Procedimentos Pré-Defesa
Procedimentos para Solicitação de Defesa
1º) Em atendimento à instrução CCPG Nº 3/2021, o primeiro procedimento a ser tomado pelo aluno(a)/orientador(a) será a verificação de similaridade textual e plágio do texto da dissertação ou tese pela Biblioteca do IQ (LINK). Após a checagem de similaridade, a BIQ emitirá um Relatório de Similaridade que deverá ser encaminhado pelo(a) orientador(a) juntamente com o formulário de Termo de Verificação de Similaridade. De acordo com a Instrução Normativa CPG nº 01/2022, é necessário o encaminhamento do Termo de Concordância pelo orientador, de acordo com o percentual de similaridade apurado pela BIQ,
- Termo de Concordância de Verificação de Similaridade – percentual de até 25%
- Termo de Concordância de Verificação de Similaridade – percentual superior a 25%
2º) O ALUNO deve preencher e enviar a Declaração de Ética no sistema SIGA/DAC, com validação do ORIENTADOR e secretaria (sem esta etapa concluída não será possível inserir a Defesa). Orientações: LINK e LINK
3º) ALUNO e ORIENTADOR devem entrar em contato com todos os membros da banca, inclusive suplentes internos e externos para agendamento final da data e horário da defesa. As bancas deverão seguir as orientações da INSTRUÇÃO NORMATIVA PRPG Nº 01/2021 e ser compostas da seguinte maneira:
MESTRADO
01 titular interno
01 titular externo
01 suplente interno
01 suplente externoDOUTORADO
02 titulares internos
02 titulares externos
01 suplente interno
02 suplentes externos4º) ORIENTADOR solicita, por e-mail à CPG-IQ, a banca com antecedência mínima de 40 dias da data da defesa. O email de solicitação deverá ser composto com os seguintes documentos de acordo com o nível:
MESTRADO
• Formulário de solicitação de Banca de DISSERTAÇÃO
• Resumo de 20 linhas do trabalho
• Parecer do Relatório de Similaridade emitido pela Biblioteca do Instituto de Química e Termo de Concordância de Verificação de SimilaridadeDOUTORADO
• Formulário de solicitação de Banca de TESE
• Resumo de 20 linhas do trabalho
• Cópia de trabalho (artigo ou patente) aceito ou publicado, de coautoria do(a) candidato(a) e relacionado ao tema da tese
• Parecer do Relatório de Similaridade emitido pela Biblioteca do Instituto de Química e Termo de Concordância de Verificação de Similaridade5º) Após aprovação da Banca pela CPG/IQ, providenciar imediatamente, por e-mail:
a) Preenchimento e envio do formulário de Cadastro de membros externo para os todos docentes externos (para atualização ou criação do cadastro destes);
b) Preenchimento e envio do Formulário de Auxílio ao membro externo (se aplicável) (Ler Informação)
6º) Assim que atendidos todos os itens acima, providenciar a inserção dos dados e exemplar da defesa no SIGA/DAC com, no mínimo, 35 dias de antecedência à data da defesa (até as 16h do dia do upload).
ATENÇÃO: Caso o membro externo da banca necessite de compra de passagem aérea para participação presencial, o prazo mínimo de antecedência à data da defesa para solicitar aprovação da banca junto à CPG é de 65 dias.
7º) Tutorial para inserção de dados da defesa no SIGA/DAC.
SOBRE O TEMPO DE APRESENTAÇÃO E ARGUIÇÃO DA DEFESA (MESTRADO E DOUTORADO):
• O (a) candidato (a) disporá de até 30 minutos para expor um resumo de seu trabalho
• Cada Membro da Comissão disporá de 60 minutos para efetuar as perguntas ao (a) candidato (a) e este respondê-las em forma de diálogoObservações
- Atenção! Qualquer alteração na banca deverá previamente comunicada e aprovada pela CPG (inclusive de suplente para titular).
- Alunos: A CPG não arcará com qualquer custo associado à impressão e encadernamento de cópias em papel de dissertações, sendo os mesmos gerados e distribuídos eletronicamente (PDF) aos membros da banca. Se algum membro solicitar que seja encaminhada a versão impressa deste documento, é de responsabilidade de aluno e orientador a impressão do mesmo. Consulte cada membro da banca sobre a necessidade, em adição ao exemplar digital, também de um exemplar impresso. Uma versão da dissertação deve ser anexada no SIGA, caso não seja a versão final, avise a banca pois eles receberão o convite e o link de acesso ao exemplar.
Bancas Aprovadas
Mestrado
Aluno: Ícaro Levi Tomaz Nascimento
Banca aprovada ad referendum em 31/10/2025ORIENTADORA: Profa. Dra. Claudia Longo
TITULARES:
Prof. Dr. André Luiz Barboza Formiga
Dra. Giovanna Machado (Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste)SUPLENTES:
Prof. Dr. Juliano Alves Bonacin
Profa. Dra. Nakédia Maysa Freitas Carvalho (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)Aluno: Lucas Gonçalves Lopes
Banca aprovada ad referendum em 22/10/2025ORIENTADORA: Profa. Dra. Susanne Rath
TITULARES:
Prof. Dr. Ivo Milton Raimundo Junior
Profa. Dra. Adriana Pavesi Arisseto Bragotto (FEA-UNICAMP)SUPLENTES:
Prof. Dr. Jarbas José Rodrigues Rohwedder
Profa. Dra. Maria Eugenia Queiroz Nassur (USP)Aluna: Ana Júlia Santana Senna
Banca aprovada ad referendum em 20/10/2025ORIENTADOR: Prof. Dr. Fernando Antonio Santos Coelho
TITULARES:
Prof. Dr. Julio Cézar Pastre (IQ/Unicamp)
Profa. Dra. Cíntia Duarte de Freitas Milagre (UNESP)SUPLENTES:
Prof. Dr. Igor Dias Jurberg (IQ/Unicamp)
Prof. Dr. Alcindo Aparecido dos Santos (USP)Doutorado
Aluna: Symone Costa de Castro
Banca aprovada Ad Referendum em 05/11/2025ORIENTADORA: Profa. Dra. Ljubica Tasic
TITULARES:
Prof. Dr. Caio Gomide Otoni
Profa. Dra. Camila Alves de RezendeSUPLENTE
Prof. Dr. Watson LohMembros Externos:
TITULARES:
Dr. Luiz Alberto Colnago (EMBRAPA Instrumentação)
Prof. Dr. Valdeir Arantes (Universidade de São Paulo – USP)SUPLENTES:
Dra. Danijela Stanisic (Parexel: CRO & Biopharmaceutical Services)
Profa. Dra. Stephanie Fulaz Silva (University of Copenhagen)Aluna: Adriana Lucena de Sales
Banca aprovada Ad Referendum em 04/11/2025ORIENTADOR: Prof. Dr. Ivo M. Raimundo Jr.
TITULARES:
Prof. Dr. William Reis de Araújo
Prof. Dr. Javier Erick Lobatón VillaSUPLENTE
Profa. Dra. Rafaella Regina Alves PeixotoMembros Externos:
TITULARES:
Profa. Dra. Cassiana Seimi Nomura (Universidade de São Paulo – USP)
Prof. Dr. Fábio Rodrigo Piovezani Rocha (Universidade de São Paulo- USP)SUPLENTES:
Profa. Dra. Gisele Simone Lopes (Universidade Federal do Ceará – UFC)
Profa. Dra. Laís Araújo Souza (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE)Aluna: Eduarda Quadros Machado
Banca aprovada Ad Referendum em 31/10/2025ORIENTADOR: Prof. Dr. Marco Aurélio Zezzi Arruda
TITULARES:
Prof. Dr. Leandro Wang Hantao
Profa. Dra. Rafaella Regina Alves PeixotoSUPLENTE
Profa. Dra. Alessandra SussuliniMembros Externos:
TITULARES:
Prof. Dr. Valderi Luis Dressler (Universidade Federal de Santa Maria)
Profa. Dra. Maria Tereza Weitzel Dias Carneiro Lima (Universidade Federal do Espírito Santo)SUPLENTES:
Profa. Dra. Paola de Azevedo Mello (Universidade Federal de Santa Maria)
Profa. Dra. Tatiana Dillenburg Saint’Pierre (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)Aluna: Jussara Alves Penido
Banca aprovada Ad Referendum em 31/10/2025ORIENTADOR: Prof. Dr. Watson Loh
TITULARES:
Profa. Dra. Juliana da Silva Bernardes
Prof. Dr. Carlos Henrique Inacio RamosSUPLENTE
Profa. Dra. Camila RezendeMembros Externos:
TITULARES:
Profa. Dra. Fernanda Poletto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Dr. Lucas Caire da Silva (McGill University)SUPLENTES:
Dr. Leandro Ramos Souza Barbosa (Universidade de São Paulo)
Dra. Rosângela Itri (Universidade de São Paulo)Aluno: Guilherme Boenny Strapasson
Banca aprovada Ad Referendum em 30/10/2025ORIENTADORA: Profa. Dra. Daniela Zanchet
Membros Internos:
TITULARES:
Prof. Dr. João Batista Souza Junior
Prof. Dr. Diego Muraca (IFGW/UNICAMP)SUPLENTE
Prof. Dr. Italo Odone MazaliMembros Externos:
TITULARES:
Dr. Marco Andre Fraga (Instituto Nacional de Tecnologia)
Prof. Dr. Christian Wittee Lopes (Universidade Federal do Paraná)SUPLENTES:
Prof. Dr. Fabio Furlan Ferreira (Universidade Federal do ABC)
Prof. Dr. Paulo Filho Marques de Oliveira (Universidade de São Paulo)Aluna: Bianca Ferreira da Silva
Banca aprovada Ad Referendum em 21/10/2025ORIENTADORA: Profa. Dra. Carla Beatriz Grespan Bottoli
Membros Internos:
TITULARES:
Profa. Dra. Cassiana Carolina Montagner
Prof. Dr. Dosil Pereira de JesusSUPLENTE
Profa. Dra. Alessandra SussuliniMembros Externos:
TITULARES:
Profa. Dra. Maria Eliana Lopes Ribeiro de Queiroz (UFV)
Prof. Dr. Ednei Gilberto Primel (UFRG)SUPLENTES:
Prof. Dr. Álvaro José dos Santos Neto (USP- São Carlos)
Profa. Dra. Clésia Cristina Nascentes (UFMG)Aluna: Jéssica Costa Alvim
Banca aprovada Ad Referendum em 14/10/2025ORIENTADORA: Profa. Dra. Cláudia Longo
Membros Internos:
TITULARES:
Profa. Dra. Ana Flávia Nogueira
Profa. Dra. Jilian Nei de FreitasSUPLENTE
Prof. Dr. Diego Pereira dos SantosMembros Externos:
TITULARES:
Prof. Dr. Luiz Henrique Dall’Antonia (UEL)
Profa. Dra. Juliana Brito (UNESP)SUPLENTES:
Prof. Dr. Koiti Araki (USP)
Prof. Dr. Mauro Coelho dos Santos (UFABC)Aluna: Líllia Iamar Leite Maciel Gama
Banca aprovada Ad Referendum em 25/09/2025ORIENTADOR: Prof. Dr. William Reis de Araujo
Membros Internos:
TITULARES:
Prof. Dr. Pablo Sebastian Fernandez
Prof. Dr. Juliano Alves BonacinSUPLENTE
Prof. Dr. André L. B. FormigaMembros Externos:
TITULARES:
Prof. Dr. Rodrigo Alejandro Abarza Munoz (UFU)
Profa. Dra. Cristiane Luisa Jost (UFSC)SUPLENTES:
Profa. Dra. Adriana Santos Ribeiro (UFAL)
Profa. Dra. Ivana Cesarino (UNESP)Aluno: Carlos Alberto Rios
Banca aprovada Ad Referendum em 18/09/2025ORIENTADORA: Profa. Dra. Márcia Cristina Breitkreitz
Membros Internos:
TITULARES:
Prof. Dr. Diego Pereira dos Santos
Prof. Dr. Javier Erick Lobatón VillaSUPLENTE
Prof. Dr. Ivo Milton Raimundo JúniorMembros Externos:
TITULARES:
Profa. Dra. Mónica Benicia Mamián López (UFABC)
Profa. Dra. Mariana Ramos de Almeida (UFMG)SUPLENTES:
Prof. Dr. José Licarion Pinto Segundo Neto (UERJ)
Prof. Dr. Renato Lajarim Carneiro (UFSCAR)Aluno: Otto Daolio Köster
Banca aprovada Ad Referendum em 17/09/2025ORIENTADOR: Prof. Dr. Carlos Roque Duarte Correia
Membros Internos:
TITULARES:
Prof. Dr. Paulo Cesar Muniz de Lacerda Miranda
Prof. Dr. Emílio Carlos de Lucca JúniorSUPLENTE
Prof. Dr. Julio Cezar PastreMembros Externos:
TITULARES:
Prof. Dr. Cristiano Raminelli (UNIFESP)
Prof. Dr. Marco Antonio Barbosa Ferreira (UFSCAR)SUPLENTES:
Prof. Dr. Marcio Weber Paixão (UFSCAR)
Prof. Dr. Alcindo Aparecido dos Santos (USP)Aluno: André Luiz Melo Camelo
Banca aprovada Ad Referendum em 11/09/2025ORIENTADORA: Profa. Dra. Ana Valéria Colnaghi Simionato
Membros Internos:
TITULARES:
Profa. Dra. Taícia Pacheco Fill
Prof. Dr. José Alberto Fracassi da SilvaSUPLENTE
Prof. Dr. Javier Erick Lobatón VillaMembros Externos:
TITULARES:
Profa. Dra. Andreia de Melo Porcari (USF)
Dr. Bruno Rodrigues Lebani (AC Camargo Cancer Center)SUPLENTES:
Prof. Dr. Vinicius Verri Hernandes (University of Vienna)
Dra. Margareth Borges Coutinho Gallo (Fiocruz)Aluno: Eduardo José de Carvalho Junior
Banca aprovada Ad Referendum em 10/09/2025ORIENTADOR: Caio Costa Oliveira
Membros Internos:
TITULARES:
Prof. Dr. Carlos Roque Duarte Correia
Prof. Dr. Júlio Cezar PastreSUPLENTE
Prof. Dr. Igor Dias JurbergMembros Externos:
TITULARES:
Prof. Dr. Antônio Carlos Bender Burtoloso (USP)
Profa. Dra. Angélica Venturini Moro (UFRGS)SUPLENTES:
Prof. Dr. Cristiano Raminelli (UNIFESP)
Prof. Dr. Kleber Thiago de Oliveira (UFSCAR)Aluno: Giorgio Antoniolli
Banca aprovada Ad Referendum em 25/08/2025ORIENTADOR: Fernando Antonio Santos Coelho
Membros Internos:
TITULARES:
Prof. Dr. Emílio Carlos de Lucca Junior
Profa. Dra. Thaís Larissa Araujo de Oliveira SilvaSUPLENTE
Profa. Dra. Luciana Elena de Souza Fraga MachadoMembros Externos:
TITULARES:
Profa. Dra. Gisele Silvestre da Silva (Fiocruz – CE)
Prof. Dr. Marco Edilson Freire de Lima (UFR-RJ)SUPLENTES:
Profª Drª. Maria Teresa Salles Trevisan (UFC)
Prof. Dr. Samuel Pedro Dantas Marques (IFCE)Aluno: Hans Rolando Zamora Obando
Banca aprovada Ad Referendum em 21/08/2025ORIENTADORA: Ana Valéria Colnaghi Simionato
Membros Internos:
TITULARES:
Prof. Dr. Leandro Wang Hantao
Profa. Dra. Alexandra Christine Helena Frankland SawayaSUPLENTE
Profa. Dra. Ljubica TasicMembros Externos:
TITULARES:
Profa. Dra. Marina Franco Maggi Tavares (USP)
Dra. Flávia Zandonad (PUC-CAMPINAS)SUPLENTES:
Dr. Alex Castro (CNPEM)
Prof. Dr. Marcone Augusto Leal de Oliveira (UFJF)Aluna: Amanda Lemos Quintela
Banca aprovada Ad Referendum em 05/08/2025ORIENTADOR: Marco Aurélio Zezzi Arruda
Membros Internos:
TITULARES:
Profa. Dra. Taícia Pacheco Fill
Profa. Dra. Ljubica TasicSUPLENTE
Profa. Dra. Rafaella Regina Alves PeixotoMembros Externos:
TITULARES:
Dra. Lorena Mara Alexandre e Silva (EMBRAPA)
Dr. Luiz Alberto Colnago (EMBRAPA)SUPLENTES:
Profa. Dra. Glaucia Braz Alcantara (UFMS)
Prof. Dr. Gilson Costa dos Santos Junior (UERJ)
Procedimentos Pós-Defesa
↘ Após a Defesa da Dissertação/Tese, no prazo máximo de 24 horas, a ATA assinada por todos os membros e pelo aluno deve ser entregue na Secretaria de Pós-Graduação;
↘ Cadastro de Dados de Pesquisa no REDU
Todos os alunos de pós-graduação devem registrar os dados gerados em suas pesquisas no REDU, repositório oficial da Unicamp para preservação e compartilhamento de dados científicos.
Os dados podem ser depositados diretamente na plataforma ou, caso estejam armazenados em outro local, é necessário indicar essa informação no REDU por meio do preenchimento dos metadados correspondentes.
Para mais informações e manuais sobre o REDU acesse AQUI
↘ O aluno deverá providenciar a devolução da Cartão Universitário (RA) acompanhado da Certidão Negativa assinada pelos setores indicados do IQ até, no máximo, antes do upload da versão final da Dissertação/Tese no SIGA/DAC. (Enquanto a entrega do RA e Certidão negativa não forem realizados a versão final não será encaminhada para homologação)
- Certidão Negativa +Descarte de Resíduos (Obrigatório preenchimento dos dois formulários para entrega da Certidão Negativa)
- Orientações para obtenção das declarações por email com os devidos setores – LINK
↘ A versão final deve ser anexada no SIGA/DAC em até 60 dias após a data da defesa, impreterivelmente. Esta versão anexada deve seguir, na íntegra, todas as normas de formatação solicitadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação para que possa seguir para homologação.
- VER NORMA DE FORMATAÇÃO ❗
↘ Após a homologação da versão final realizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, os alunos que desejarem a impressão de exemplares em particular, deverão seguir procedimentos constantes em:
↘ ATENÇÃO: Procedimentos pós-defesa para EX-BOLSISTAS CNPq
Links rápidos
Utilize os botões abaixo para acesso rápido ao conteúdo desta página!
