Informações para Alunos

Encontre aqui todas as informações, links e detalhes que os alunos da Pós-graduação do IQ Unicamp precisam saber!

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Declarações Éticas

Sobre o a Obrigatoriedade da Declaração de Ética no SIGA e Documentos éticos necessários para iniciar as pesquisas que envolvam seres humanosanimaispatrimônio genético ou conhecimento tradicional associado

➡ TODOS os alunos devem realizar a Declaração de Ética no Sistema (mesmo que a pesquisa desenvolvida não utilize experimentação com seres humanos, animais, patrimônio genético ou conhecimento tradicional associado)

Formatação de Dissertação e Teses

  • Solicitamos atenção às Normas, pois verificamos que muitas dissertações e teses estão sendo devolvidas pela PRPG por não estarem de acordo com os padrões de formatação exigidos.

     Enquanto a formatação não for a adequada, a dissertação/tese não será homologada e o título não será concedido

    ☑ Leia atentamente a INFORMAÇÃO CCPG Nº 002/2021 e as ORIENTAÇÕES CPG-IQ

     Verifique se a dissertação/tese atende todas as normas de formatação antes do upload no Siga

     Verifique AQUI a lista dos erros mais comuns apresentados na versão final das dissertações/teses

     Verifique AQUI exemplos de Teses e Dissertações do IQ aprovadas pela PRPG

     

    INFORMAÇÃO CCPG Nº 002/2021 (volta ao início)

    Substitui Informação CCPG/001/2019

    Tendo em vista a necessidade de revisão da regulamentação das normas sobre o formato das dissertações de mestrado e teses de doutorado e com base no entendimento exarado no Parecer PG n° 1985/96, que trata da possibilidade da apresentação do conteúdo das dissertações e teses em formato alternativo ao já estabelecido tradicional, a CCPG resolve:

     

    Art. 1º O formato padrão das dissertações e teses de mestrado e doutorado da UNICAMP deverá obrigatoriamente conter as informações como seguem:

     

    I.   Páginas pré-textuais:

    1. Primeira folha dando visibilidade à Universidade, à Unidade de defesa, ao autor (a), título da dissertação/tese na língua em que o trabalho foi redigido – português,  inglês ou espanhol -, local e data. No caso de dissertação/tese redigida em inglês ou espanhol, além do título original do trabalho, obrigatoriamente, também deverá constar o título em português;

    2. Página de rosto dando visibilidade: ao nome do autor; ao título do trabalho; ao nível (mestrado ou doutorado); à área de concentração; ao nome do orientador e coorientador; ao local (cidade) e ao ano de depósito. Incluir informação, na parte inferior da página de que o arquivo digital corresponde à versão final da dissertação/tese defendida pelo aluno (nome) e orientada pelo (nome do Orientador).

    Nos casos de teses defendidas em Cotutela, logo abaixo do nível e da área de concentração, se houver, deverá ser inserida a informação em português e em inglês ou espanhol de que a tese foi produzida no âmbito de um Acordo de Cotutela firmado entre a Unicamp e a Universidade convenente.

    MODELOS (PARA USO OBRIGATÓRIO) – PRIMEIRA FOLHA E PÁGINA DE ROSTO (folhas 01 e 02):

    • Dissertação: Português Inglês / Espanhol
    • Tese: Português / Inglês / Espanhol
    • Cotutela: Inglês / Espanhol

    3. Ficha catalográfica

    Obs. 1) A elaboração da ficha catalográfica é solicitada pelo aluno exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no seguinte endereço https://ficha.sbu.unicamp.br/catalogonline2/. As informações fornecidas no formulário devem ser fidedignas à Ata de Defesa e ao Documento final (dissertação/tese entregue para homologação). A elaboração da Ficha Catalográfica deve ser feita exclusivamente por um(a) bibliotecário(a);

    Obs. 2) Caso o trabalho seja feito em Cotutela, será necessária a criação da Ficha Catalográfica, mesmo que não seja exigência da universidade parceira, e nela deverá ser informado o Acordo, o nome da Universidade convenente, o país e os nomes dos orientadores e coorientadores.

    4. Folha de aprovação, dando visibilidade à Comissão Examinadora com a informação de que a Ata da Defesa, assinada pelos membros da Comissão Examinadora, consta no SIGA/Sistema de Fluxo de Dissertação/Tese e na Secretaria do Programa da Unidade;

    MODELOS (PARA USO OBRIGATÓRIO)

    • Dissertação
    • Tese

    5. Dedicatória (opcional);

    6. Agradecimento (obrigatório quando se tratar de Dissertações e Teses que receberam bolsa e/ou auxílio financeiro, parcial ou integral, de agência(s) de fomento, que deverão ter seus nomes indicados por extenso e a indicação do(s) respectivo(s) número(s) do(s) processo(s));

    7. Resumo (redigido obrigatoriamente em português, máximo de 500 palavras);

    8. Abstract (resumo traduzido para o inglês);

    9. Resumo em uma terceira língua (opcional);

    10. Lista de ilustrações (opcional);

    11. Lista de Tabelas (opcional);

    12. Lista de Abreviaturas e Siglas (opcional);

    13. Lista de Símbolos (opcional);

    14. Sumário.

     

    II.   Elementos Textuais: Corpo da dissertação ou tese dividido em tópicos estruturados, segundo as necessidades da área de conhecimento.

     

    III.  Elementos Pós-Textuais:

    1.    Referências;

    2.    Apêndices;

    3.    Anexos.

     

    § 1° Todas as páginas deverão ser contadas; porém, as folhas pré-textuais (da primeira folha até o sumário) não são numeradasA numeração (contada continuamente) deverá figurar a partir da Introdução até a última folha do trabalho, em algarismos arábicos, no canto superior direito da página.

    § 2° A critério do autor e do orientador poderão ser incluídos: dedicatória; agradecimento; epígrafe; lista de: ilustrações, tabelas, abreviaturas e siglas, símbolos; apêndices; anexos.

    § 3° Caso o autor tenha recebido bolsa e/ou auxílio financeiro, parcial ou integral, de agência(s) de fomento, ele deverá atender à legislação vigente específica de cada uma delas quanto à necessidade de se fazer referência ao apoio recebido e ao número de processo. O(s) nome(s) da(s) Agência(s) deverá(ão) ser indicado(s) por extenso.

    § 4° A dissertação ou tese deverá ser redigida em português facultada a redação em inglês ou espanhol, com a concordância simultânea do orientador e orientado, conforme previsão no Regimento Geral da Pós-Graduação da Universidade.

    § 5° A defesa da dissertação ou tese, total ou parcialmente em inglês ou espanhol poderá ser realizada desde que haja concordância explícita (em documento escrito) do orientado, orientador e de todos os membros da comissão examinadora.

    § 6° A dissertação ou tese cujos conteúdos versarem sobre pesquisa envolvendo seres humanos, animais, biossegurança e patrimônio genético, deverá apresentar em anexo os respectivos documentos de aprovação obtidos nas instâncias competentes.

     

    Art. 2° A critério do orientador e com aprovação da CPG da Unidade, a dissertação ou tese poderá ter seu conteúdo apresentado em formato alternativo ao modelo tradicional, observado também o padrão indicado no Art. 1°.

    § 1° É considerado formato alternativo aquele em que as dissertações e teses, obrigatoriamente, apresentem os seguintes capítulos no corpo do trabalho: 1) Introdução; 2) Documentos publicados e/ou a publicar, como: sumário do(s) artigo(s), o(s) artigo(s) propriamente dito(s), sumário de livro(s), capítulo(s) de livro(s), com os dados referentes à publicação e/ou submissão; 3) Discussão (aplicável em casos de dois ou mais documentos e não obrigatória em casos de apenas um documento); 4) Conclusão; 5) Referências (apresentar as referências de todos os materiais bibliográficos citados na introdução, na discussão – se houver – e na conclusão).

    § 2° O(s) documento(s) publicado(s) ou a publicar deve(m) ser em revista(s) científica(s) ou anais de congresso(s) sujeito(s) à arbitragem, escrito(s) no(s) idioma(s) e na(s) norma(s) exigido(s) pelo(s) veículo(s) de divulgação.

    § 3º No caso de documento já publicado, o aluno deverá anexar a autorização da Editora para a sua inclusão na dissertação/tese.

    MODELO DE DECLARAÇÃO PARA FORMATO ALTERNATIVO

     

    Art. 3° É obrigatório o upload do trabalho completo em arquivo único inclusive contendo a Folha de Aprovação, Ficha catalográfica, Apêndices e Anexos no SIGA/Sistema de Fluxo de Dissertações e Teses. O arquivo digital não deve conter chaves que restrinja o acesso.

    Parágrafo único. Será obrigatório que o aluno autorize no SIGA/Sistema de Fluxo de Dissertações e Teses a reprodução, disponibilização na rede mundial de computadores – Internet – e permissão para a reprodução por meio eletrônico de seu trabalho.

     

    Art. 4° Caso o autor desejar a versão impressa da dissertação/tese, ele será o responsável pela reprodução.

     

    Art. 5º Quanto à apresentação, a dissertação/tese deverá ter o seguinte formato:

    I   – página tamanho A4 de dimensões 21 x 29,7 cm. A fonte utilizada pode ser escolhida entre Times New Roman, Arial, ou similar, em tamanho 12. É aconselhável o uso da fonte cor preta.

    II  – espacejamento:

    a)  entre linhas do texto e referências: espaço 1,5;

    b)  notas de rodapé e citações textuais longas: espaço simples – uso opcional para Resumo e Abstract;

    c)  margens:

    1)  superior: 3,0 cm

    2)  esquerda: 3,0 cm

    3)  direita: 2,0 cm

    4)  inferior: 2,0 cm

    5)  de parágrafos: 2,0 cm a partir da margem esquerda

    6)  de citação longa: 4,0 cm a partir da margem esquerda.

     

    Art. 6° Esta Instrução Normativa entrará em vigor a partir de sua aprovação na CCPG, revogadas as disposições em contrário, principalmente a Informação CCPG 001/2019.

    CCPG, 16/06/2021

    • Atenção: TODOS os alunos deverão inserir em “Agradecimentos”, no idioma do trabalho, uma das frases abaixo em parágrafo único (Portaria CAPES 206 -04/092018):

    “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”

    “This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”

    Ressaltamos que o financiamento aludido na  Portaria CAPES 206 de 04/09/2018 envolve não apenas o recebimento de bolsa de estudos da Capes, mas também o recebimento de qualquer tipo de apoio a atividades acadêmicas, as quais tenham feito uso de recursos de custeio, tais como os provenientes do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP).

    • Ainda em “Agradecimentos”, cada agência de fomento deve ser citada em um parágrafo exclusivo, ou seja, não agradecer duas agências no mesmo parágrafo.
    • Atentar-se à grafia/acentuação correta dos nomes dos docentes/membros que participaram da banca, que devem estar em conformidade com a ATA de defesa.
    • Não serão permitidas páginas em branco na dissertação/tese.
    • A redação e/ou a defesa da tese ou dissertação poderá ser na língua inglesa ou espanhola, desde que haja concordância do orientador, do aluno e dos membros da banca.
      A redação na língua inglesa ou espanhola não implica que a defesa deva ser necessariamente na mesma língua. A CPG deverá ser notificada por escrito sobre a concordância de todas as partes envolvidas (banca, incluindo os suplentes, orientador e aluno).
    • Referência: O aluno deve referenciar as citações utilizadas como nota de rodapé somente no formato alternativo de Dissertação/Tese, sendo que o padrão escolhido deve ser utilizado no documento como um todo. Para o formato padrão as referências devem constar apenas como elemento pós-textual.
    • Correção da Dissertação/Tese: após a defesa da dissertação/tese, e no prazo máximo de 60 dias, deverão ser corrigidos os erros tipográficos, gramaticais e outros apresentados pelos membros da Banca Examinadora e não refutados pelo aluno.
    • O aluno deverá inserir no sistema SIGA no site da DAC até o prazo citado acima o arquivo eletrônico, para verificação quanto a formatação determinada na Inf. CCPG 002/2018.
    • A CPG não arcará com qualquer custo associado à impressão e encadernamento de cópias em papel de teses, dissertações e exames de qualificação, sendo que os mesmos devem ser preferencialmente gerados e distribuídos eletronicamente aos membros da banca e outros interessados em formato digital (arquivo pdf). Se algum membro solicitar que seja encaminhada versão impressa deste documento, é de responsabilidade do aluno e do orientador a impressão do mesmo.

IMPORTANTE

Feito o upload da versão final da Dissertação/Tese, entregar na CPG a Certidão Negativa atestando que o aluno deverá estar em dia com a Instituição, incluindo a liberação fornecida pela Zeladoria, Biblioteca e Comissão de Segurança (descarte dos resíduos gerados durante o trabalho de dissertação/tese).

Alunos de mestrado que ingressaram no doutorado e que permanecerão no programa, colherão somente as assinaturas da sala de ressonância magnética, Comissão de Segurança e do orientador.

Esclarecemos que a CPG não dará prosseguimento na solicitação de homologação sem a apresentação da Certidão Negativa e a devolução do RA.

Formulários

Programa de Estágio Docente

1º semestre de 2024 – Período Suplementar

O período de inscrições para as vagas não preenchidas será de 28 de fevereiro a 06 de março de 2024 no site da DAC/SIGA (www.dac.unicamp.br):

  • O Programa de Estágio Docente (PED) é um programa institucional que possibilita o aperfeiçoamento da formação do estudante de Pós-Graduação para o estágio em experiência docente ou de apoio às atividades docentes. É um programa da Unicamp, atualmente regulamentado pela GR 071/2020, de 22 de junho de 2020. O estágio é semestral e pode ser remunerado ou voluntário.
    As inscrições, bem como todas as demais etapas, serão efetuadas exclusivamente através do SIGA/DAC.

    1º SEMESTRE DE 2024 – SELEÇÃO SUPLEMENTAR

    As inscrições, bem como todas as demais etapas, serão efetuadas exclusivamente através do SIGA.

    O período de inscrições será de 28 de fevereiro a 6 de março de 2024 no site da DAC/SIGA (www.dac.unicamp.br):

    Estudante → SIGA → PED → Inscrição



    Prazos importantes para atuações do EDITAL SUPLEMENTAR:

    • 28/02/2024 a 06/03/2024 – Inscrição dos ALUNOS no SIGA
    • 07/03/2024 a 08/03/2024 – Seleção dos alunos pela COMISSÃO PED IQ no SIGA
    • 11/03/2024 a 15/03/2024 – SUPERVISORES Inserem os Projetos das Disciplinas no SIGA
    • 11/03/2024 a 15/03/2024 – Confirmação da Participação pelo ALUNO no SIGA
    • 11/03/2024 a 15/03/2024 – Aceite do ORIENTADOR no SIGA
    • 13/06/2024 a 24/06/2024 – ALUNOS e SUPERVISORES realizam Relatório Final no SIGA

    Atenção: A sequência das atuações é:  Supervisor(a) publica projeto,  após a publicação pelo(a) supervisor(a), Aluno(a) efetua o confirmação e,  após aceite do(a) aluno(a), Orientador(a) autoriza. Todos os prazos ocorrem simultaneamente conforme acima.

     


    1º SEMESTRE DE 2024

    As inscrições, bem como todas as demais etapas, serão efetuadas exclusivamente através do SIGA.

    O período de inscrições será de 27 de novembro de 2023 a 02 de janeiro de 2024 no site da DAC/SIGA (www.dac.unicamp.br):

    Estudante → SIGA → PED → Inscrição



    Prazos importantes para atuações:

    • 27/11/2023 a 02/01/2024 – Inscrição dos ALUNOS no SIGA
    • 03/01/2024 a 19/01/2024 – Seleção dos alunos pela COMISSÃO PED IQ no SIGA
    • 22/01/2024 a 02/02/2024 – SUPERVISORES Inserem os Projetos das Disciplinas no SIGA
    • 22/01/2024 a 02/02/2024 – Confirmação da Participação pelo ALUNO no SIGA
    • 22/01/2024 a 02/02/2024 – Aceite do ORIENTADOR no SIGA
    • 13/06/2024 a 24/06/2024 – ALUNOS e SUPERVISORES realizam Relatório Final no SIGA

     

    Atenção: A sequência das atuações é:  Supervisor(a) publica projeto,  após a publicação pelo(a) supervisor(a), Aluno(a) efetua o confirmação e,  após aceite do(a) aluno(a), Orientador(a) autoriza. Todos os prazos ocorrem simultaneamente conforme acima.


    Tutoriais PED – SIGA/DAC:


    Normas e Projeto


    Seleções anteriores:


    2º semestre de 2023


    1º semestre de 2023


    Bolsista CAPES de Doutorado – Obrigatoriedade de participação (Art. 22 do Regulamento PROEX)

Relatórios

Alunos e docentes podem enviar e avaliar os relatórios anuais de atividades discentes através do sisPos (acesso via VPN)

Manuais de utilização:


Norma de Relatório de Atividades

Religamento para Defesa

RELIGAMENTO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE

Enquadram-se nessa situação os alunos desligados por integralização excedida que atendam aos requisitos da Deliberação CONSU A-10/2015 (Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da Unicamp).

Artigo 15 – Por solicitação do orientador e após análise da Comissão de Pós Graduação –  CPG, o aluno que teve a matrícula cancelada por prazo de integralização excedido poderá, excepcionalmente, matricular-se uma única vez, exclusivamente para a realização de defesa de dissertação ou tese, que deverá ser feita no prazo de até seis meses após seu religamento, desde que, cumulativamente, preencha os seguintes requisitos:

I – tenha concluído todos os créditos;

II – tenha sido aprovado em exame(s) de língua(s) estrangeira(s);

III – tenha sido aprovado em Exame de Qualificação;

IV – tenha concluído a redação da dissertação ou tese, com atestado do orientador de que completou todos os requisitos e está em condições de defesa.

Após verificação dos requisitos acima, o(a) orientador(a) deverá encaminhar à Secretaria de Pós-Graduação do IQ Carta de Solicitação de Religamento juntamente com os documentos necessários para solicitação de banca (já com data de defesa agendada) conforme constam no Link

Nos casos de religamento a solicitação devera ser encaminhadas à CPG  com pelo menos 45 dias de antecedência em relação à data pretendida para a defesa. Após analise da Comissão será encaminhada à DAC para providências.

Após aprovação da solicitação de religamento e banca o aluno deverá seguir todos os procedimentos descritos no site.

Seminários Obrigatórios

A presença dos alunos nos Seminários da Pós-Graduação será contabilizada APENAS com registro da ENTRADA e SAÍDA, da seguinte forma:

1) inserção do cartão no terminal de controle na entrada do Seminário – registro de entrada no Seminário
2) Inserção do cartão no terminal de controle ao final do Seminário – registro de saída do Seminário

Norma para Seminários: link



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