Instituto de Química UNICAMP – 1966

É instalado o Instituto de Química, criado pela Lei Estadual n 7.655, de 28 de dezembro de 1962, e com funcionamento autorizado pela Resolução CEE n° 46/66.

Resolução de instalação do IQ

Acervo Histórico do Arquivo Central

Ofício de Zeferino Vaz, então presidente da Comissão Organizadora ao Dr. Antonio Guimarães Ferri, presidente da CPTI da USP solicitando Giuseppe Cilento para o cargo de coordenador visando a implantação do novo instituto criado. Campinas, SP, 21 novembro 1966.

Primeiras providências para a contratação de Giuseppe Cilento

Giuseppe Cilento – Diretor do IQ no Período: 31.01.1967 à 30.06.1978

Acervo Histórico do Arquivo Central

Acompanhe o trecho de uma reportagem que cita Giuseppe Cilento, entre as grandes personalidades do meio acadêmico que já passaram pela Unicamp:

De fato, os indicadores são significativos. Todos os anos, cerca de 800 doutores são formados, uma marca capaz de despertar admiração até mesmo em líderes de algumas universidades americanas e europeias. E em cinco décadas, a Unicamp formou mais de 65 mil jovens profissionais em seus cursos de graduação. Além disso, milhares de profissionais formados na universidade atuam em empresas, governo e organizações sociais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país. Como pólo de científico e cultural, a Universidade reuniu grandes nomes no meio acadêmico. Entre eles, Cesar Lattes, André Tosello, Gleb Wataghin, Vital Brasil, Giuseppe Cilento, Octávio Ianni, Almeida Prado e Bernardo Caro, entre muitos outros

Primeiros anos do IQ

Acompanhe o relato pessoal do Prof. Dr. Francisco Benedito Teixeira Pessine, sobre o primeiros anos da Unicamp e do Instituto de Química:

A criação da UNICAMP teve origem em 1962, mediante aprovação da Lei no 7.655, de 28 de dezembro, após intensa e ampla campanha da comunidade de Campinas pela implantação de uma Faculdade de Medicina. A primeira unidade de ensino, embrião da UNICAMP, iniciou as atividades em 1963 com a instalação e primeiro vestibular da Faculdade de Medicina. Em 1963 Cantídio de Moura Campos foi designado reitor da Universidade, assumiu em 13 de janeiro e exerceu o cargo por 8 meses. Em fevereiro foi contratado o primeiro docente, professor Walter August Hadler, para a cadeira de histologia e embriologia. Em maio de 1963 foi instalada a Faculdade de Medicina, com aula inaugural em 20 de maio e em agosto de 1963 o governo estadual nomeou para reitor Prof. Mário Degni que exerceu a função até setembro de 1965. Nesse ano o Conselho Estadual de Educação instalou a Comissão Organizadora da Universidade, composta pelos Profs. Zeferino Vaz (na época diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), Antonio Augusto de Almeida (primeiro Diretor da Faculdade de Medicina-Unicamp) e Paulo Gomes Romeo. Em 22 de dezembro de 1966 Zeferino Vaz foi nomeado terceiro reitor. Em 21 de fevereiro de 1967 foram instalados os institutos de Física, Química, as Faculdades de Tecnologia de Alimentos, de Engenharia e o Colégio Técnico de Campinas. O primeiro exame vestibular da Unicamp, como conhecemos hoje, ocorreu em abril de 1967, com oferecimento de 120 vagas e a aula inaugural foi proferida no Seminário Presbiteriano (hoje Universidade Mackenzie na Av. Brasil) pelo reitor Zeferino Vaz. A estrutura curricular era composta de 1 ciclo básico, com duração de 2 anos, em cujas disciplinas deveriam se matricular todos os alunos, ao final do qual estes poderiam escolher o curso profissionalizante que desejavam fazer. Em cada disciplina, a nota para aprovação sem exame era 7,0 com nota entre 5,0 e 7,0 os alunos ficavam em dependência e com nota abaixo de 5,0 eram reprovados. Este esquema vigorou apenas em 1967 e em 1968.

Conheça os doscentes estrangeiros que contribuíram para a fundação do IQ

No início da universidade, entre os docentes muitos eram estrangeiros. No Instituto de Química foram estes os professores que contribuíram com o ensino:

Joseph Miller (DQO) – inglês
Paul Martin Kuznesof (DQI) – americano
Calvit Herndon Williams (DFQ) – americano
Miguel Wiernik (DQA) – uruguaio
Leslie Graham Hullet (DQI) – sul africano
Antonio Horácio Miguel (DQA) – brasileiro (naturalizado americano)
Vladimir Jan Basus (DFQ) – tcheco
Wolfango Eloy Sanchez Lemus (DQO) – mexicano