O Prof. Dr. João Paulo Vita Damasceno, docente do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da Unicamp, foi selecionado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e, em seguida, pelo Comitê do Lindau Nobel Laureate Meetings, para participar do 74º Lindau Nobel Laureate Meetings na categoria de jovem cientista do encontro de Química, realizado na cidade de Lindau, na Alemanha, em 2025.
O docente relatou que “essa oportunidade excepcional permitiu o contato com mais de 600 jovens cientistas de diferentes nacionalidades e de diversos estágios na carreira profissional além de 33 Laureados com o Nobel, dos quais 28 receberam o Prêmio Nobel de Química, resultando em discussões ímpares, extremamente enriquecedoras e inspiradoras”. Além disso, o Prof. João Paulo afirma que pôde “ouvir várias histórias sobre as trajetórias dos Laureados, suas inspirações, desafios e vivências, além de vários panoramas atuais em termos de carreira científica e em termos de temas de pesquisa”.
Fundada em 1951, a Lindau Nobel Laureate Meetings se tornou um fórum de abrangência global no qual diversas nacionalidades, gerações, culturas e áreas do saber se aproximam e colaboram juntas com uma missão: “educar, inspirar e conectar”.
- Entrada da ilha de Lindau com fotos dos Laureados.
- Foto do Prof. João Paulo no Hall de entrada do evento.
- Prof. Reinhard Genzel, Prêmio Nobel de Física em 2020 ‘pela descoberta de um objeto compacto supermassivo no centro de nossa galáxia’ e Prof. João Paulo.
- Prof. Ben L. Feringa, Prêmio Nobel de Química em 2016 ‘pelo design e síntese de máquinas moleculares’ e Prof. João Paulo.
- Prof. João Paulo e Prof. Moungi G. Bawendi, Prêmio Nobel de Química em 2023 ‘pela descoberta e síntese de quantum dots’.