Documentos para Matrícula de Ingressante na Pós-Graduação

MATRÍCULA NÃO PRESENCIAL

Aprovados deverão encaminhar os documento abaixo à Secretaria de Pós-Graduação do IQ exclusivamente nos dias abaixo:

28 de julho a 1º de agosto ou no dia 15 de agosto das 09 às 16 horas 


  •  MESTRADO 

​Importante: O Currículo Lattes do orientador deve estar atualizado em 2022 (será verificado no ato da matrícula)

✅ Entregar os documentos abaixo no dia da matrícula por e-mail para  – Título: “Matrícula 2s2022 – Mestrado – Nome Completo:

  • Termo de Compromisso assinado digitalmente pelo(a) aluno(a) e orientador(a)LINK
  • Aceite de orientação – LINK
    • RA (apenas para os ex-alunos da UNICAMP – demais, RG/RNE), Nome, e-mail e telefone
    • Código do curso: 05
    • Nome do Curso: Química
    • Nível: Mestrado
    • Área de Concentração: AA – Química Inorgânica, AB – Química Analítica, AC – Físico-Química ou AD – Química Orgânica (seguir a área inserida na inscrição)
    • Orientação/Data de Aceite: 15/08/2022
    • Dados do Professor Orientador: Preencher matrícula, Nome do Orientador e Assinatura digitalizada
    • Dados do Coordenador Geral da CPG: Matrícula 260924, Nelson Henrique Morgon (a assinatura do coordenador será inserida pela CPG)
  • Documento que comprove conclusão da Graduação (Diploma de Graduação ou Certificado de conclusão com data de colação de grau e dados de reconhecimento de curso);
  • Documento de identificação com foto escaneado.

Observação: todos os documentos devem estar LEGÍVEIS, NOMEADOS CORRETAMENTE e em formato PDF.


APÓS A CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA PELA SECRETARIA:

✅ Inserir no site da DAC o comprovante do cumprimento do esquema vacinal completo em até 05 dias úteis conforme estabelecido pela secretaria do Programa, sob pena de cancelamento de sua matrícula na Universidade, em consonância com a Deliberação CEPE-A-21/21.

✅ Inserir no sistema Acadêmico nos prazos indicados abaixo:

  • Requerimento de matrícula em disciplinas:
    • Inserir no sistema da DAC as disciplinas que serão cursadas no 2º semestre de 2022 nos dias abaixo (períodos diferentes, de acordo com os dias da matrícula no curso), utilizando login e senhas recebidos por e-mail após a matrícula:
      • entre os dias 28 de julho e 02 de agosto de 2022, para os matriculados no período de 28 de julho a 1º de agosto de 2022 (site da DAC, em “Estudantes”/”e-Dac”/ inserir usuário e senha, menu “Matrícula” na opção “Requerimento de Matrícula”)
      • entre os dias 21 e 24 de agosto de 2022, para os matriculados no dia 15 de agosto de 2022 (site da DAC, em “Estudantes”/”e-Dac”/ inserir usuário e senha, menu “Matrícula” na opção “Alteração de Matrícula”)
        • Consulte as disciplinas oferecidas: LINK
        • ​​Atenção: Devem ser inseridas as DISCIPLINAS e TURMAS corretamente para que as matrículas não sejam negadas. As disciplinas a serem inseridas são as que o aluno cursará no 2º semestre de 2022 apenas e estas são definidas entre aluno e orientador. Ressaltamos que alunos ingressantes não podem matricular-se nas disciplinas de Seminários no primeiro semestre do curso! Em hipótese alguma serão inseridas matrículas em disciplinas fora dos períodos acima.
        • Nos casos eventuais de alunos de mestrado que não irão cursar disciplinas no segundo semestre, deverá, obrigatoriamente, ser inserida matrícula na disciplina de vínculo “AA001” – turma “A”. Somente nestes casos.
  • Documentos Pessoais e Acadêmicos – Os documentos relacionados abaixo serão inseridos pelo aluno, através de upload no site da DAC (SIGA > Documentos > Inserir documentos para ingresso em curso regular de Pós-Graduação), até 30 dias após a matrícula (pedimos que seja feito no mesmo dia de sua matrícula):
    • Diploma de Graduação ou Certificado* de conclusão com data de colação de grau e dados de reconhecimento de curso
    • Documento de Identidade 
    • Certidão de Nascimento ou Casamento
    • CPF

Observação: O aceite do termo de declaração de ética será registrado pelo sistema quando o aluno acessar o SIGA para inserir os documentos solicitados.

​* O diploma de Graduação devidamente registrado deve ser entregue no prazo máximo de 9 (nove) meses a contar da data da matrícula, e com pelo menos 60 (sessenta) dias antes da defesa da Dissertação ou Tese. No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Verifique a Norma de Admissão no Curso de Mestrado: AQUI


  •  DOUTORADO 

​Importante: O Currículo Lattes do orientador deve estar atualizado em 2022 (será verificado no ato da matrícula)

✅ Entregar os documentos abaixo no dia da matrícula por e-mail para  – Título: “Matrícula 2s2022 – Doutorado – Nome Completo:

  • Termo de Compromisso assinado digitalmente pelo(a) aluno(a) e orientador(a)LINK
  • Aceite de orientação – LINK
    • RA (apenas para os ex-alunos da UNICAMP – demais, RG/RNE), Nome, e-mail e telefone
    • Código do curso: 55
    • Nome do Curso: Química
    • Nível: Doutorado
    • Área de Concentração: AA – Química Inorgânica, AB – Química Analítica, AC – Físico-Química ou AD – Química Orgânica (seguir a área inserida na inscrição)
    • Orientação / Data de Aceite: 15/08/2022
    • Dados do Professor Orientador: Preencher matrícula, Nome do Orientador e Assinatura digital
    • Dados do Coordenador Geral da CPG: Matrícula 260924, Nelson Henrique Morgon (a assinatura do coordenador será coletada pela CPG)
  • Documento que comprove conclusão da Graduação (Diploma de Graduação ou Certificado de conclusão com data de colação de grau e dados de reconhecimento de curso) e/ou do Mestrado (diploma de Mestrado ou Certificado de Conclusão);
  • Documento de identificação com foto escaneado.

Observação: todos os documentos devem estar LEGÍVEIS, NOMEADOS CORRETAMENTE e em formato PDF.


APÓS A CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA PELA SECRETARIA:

✅ Inserir no site da DAC o comprovante do cumprimento do esquema vacinal completo em até 05 dias úteis conforme estabelecido pela secretaria do Programa, sob pena de cancelamento de sua matrícula na Universidade, em consonância com a Deliberação CEPE-A-21/21.

✅ Inserir no sistema Acadêmico nos prazos indicados abaixo:

  • Requerimento de matrícula em disciplinas:
    • Inserir no sistema da DAC as disciplinas que serão cursadas no 2º semestre de 2022 nos dias abaixo (períodos diferentes, de acordo com os dias da matrícula no curso), utilizando login e senhas recebidos por e-mail após a matrícula:
      • entre os dias 28 de julho e 02 de agosto de 2022, para os matriculados no período de 28 de julho a 1º de agosto de 2022 (site da DAC, em “Estudantes”/”e-Dac”/ inserir usuário e senha, menu “Matrícula” na opção “Requerimento de Matrícula”)
      • entre os dias 21 e 24 de agosto de 2022, para os matriculados no dia 15 de agosto de 2022 (site da DAC, em “Estudantes”/”e-Dac”/ inserir usuário e senha, menu “Matrícula” na opção “Alteração de Matrícula”)
        • Consulte as disciplinas oferecidas: LINK
        • ​​Atenção: Devem ser inseridas as DISCIPLINAS e TURMAS corretamente para que as matrículas não sejam negadas. As disciplinas a serem inseridas são as que o aluno cursará no 2º semestre de 2022 apenas e estas são definidas entre aluno e orientador. Ressaltamos que alunos ingressantes não podem matricular-se nas disciplinas de Seminários no primeiro semestre do curso! Em hipótese alguma serão inseridas matrículas em disciplinas fora dos períodos acima.
      • Nos casos eventuais de alunos de doutorado que não irão cursar disciplinas no segundo semestre, deverá, obrigatoriamente, ser inserida matrícula na disciplina de vínculo “AA002” – turma “A”. Somente nestes casos.
  • Documentos Pessoais e Acadêmicos – Os documentos relacionados abaixo serão inseridos pelo aluno, através de upload no site da DAC (SIGA > Documentos > Inserir documentos para ingresso em curso regular de Pós-Graduação), até 30 dias após a matrícula (pedimos que seja feito no mesmo dia de sua matrícula):
    • Diploma de Graduação ou Certificado* de conclusão com data de colação de grau e dados de reconhecimento de curso e Diploma de Mestrado (para quem cursou mestrado)
    • Documento de Identidade 
    • Certidão de Nascimento ou Casamento
    • CPF

Observação: O aceite do termo de declaração de ética será registrado pelo sistema quando o aluno acessar o SIGA para inserir os documentos solicitados.

* O diploma de Graduação devidamente registrado deve ser entregue no prazo máximo de 9 (nove) meses a contar da data da matrícula, e com pelo menos 60 (sessenta) dias antes da defesa da Dissertação ou Tese. No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Verifique a Norma de Admissão no Curso de Doutorado: AQUI


  •  ATENÇÃO – ESTUDANTES ESTRANGEIROS 

Para estudantes estrangeiros que NÃO estiverem em território brasileiro:

Enviar a documentação abaixo via Fale Conosco, assunto ATENDIMENTO AO ESTRANGEIRO no site da DAC, preferencialmente, até o dia 18/07/2022. Os demais documentos deverão ser enviados assim que o aluno estiver no Brasil.

  • página de identificação do passaporte​​

Para estudantes estrangeiros que estiverem em território brasileiro:

Enviar a documentação abaixo via Fale Conosco, assunto ATENDIMENTO AO ESTRANGEIRO no site da DAC, preferencialmente, até o dia 18/07/2022:

  • página de identificação do passaporte
  • página do passaporte que contém o visto
  • página do passaporte com o carimbo de entrada no país
  • Carteira de Registro Nacional de Migrante (CRNM) ou protocolo de registro de visto ou agendamento para registro na Polícia Federal

Informações sobre Legalização e Apostilamento de documentos estrangeiros: AQUI

Menu de acesso rápido IQ Unicamp

Bem-vindo ao menu de acesso rápido do IQ Unicamp.

Utilize os botões abaixo para acesso facilitado às principais áreas do website.