente:

               2.1. Informes do Chefe do Departamento;
               2.2. Informes dos Representantes de Comissões;
               2.3. Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.

    3. Ordem do Dia:

          3.1. Referendar a indicação feita pelo Chefe do DQA, ad referendum do Conselho do Departamento, da Comissão Específica para análise das inscrições ao Processo de Promoção por Mérito, a saber Prof. Dr. Jarbas José Rodrigues Rohwedder e Prof. Dr. Ronei Jesus Poppi;

               3.2. Solicitação do Prof. Dr. Dosil Pereira de Jesus para que a Dra. Mariana Roberto Gama Sato seja credenciada como Pesquisadora Colaboradora junto ao DQA/IQ, a partir de 18/09/2014, por dois anos, para desenvolver o projeto intitulado: “Desenvolvimento de Dispositivos Microfluídicos com Eletroextração em Membrana e Eletroforese Capilar para Aplicações em Análises Químicas” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador Colaborador);

    3.3. Solicitação do Prof. Dr. Lauro Tatsuo Kubota para que a Dra. Viviane Grassi Bolis seja credenciada como Pesquisadora de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 19/09/2014 a 31/05/2015, para desenvolver o projeto intitulado: “Eletrodeposição por meniscos confinados de nanoestruturas para construção de sensores eletroquímicos” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

               3.4. Indicação de representantes (titular e suplente) do DQA junto à Comissão de Biblioteca/IQ, com mandato a partir de 26/10/2014, por dois anos;

               3.5. Manifestação sobre a inscrição ao Processo de Promoção por Mérito, nos termos do Artigo 3º da Deliberação CONSU-A-003/2011, da Profa. Dra. Ana Valéria Colnaghi Siminoto Cantú (de MS-3.1 para MS-3.2), com base no parecer da Comissão Específica para análise das inscrições ao Processo de Promoção por Mérito;

    3.6. Início da discussão das áreas para abertura de concurso de Professor Doutor;

               3.7. Assuntos de Graduação

                3.7.1. Discussão de propostas a serem encaminhadas ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de bacharelado do Instituto de Química;

              3.8. Assuntos de Pós-Graduação

                      3.8.1. Discussão sobre a atualização da produtividade dos docentes no currículo Lattes e no relatório anual da CAPES;

    4. Palavra Aberta.

     


     

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 366ª Reunião do DQA – Ordinária
    Dia: 04/09/2014 – quinta-feira
    Horário: 10 horas
    Local: H-102

     

    1. Expediente:
    1.1. Informes do Chefe do Departamento;
    1.2. Informes dos Representantes de Comissões;
    1.3. Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.          

    2. Ordem do Dia:

        2.1. Referendar a indicação feita pelo Chefe do DQA, ad referendum do Conselho do Departamento, da Comissão Especial para Avaliação das Inscrições ao Processo Seletivo Sumário na área de Química Analítica, com a seguinte composição: Profa. Dra. Adriana Vitorino Rossi e Prof. Dr. Dosil Pereira de Jesus;

        2.2. Solicitação do Prof. Dr. Lauro Tatsuo Kubota para que seja renovado o credenciamento do Dr. Ronaldo Adriano Timm como Pesquisadora de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 01/10/2014 a 30/09/2015, para desenvolver o projeto intitulado: “Investigation of Adsorption in Graphene and Graphene Oxide by Raman Spectroeletrochemistry” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

        2.3. Solicitação do Prof. Dr. Fabio Augusto para que a Dra. Fabiana Alves de Lima Ribeiro seja credenciada como Pesquisadora Colaboradora junto ao DQA/IQ, a partir de 01/10/2014, por dois anos, para desenvolver o projeto intitulado: “Cromatografia Gasosa Bidimensional Abrangente com detecção Espectrométrica de Massas Quadrupolar (GC’GC-qMS): Desenvolvimentos Fundamentais e Aplicações em Metabolômica” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador Colaborador);

        2.4. Aprovação do Relatório de Atividades da Profa. Dra. Isabel Cristina Salles Fontes Jardim referente ao período de 07/2009 a 06/2014, com base no Parecer do Relator do Departamento, Prof. Dr. Fabio Augusto;

        2.5. Aprovação das inscrições ao Processo Seletivo Sumário na área de Química Analíticana disciplina QA-282, com base no parecer emitido pela Comissão Especial para Avaliação das Inscrições;

        2.6. Indicação da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Sumário na área de Química Analíticana disciplina QA-282;

        2.7. Solicitação da Profa. Dra. Carla Beatriz Grespan Bottoli para ocupar a bancada e espaço físico do laboratório A2-113 (Bl. A), atualmente ocupados pela Profa. Dra. Carol Hollingworth Collins;

        2.8. Assuntos de Graduação

               2.8.1. Apresentação do relatório do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de bacharelado do Instituto de Química;

        2.9. Assuntos de Pós-Graduação

               2.9.1. Credenciamento da Profa. Dra. Cassina Carolina Montagner Raimundo como Professor Pleno junto à Pós-Graduação do Instituto de Química.

    3. Palavra Aberta.

     


     

    DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA

    Pauta da 365ª Reunião do DQA – Extraordinária
    Dia: 07/08/2014 – quinta-feira
    Horário: 10 horas
    Local: H-102

    1.     Expediente:

    1.1. Informes do Chefe do Departamento;

    1.2. Informes dos Representantes de Comissões;

    1.3. Comunicados dos coordenadores sobre as disciplinas oferecidas pelo DQA.

    2. Ordem do Dia:

    2.1. Referendar a aprovação dada pelo Chefe do DQA, ad referendum do Conselho do Departamento, à proposta de Jovem Pesquisador apresentada pelo Dr. Leandro Wang Hantao, com base no parecer exarado pelo Prof. Dr. José Alberto Fracassi da Silva.

    2.2. Referendar a aprovação dada pelo Vice-Chefe do DQA, ad referendum do Conselho do Departamento, à solicitação do Prof. Dr. Marco Aurélio Zezzi Arruda para que seja renovado o credenciamento da Dra. Josiane Meire Toloti Carneiro como Pesquisadora de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 01/07/2014 a 30/09/2014, para desenvolver o projeto intitulado: “Estratégias analíticas para separação, caracterização e quantificação de metaloproteínas de plantas de Arabidopsis thaliana para estudos da influência do silício na indução a resistência ao estresse oxidativo provocados por metais” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

     2.3. Referendar a aprovação dada pelo Chefe do DQA, ad referendum do Conselho do Departamento, à solicitação do Prof. Dr. Lauro Tatsuo Kubota para que o Dr. Murilo Santhiago seja credenciado como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ, no período de 10/06/2014 a 29/02/2016, para desenvolver o projeto intitulado: “Dispositivos microfluídicos com detecção eletroquímica para a extração e detecção de compostos de interesse biológico” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

     2.4. Solicitação do Prof. Dr. Lauro Tatsuo Kubota para que o Dr. José Ricardo Cezar Salgado seja credenciado como Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao DQA/IQ,no período de 09/06/2014 a 30/11/2014, para desenvolver o projeto intitulado: “Desenvolvimento de eletrocatalisadores suportados em substratos de carbono e nanotubos de carbono funcionalizados para eletrooxidação de carboidratos” (OBS: encontra-se disponível nesta Secretaria para consulta a documentação exigida para Pesquisador de Pós-Doutorado);

     2.5. Aprovação do calendário de reuniões do DQA no 2º Semestre de 2014, a saber: 07/08, 10h; 04/09, 10h; 09/10, 10h; 06/11, 10h e 04/12, 10h;

     2.6. Assuntos de Graduação

           2.6.1. Indicação de docente para o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação;

           2.6.2. Discussão sobre a possibilidade de alteração da distribuição da carga didática para o 2º semestre de 2014;

    2.7. Assuntos de Pós-Graduação

    2.7.1. Credenciamento da Dra. Márcia Cristina Breitkreitz como Professor Pleno junto à Pós-Graduação do Instituto de Química;

    2.7.2. Credenciamento da Dra. Alessandra Sussulini como Professor Pleno junto à Pós-Graduação do Instituto de Química.

    3. Palavra Aberta.

     


    • ​Pauta 364 – 09/06/2014
      • ​Pauta 364 – 09/06/2014Suplementar
    • ​​Pauta 363 – 12/05/2014
      • Pauta 363 – 12/05/2014Suplementar
    • Pauta 362 – 14/04/2014
      • Pauta 362 – 14/04/2014Suplementar
    • Pauta 361 – 10/03/2014
  • 2013

    Pauta 360 – 05/12/2013
    Pauta 358 – 24/10/2013
    Pauta 357 – 03/10/2013
    ​Pauta 356 – 05/09/2013
    Pauta 356 – 05/09/2013Suplementar
    Pauta 355 – 12/08/2013
    Pauta 354 – 13/06/2013
    Pauta 353 – 16/05/2013
    Pauta 352 – 25/04/2013
    Pauta 351 – 11/04/2013
    Pauta 351 – 11/04/2013Suplementar
    Pauta 350 – 14/03/2013

    2012

    Pauta 349 – 06/12/2012
    Pauta 348 – 12/11/2012
    Pauta 347 – 08/10/2012
    Pauta 346 – 17/09/2012
    Pauta 345 – 13/08/2012
    Pauta 344 – 11/06/2012
    Pauta 343 – 04/05/2012
    Pauta 342 – 13/04/2012 – Suplementar
    Pauta 342 – 13/04/2012
    Pauta 341 – 09/03/2012

    2011

    Pauta 340 – 06/12/2011
    Pauta 339 – 08/11/2011
    Pauta 338 – 04/10/2011
    Pauta 337 – 27/09/2011
    Pauta 336 – 06/09/2011
    Pauta 335 – 09/08/2011
    Pauta 334 – 06/06/2011 – SUPLEMENTAR
    Pauta 334 – 06/06/2011
    Pauta 333 – 09/05/2011
    Pauta 332 – 11/04/2011 – SUPLEMENTAR
    Pauta 332 – 11/04/2011
    Pauta 331 – 28/02/2011

    2010

    Pauta 330 – 16/12/2010
    Pauta 329 – 18/11/2010
    Pauta 328 – 04/11/2010
    Pauta 328 – 04/11/2010 – SUPLEMENTAR
    ​​​Pauta 327 – 07/10/2010

Comissões DQA

DOCENTES DO DQA INTEGRANTES DE COMISSÕES 
Comissão de Ingresso na Pós-Graduação no 1º Semestre/2022
– Prof. Dr. Fabio Augusto
– Prof. Dr. Jarbas José Rodrigues Rohwedder
CPG/IQ – Mandato: 01/11/2020 a 31/10/2022
– Profa. Dra. Ana Valéria Colnaghi Simionato – titular
– Profa. Dra. Alessandra Sussulini – 1º Suplente
– Prof. Dr. Dosil Pereira de Jesus – 2º Suplente
CG/IQ – Mandato: 26/10/2020 a 25/10/2022
– Profa. Dra. Cassiana Carolina Montagner – Titular
– Prof. Dr. Gildo Girotto Junior – 1° Suplente
– Profa. Dra. Alessandra Sussulini – 2° Suplente
Comissão de Extensão – Mandato: 17/12/2020 a 16/12/2022
– Márcia Cristina Breitkreitz
Comissão de Segurança – Mandato: 01/09/2021 a 31/08/2023
– Prof. Dr. Ivo Milton Raimundo Junior – Titular
– Prof. Dr. William Reis de Araujo – Suplente
Comissão de Biblioteca-IQ – Mandato: 26/10/2021 a 25/10/2022
– Prof. William Reis de Araujo – Titular
– Prof. Jarbas José Rodrigues Rohwedder – Suplente
Núcleo Docente Estruturante -IQ – Mandato: 24/01/2022 a 23/01/2024
– Profa. Alessandra Sussuluni – Titular
– Prof. Leandro Wang Hantao – Suplente
Comissão Interna de Biossegurança-IQ 
– Profa. Ana Valéria Colnaghi Simionato

Menu de acesso rápido IQ Unicamp

Bem-vindo ao menu de acesso rápido do IQ Unicamp.

Utilize os botões abaixo para acesso facilitado às principais áreas do website.