Defesas

Todos os detalhes sobre Defesas na Pós do IQ

Procedimentos Pré-Defesa

  • 1º) Em atendimento à instrução CCPG Nº 3/2021, o primeiro procedimento a ser tomado pelo aluno(a)/orientador(a) será a verificação de similaridade textual e plágio do texto da dissertação ou tese pela Biblioteca do IQ (LINK). Após a checagem de similaridade, a BIQ emitirá um Relatório de Similaridade que deverá ser encaminhado pelo(a) orientador(a) juntamente com o formulário de Termo de Verificação de Similaridade. De acordo com a Instrução Normativa CPG nº 01/2022, é necessário o encaminhamento do Termo de Concordância pelo orientador, de acordo com o percentual de similaridade apurado pela BIQ,

     

    2º) ALUNO deve preencher e enviar a Declaração de Ética no sistema SIGA/DAC, com validação do ORIENTADOR e secretaria (sem esta etapa concluída não será possível inserir a Defesa). Orientações: LINK e LINK

    3º) ALUNO e ORIENTADOR devem entrar em contato com todos os membros da banca, inclusive suplentes internos e externos para agendamento final da data e horário da defesa. As bancas deverão seguir as orientações da INSTRUÇÃO NORMATIVA PRPG Nº 01/2021 e ser compostas da seguinte maneira:

    MESTRADO
    01 titular interno
    01 titular externo
    01 suplente interno
    01 suplente externo

    DOUTORADO
    02 titulares internos
    02 titulares externos
    01 suplente interno
    02 suplentes externos

    4º) ORIENTADOR solicita, por e-mail à CPG-IQ, a banca com antecedência mínima de 40 dias da data da defesa. O email de solicitação deverá ser composto com os seguintes documentos de acordo com o nível:

    MESTRADO
    Formulário de solicitação de Banca de DISSERTAÇÃO
    • Resumo de 20 linhas do trabalho
    • Parecer do Relatório de Similaridade emitido pela Biblioteca do Instituto de Química e Termo de Concordância de Verificação de Similaridade

    DOUTORADO
    Formulário de solicitação de Banca de TESE
    • Resumo de 20 linhas do trabalho
    • Cópia de trabalho (artigo ou patente) aceito ou publicado, de coautoria do(a) candidato(a) e relacionado ao tema da tese
    • Parecer do Relatório de Similaridade emitido pela Biblioteca do Instituto de Química e Termo de Concordância de Verificação de Similaridade

    5º) Após aprovação da Banca pela CPG/IQ, providenciar imediatamente, por e-mail:

    a) Preenchimento e envio do formulário de Cadastro de membros externo para os docentes externos;

    b) Solicitar à secretaria a reserva de uma sala;

    c) Preenchimento e envio do Formulário de Auxílio ao membro externo (se aplicável) (Ler Informação)

    6º) Assim que atendidos todos os itens acima, providenciar a inserção dos dados e exemplar da defesa no SIGA/DAC com, no mínimo, 35 dias de antecedência à data da defesa (até as 16h do dia do upload).

    7º) Tutorial para inserção de dados da defesa no SIGA/DAC.

    SOBRE O TEMPO DE APRESENTAÇÃO E ARGUIÇÃO DA DEFESA (MESTRADO E DOUTORADO):
    • O (a) candidato (a) disporá de até 30 minutos para expor um resumo de seu trabalho
    • Cada Membro da Comissão disporá de 60 minutos para efetuar as perguntas ao (a) candidato (a) e este respondê-las em forma de diálogo

    • Atenção! Qualquer alteração na banca deverá previamente comunicada e aprovada pela CPG (inclusive de suplente para titular).
    • Alunos: A CPG não arcará com qualquer custo associado à impressão e encadernamento de cópias em papel de dissertações, sendo os mesmos gerados e distribuídos eletronicamente (PDF) aos membros da banca. Se algum membro solicitar que seja encaminhada a versão impressa deste documento, é de responsabilidade de aluno e orientador a impressão do mesmo. Consulte cada membro da banca sobre a necessidade, em adição ao exemplar digital, também de um exemplar impresso. Uma versão da dissertação deve ser anexada no SIGA, caso não seja a versão final, avise a banca pois eles receberão o convite e o link de acesso ao exemplar.

Bancas Aprovadas

  • Aluno: Mateus Veras Pereira
    Banca aprovada Ad Referendum em 27/05/2023

    ORIENTADOR: Prof. Dr. Juliano Alves Bonacin

    Membros Internos:

    TITULAR:
    Prof. Dr. William Reis de Araujo

    SUPLENTE:
    Prof. Dr. Raphael Nagao de Sousa

    Membros Externos:

    TITULAR:
    Prof. Dr. Hudson Giovani Zanin (Universidade Estadual de Campinas)

    SUPLENTE
    Dra. Catia Crispilho Correa (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materias – CNPEM)


    Aluna: Bruna Eduarda Santos Simões
    Banca aprovada Ad Referendum em 24/05/2023

    ORIENTADORA: Profa. Dra. Ana Valéria Colnaghi Simionato

    Membros Internos:

    TITULAR:
    Prof. Dr. José Alberto Fracassi

    SUPLENTE:
    Prof. Dr. Dosil Pereira de Jesus

    Membros Externos:

    TITULAR:
    Prof. Dr. Marcone Augusto Leal de Oliveira (Universidade Federal de Juiz de Fora)

    SUPLENTE
    Prof. Dr. Emanuel Carrilho (Universidade de São Paulo)


    Aluna: Daniela Almeida Vieira Fogaça da Rocha
    Banca aprovada Ad Referendum em 16/05/2023

    ORIENTADOR: Prof. Dr. Edvaldo Sabadini

    Membros Internos:

    TITULAR:
    Prof. Dr. Claudio Francisco Tormena

    SUPLENTE:
    Prof. Dr. Celso Aparecido Bertran

    Membros Externos:

    TITULAR:
    Prof. Dr. Caio Gomide Otoni (Universidade Federal de São Carlos)

    SUPLENTE
    Dr. Rafael Fernando de Santi Ungarato (Dow Química)


     

  • Aluna: Flávia Elisa Galdino
    Banca aprovada Ad Referendum em 22/05/2023

    ORIENTADOR: Prof. Dr. Mateus Borba Cardoso

    Membros Internos:

    TITULARES:
    Prof. Dr. Watson Loh
    Prof. Dr. Marcelo Bispo de Jesus

    SUPLENTE
    Prof. Dr. Celso Aparecido Bertran

    Membros Externos:

    TITULARES:
    Dr. Leandro Ramos Souza Barbosa (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais)
    Prof. Dr. Amauri Jardim de Paula (Universidade Federal do Ceará)

    SUPLENTES
    Profa. Dra. Daniele Ribeiro de Araújo (Universidade Federal do ABC)
    Prof. Dr. Fernando Giacomelli (Universidade Federal do ABC)


    Aluna: Gesiane Pinha de Sousa
    Banca Aprovada Ad Referendum em 02/05/2023
    Orientador: Prof. Dr. Italo Odone Mazali

    Membros Internos:
    TITULAR: Prof. Dr. Paulo Cesar de Sousa Filho
    TITULAR: Prof. Dr. Miguel Angel San Miguel Barrera
    SUPLENTE: Prof. Dr. Diego Pereira dos Santos

    Membros Externos:
    TITULAR: Prof. Dr. André Sarto Polo (UFABC)
    TITULAR: Prof. Dr. Carlos José Leopoldo Constantino (UNESP)
    SUPLENTE: Profa. Dra. Ana Maria Pires
    SUPLENTE: Prof. Dr. Leonardo Negri Furini


     

Agenda de Defesas

Procedimentos Pós-Defesa

↘ Após a Defesa da Dissertação/Tese, no prazo máximo de 24 horas, a ATA assinada por todos os membros e pelo aluno deve ser entregue na Secretaria de Pós-Graduação;


↘ O aluno deverá providenciar a devolução da Cartão Universitário (RA) acompanhado da Certidão Negativa assinada pelos setores indicados do IQ até, no máximo, antes do upload da versão final da Dissertação/Tese no SIGA/DAC. (Enquanto a entrega do RA e Certidão negativa não forem realizados a versão final não será encaminhada para homologação)


↘ A versão final deve ser anexada no SIGA/DAC em até 60 dias após a data da defesa, impreterivelmente. Esta versão anexada deve seguir, na íntegra, todas as normas de formatação solicitadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação para que possa seguir para homologação.


↘ Após a homologação da versão final realizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, os alunos que desejarem a impressão de exemplares em particular, deverão seguir procedimentos constantes em:


↘ ATENÇÃO: Procedimentos pós-defesa para EX-BOLSISTAS CNPq

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