Prezados(as),
Informamos o resultado da seleção da tese a ser indicada como representante do Programa nos Prêmios CAPES de Tese – Edição 2025 e Tese Destaque UNICAMP 2025.
A Comissão foi composta pelos(as) Profs(as). Drs(as).:
- Eduardo Costa de Figueiredo (Universidade Federal de Alfenas)
- Leonardo José Steil (Universidade Federal do ABC)
- Marisa Masumi Beppu (Universidade Estadual de Campinas)
A tese indicada foi a defendida por Lucas Felipe de Lima, intitulada “Development of affordable electrochemical (bio)sensors for point-of-care applications”, desenvolvida sob orientação do Prof. Dr. William Reis de Araujo.
De acordo com o parecer da Comissão, o trabalho do aluno apresenta elevada originalidade, relevância social, rigor metodológico e expressivo impacto científico. Entre suas contribuições inovadoras, destaca-se o desenvolvimento do primeiro biossensor eletroquímico descrito para a detecção do vírus Mpox, além de aplicações promissoras em saúde pública, como o diagnóstico de COVID-19, herpes tipo 2 e infarto do miocárdio.
Agradecemos aos(às) alunos(as) e orientadores(as) que submeteram seus trabalhos, e destacamos que a Comissão enfrentou uma difícil missão na escolha da tese indicada pelo Instituto de Química, em virtude da alta qualidade das pesquisas apresentadas e da produção científica dos(as) participantes.
Resumo:
“Biossensores eletroquímicos portáteis e acessíveis são ferramentas importantes para o monitoramento e diagnóstico de doenças e infecções. Neste trabalho, foram desenvolvidos dispositivos miniaturizados e portáteis para o diagnóstico descentralizado de COVID-19, herpes tipo 2, Mpox, infarto do miocárdio e biomarcadores salivares, utilizando receptores biológicos naturais. A pesquisa foca na integração de técnicas eletroquímicas e (nano)materiais funcionais para aplicações na área da saúde e obtenção de dados em tempo real.”
LIMA, Lucas Felipe de. Development of affordable electrochemical (bio)sensors for point-of-care applications. 2024. 1 recurso online (308 p.) Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18917.