Defesas

Todos os detalhes sobre Defesas na Pós do IQ

Procedimentos Pré-Defesa

  • 1º) Em atendimento à instrução CCPG Nº 3/2021, o primeiro procedimento a ser tomado pelo aluno(a)/orientador(a) será a verificação de similaridade textual e plágio do texto da dissertação ou tese pela Biblioteca do IQ (LINK). Após a checagem de similaridade, a BIQ emitirá um Relatório de Similaridade que deverá ser encaminhado pelo(a) orientador(a) juntamente com o formulário de Termo de Verificação de Similaridade. De acordo com a Instrução Normativa CPG nº 01/2022, é necessário o encaminhamento do Termo de Concordância pelo orientador, de acordo com o percentual de similaridade apurado pela BIQ,

     

    2º) ALUNO deve preencher e enviar a Declaração de Ética no sistema SIGA/DAC, com validação do ORIENTADOR e secretaria (sem esta etapa concluída não será possível inserir a Defesa). Orientações: LINK e LINK

    3º) ALUNO e ORIENTADOR devem entrar em contato com todos os membros da banca, inclusive suplentes internos e externos para agendamento final da data e horário da defesa. As bancas deverão seguir as orientações da INSTRUÇÃO NORMATIVA PRPG Nº 01/2021 e ser compostas da seguinte maneira:

    MESTRADO
    01 titular interno
    01 titular externo
    01 suplente interno
    01 suplente externo

    DOUTORADO
    02 titulares internos
    02 titulares externos
    01 suplente interno
    02 suplentes externos

    4º) ORIENTADOR solicita, por e-mail à CPG-IQ, a banca com antecedência mínima de 40 dias da data da defesa. O email de solicitação deverá ser composto com os seguintes documentos de acordo com o nível:

    MESTRADO
    Formulário de solicitação de Banca de DISSERTAÇÃO
    • Resumo de 20 linhas do trabalho
    • Parecer do Relatório de Similaridade emitido pela Biblioteca do Instituto de Química e Termo de Concordância de Verificação de Similaridade

    DOUTORADO
    Formulário de solicitação de Banca de TESE
    • Resumo de 20 linhas do trabalho
    • Cópia de trabalho (artigo ou patente) aceito ou publicado, de coautoria do(a) candidato(a) e relacionado ao tema da tese
    • Parecer do Relatório de Similaridade emitido pela Biblioteca do Instituto de Química e Termo de Concordância de Verificação de Similaridade

    5º) Após aprovação da Banca pela CPG/IQ, providenciar imediatamente, por e-mail:

    a) Preenchimento e envio do formulário de Cadastro de membros externo para os docentes externos;

    b) Solicitar à secretaria a reserva de uma sala;

    c) Preenchimento e envio do Formulário de Auxílio ao membro externo (se aplicável) (Ler Informação)

    6º) Assim que atendidos todos os itens acima, providenciar a inserção dos dados e exemplar da defesa no SIGA/DAC com, no mínimo, 35 dias de antecedência à data da defesa (até as 16h do dia do upload).

    ATENÇÃO: Caso o membro externo da banca necessite de compra de passagem aérea para participação presencial, o prazo mínimo de antecedência à data da defesa para solicitar aprovação da banca junto à CPG é de 65 dias.

    7º) Tutorial para inserção de dados da defesa no SIGA/DAC.

    SOBRE O TEMPO DE APRESENTAÇÃO E ARGUIÇÃO DA DEFESA (MESTRADO E DOUTORADO):
    • O (a) candidato (a) disporá de até 30 minutos para expor um resumo de seu trabalho
    • Cada Membro da Comissão disporá de 60 minutos para efetuar as perguntas ao (a) candidato (a) e este respondê-las em forma de diálogo

    • Atenção! Qualquer alteração na banca deverá previamente comunicada e aprovada pela CPG (inclusive de suplente para titular).
    • Alunos: A CPG não arcará com qualquer custo associado à impressão e encadernamento de cópias em papel de dissertações, sendo os mesmos gerados e distribuídos eletronicamente (PDF) aos membros da banca. Se algum membro solicitar que seja encaminhada a versão impressa deste documento, é de responsabilidade de aluno e orientador a impressão do mesmo. Consulte cada membro da banca sobre a necessidade, em adição ao exemplar digital, também de um exemplar impresso. Uma versão da dissertação deve ser anexada no SIGA, caso não seja a versão final, avise a banca pois eles receberão o convite e o link de acesso ao exemplar.

Bancas Aprovadas

  • Aluno: Tallis Pacheco Tonon
    Banca aprovada ad referendum em 19/04/2024

    ORIENTADOR: Prof. Dr. William Reis de Araujo

    Membros Internos

    TITULAR:
    Profa. Dra. Cassiana Carolina Montagner

    SUPLENTE:
    Prof. Dr. Javier Erick Lobatón Villa

    Membros Externos:

    TITULAR:
    Prof. Dr. Thiago Regis Longo César da Paixão (Universidade de São Paulo)

    SUPLENTE:
    Prof. Dr. Gabriel Negrão Meloni (Universidade de São Paulo)


    Aluna: Juciane de Paula André
    Banca aprovada ad referendum em 01/04/2024

    ORIENTADOR: Prof. Dr. Pedro Paulo Corbi

    Membros Internos

    TITULAR:
    Prof. Dr. Wdeson Pereira Barros

    SUPLENTE:
    Profa. Dra. Ana Lucia Tasca Gois Ruiz

    Membros Externos:

    TITULAR:
    Prof. Dr. Wilton Rogério Lustri (Universidade de Araraquara)

    SUPLENTE:
    Prof. Dr. Victor Marcelo Deflon (Universidade de São Paulo)


    Aluna: Taís dos Santos Almeida
    Banca aprovada ad referendum em 20/03/2024

    ORIENTADOR: Dr. Celso Aparecido Bertran

    Membros Internos

    TITULAR:
    Prof. Dr. Ítalo Odone Mazali

    SUPLENTE:
    Profa. Dra. Camila Alves de Rezende

    Membros Externos:

    TITULAR:
    Dra. Rubia Figueiredo Gouveia (Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais/LNNano)

    SUPLENTE:
    Dra. Elisa Silva Ferreira (Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais/LNNano)

  • Aluna: Júlia Bonesso Sabadini
    Banca aprovada Ad Referendum em 19/04/2024

    ORIENTADOR: Prof. Dr. Watson Loh

    Membros Internos:

    TITULAR:
    Dra. Juliana da Silva Bernardes

    SUPLENTE
    Prof. Dr. Carlos Henrique Inacio Ramos

    Membros Externos:

    TITULARES:
    Dr. Leandro Ramos Souza Barbosa (Universidade de São Paulo)
    Profa. Dra. Denise Freitas Siqueira Petri (Universidade de São Paulo)
    Prof. Dr. Fernando Luis Barroso da Silva (Universidade de São Paulo)

    SUPLENTES:
    Profa. Dra. Rosangela Itri (Universidade de São Paulo)
    Prof. Dr. Fernando Carlos Giacomelli (Universidade Federal do ABC)


    Aluno: Guilherme Zainotti Miguel Fahur Bottino
    Banca aprovada Ad Referendum em 12/04/2024

    ORIENTADORA: Prof. Dr. Leandro Martinez

    Membros Internos:

    TITULAR:
    Profa. Dra. Sandrá Ávila (Instituto de Computação/Unicamp)
    Profa. Dra. Márcia Cristina Breitkreitz

    SUPLENTE
    Prof. Dr. Nelson Henrique Morgon

    Membros Externos:

    TITULARES:
    Dr. Laurent Dardenne (Laboratório Nacional de Computação Científica)
    Prof. Dr. André Farias de Moura  (Universidade Federal de São Carlos)

    SUPLENTES:
    Prof. Dr. Allan Ramos Ferrari (Northwestern University)
    Prof. Dr. Alessandro Nascimento (Universidade de São Paulo)


    Aluno: Gabriel de Biasi Báfero
    Banca aprovada Ad Referendum em 04/04/2024

    ORIENTADORA: Profa. Dra. Daniela Zanchet

    Membros Internos:

    TITULAR:
    Profa. Dra. Camila Alves de Rezende

    SUPLENTE
    Prof. Dr. Miguel Angel San Miguel Barrera

    Membros Externos:

    TITULARES:
    Dra. Cristiane Barbieri Rodella (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais)
    Dr. José Luiz Zotin (Petrobrás)
    Prof. Dr. Leandro Pierroni Martins (Universidade Estadual Paulista “Júluo de Mesquita Filho”)

    SUPLENTES:
    Profa. Dra. Janaína Fernandes Gomes (Universidade Federal de São Carlos)
    Prof. Dr. Luiz Henrique Vieira (Universidade de São Paulo)


    Aluna: Laiane dos Santos Oliveira
    Banca aprovada Ad Referendum em 27/03/2024

    ORIENTADORA: Profa. Dra. Camilla Abbehausen

    Membros Internos:

    TITULAR:
    Prof. Dr. Wdeson Pereira Barros
    Prof. Dr. Fernando Aparecido Sigoli

    SUPLENTE
    Prof. Dr. Pedro Paulo Corbi

    Membros Externos:

    TITULARES:
    Profa. Dra. Maribel Coromoto Navarro Acosta (Universidade Federal de Juiz de Fora)
    Profa. Dra. Rosely Aparecida Peralta (Universidade Federal de Santa Catarina)

    SUPLENTES:
    Profa. Dra. Marciela Scarpellini (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    Profa. Dra. Caterina Gruenwaldt Cunha Marques Netto (Universidade Federal de São Carlos)


    Aluna: Kelly Taise Cabral Thomaz
    Banca aprovada Ad Referendum em 22/03/2024

    ORIENTADOR: Prof. Dr. Flávio Leandro de Souza

    Membros Internos:

    TITULAR:
    Prof. Dr. Juliano Alves Bonacin
    Prof. Dr. Pablo Sebastian Fernandez

    SUPLENTE
    Dr. João Batista Souza Júnior

    Membros Externos:

    TITULARES:
    Dra. Ingrid Guadalupe Rodríguez Gutierrez (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais)
    Dra. Nathalia Carolina Verissimo (University of Alicante – Spain)

    SUPLENTES:
    Prof. Dr. Renato Vitalino Gonçalves (Universidade de São Paulo)
    Dr. Edson Roberto Leite (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais)


    Aluno: Bruno Leuzinger da Silva
    Banca aprovada Ad Referendum em 21/02/2024

    ORIENTADORA: Profa. Dra. Ana Flávia Nogueira

    Membros Internos:

    TITULAR:
    Prof. Dr. Juliano Alves Bonacin
    Prof. Dr. Raphael Nagao de Sousa

    SUPLENTE
    Profa. Dra. Claudia Longo

    Membros Externos:

    TITULARES:
    Prof. Dr. Luiz Antonio Dall’Antonia (Universidade Estadual de Londrina)
    Prof. Dr. Elton Fabiano Sitta (Universidade Federal de São Carlos)

    SUPLENTES:
    Prof. Dr. Cauê Ribeiro de Oliveira (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)
    Profa. Dra. Lúcia Helena Mascaro Sales (Universidade Federal de São Carlos)


     

Agenda de Defesas

Procedimentos Pós-Defesa

↘ Após a Defesa da Dissertação/Tese, no prazo máximo de 24 horas, a ATA assinada por todos os membros e pelo aluno deve ser entregue na Secretaria de Pós-Graduação;


↘ O aluno deverá providenciar a devolução da Cartão Universitário (RA) acompanhado da Certidão Negativa assinada pelos setores indicados do IQ até, no máximo, antes do upload da versão final da Dissertação/Tese no SIGA/DAC. (Enquanto a entrega do RA e Certidão negativa não forem realizados a versão final não será encaminhada para homologação)

  • Certidão Negativa +Descarte de Resíduos (Obrigatório preenchimento dos dois formulários para entrega da Certidão Negativa)
    • ​Orientações para obtenção das declarações por email com os devidos setores – LINK

↘ A versão final deve ser anexada no SIGA/DAC em até 60 dias após a data da defesa, impreterivelmente. Esta versão anexada deve seguir, na íntegra, todas as normas de formatação solicitadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação para que possa seguir para homologação.


↘ Após a homologação da versão final realizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, os alunos que desejarem a impressão de exemplares em particular, deverão seguir procedimentos constantes em:


↘ ATENÇÃO: Procedimentos pós-defesa para EX-BOLSISTAS CNPq

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