Heloise de Oliveira Pastore Jensen

Departamento de Química Inorgânica, Pós-Graduação

MS-6 – Professor Titular | Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1984), Mestre em Química pela UNICAMP (1987), Doutora em Ciências pela UNICAMP e University of Toronto (1992), Professor Titular (Unicamp – 2007)

Instituto de Química – UNICAMP, Caixa Postal 6154, CEP: 13083-970, Campinas-SP.
Sala: B-218A
Fone: (19) 35213095
Fax: (19) 35213023

Departamento de Química Inorgânica

Pesquisa
O Grupo de Peneiras Moleculares Micro e Mesoporosas se dedica ao uso da experiência acumulada em mais de 25 anos no desenho e preparação de materiais porosos bi e tridimensionais (2D e 3D) para aplicações de interesse ambiental. Os esforços são dedicados principalmente à confecção de sólidos capazes de capturar CO2 do ar e diretamente de processos industriais, de fato, fotocatálise e catálise química de redução do gás previamente ancorado ou livre, estão atualmente sob estudo para controlar sua abundância na atmosfera. A purificação e dessalinização de água são outros desafios enfrentados com o uso dos sólidos elaborados e preparados no grupo, assim como os usos ambientalmente corretos do etanol para obtenção de outros insumos químicos industriais e combustíveis, além da elaboração de plásticos inteligentes e seus processos de degradação para reciclagem química e obtenção de combustíveis.

Currículo Lattes