Serviços

da Biblioteca do IQ Unicamp

Serviços

  • Aberta ao público em geral, dá acesso aos livros, periódicos, uso de computadores ligados à rede para acesso a banco de dados. Não é permitido empréstimos para quem não possui vínculo com a universidade e cadastro no SBU.

  • Serviço que permite o usuário com vínculo com a Unicamp e cadastro junto ao SBU atualizado o empréstimo domiciliar de material bibliográfico, inclusive periódicos. Para efetivar empréstimo, é necessário estar de posse da carteira estudantil / funcional, ter biometria cadastrada ou senha vinculada ao cadastro. No caso de esquecimento de senha, solicite ao atendente o lembrete que será encaminhado ao e-mail registrado na ocasião da realização do cadastro. 

    É importante ressaltar que o prazo de devolução de materiais bibliográficos e a quantidade de itens que podem ser emprestados variam de acordo com o tipo de vínculo que o usuário possui com a universidade. Abaixo, estão elencadas as principais categorias e as respectivas informações.

  • Caso haja indisponibilidade de algum exemplar na BIQ ou no campus de Campinas, a biblioteca, mediante preenchimento de formulário, providenciará o empréstimo entre bibliotecas de materiais de outros campi. Este serviço é disponibilizado somente para a comunidade interna do IQ e não inclui o empréstimo de periódicos.

  • A BIQ solicita externamente, quando necessário, artigos de periódicos a que a universidade não tem acesso ou não possui. Para tal, é necessário realizar o preenchimento do formulário para esta finalidade.

  • A BIQ é responsável pela elaboração das fichas catalográficas de dissertações e teses defendidas no Instituto de Química. Para fazer a requisição, clique aqui.

  • Quando solicitado, a BIQ orienta usuários na apresentação de referências bibliográficas segundo normas da ABNT.

  • É oferecido auxílio na localização de obras impressas e eletrônicas.

  • Como solicitar checagem de similaridade de sua Dissertação ou Tese

    Conforme Instrução Normativa CCPG 03/2021, a Biblioteca será responsável pela checagem e devolutiva aos interessados com base no relatório gerado pelo sistema com o percentual de similaridade.

    Siga este passo a passo:

    1. O pedido deve ser feito via Google Forms pelo link https://forms.gle/wKQxy2sSoqkd2tmA6
    1. O(a) orientador(a) do requerente será consultado pela BIQ para dar, ou não, autorização para a continuidade do trâmite;
    1. Autorizada, a BIQ enviará ao requerente um link para o upload da dissertação ou tese, em arquivo em Word, conforme orientações abaixo:

     

    ATENÇÃO!

    Para trabalhos tradicionais, envie o arquivo finalizado dividido em dois:

    1º: com todos os elementos pré-textuais até sumário e as referências bibliográficas;

    2º: com resumo, abstract, todos os outros elementos do desenvolvimento do trabalho e anexos e apêndices.

     

    Para trabalhos alternativos

    • Mantenha no arquivo todos os artigos não publicados;
    • Para artigos publicados, mantenha apenas a página de referência do artigo.

     

    Autorizada, a BIQ emitirá, em até 5 dias úteis, o relatório de similaridade que será enviado ao aluno e ao docente orientador para dar prosseguimento aos trâmites para agendamento da defesa junto à CPG.

    Em caso de dúvidas, encaminhe um e-mail para .

Treinamentos

Sistema de Bibliotecas da Unicamp oferece, por meio do Programa de Competência à Informação, treinamentos para o uso de bases de dados e demais ferramentas para fins acadêmicos. Periodicamente, são divulgados na página inicial do SBU e por outras vias, como a página no Facebook da Biblioteca do IQ. Não deixe de acompanhar e participar.

Tutoriais

Menu de acesso rápido IQ Unicamp

Bem-vindo ao menu de acesso rápido do IQ Unicamp.

Utilize os botões abaixo para acesso facilitado às principais áreas do website.