Instituto de Química UNICAMP – 1967

1º Vestibular

Apresentamos aqui a relação dos convocados para matrícula, segundo o processo da universidade 01P-28/1967. Entre os convocados, estão o ex-professor Nivaldo Baccan (in memoriam) e o professor Francisco Benedito Teixeira Pessine.

Nos primeiros vestibulares da Unicamp, os alunos faziam dois anos de um “curso comum” e somente depois desse período, escolhiam definitivamente sua graduação. O professor Pessini, optou pela graduação em Química, tornando-se o primeiro aluno do curso de química e o primeiro formando de sua turma.

Professor Francisco Pessini, 1º aluno e formando do curso de química.

Acompanhe o relato pessoal do Prof. Dr. Francisco Benedito Teixeira Pessine, sobre o primeiros anos da Unicamp e do Instituto de Química:

A criação da UNICAMP teve origem em 1962, mediante aprovação da Lei no 7.655, de 28 de dezembro, após intensa e ampla campanha da comunidade de Campinas pela implantação de uma Faculdade de Medicina. A primeira unidade de ensino, embrião da UNICAMP, iniciou as atividades em 1963 com a instalação e primeiro vestibular da Faculdade de Medicina. Em 1963 Cantídio de Moura Campos foi designado reitor da Universidade, assumiu em 13 de janeiro e exerceu o cargo por 8 meses. Em fevereiro foi contratado o primeiro docente, professor Walter August Hadler, para a cadeira de histologia e embriologia. Em maio de 1963 foi instalada a Faculdade de Medicina, com aula inaugural em 20 de maio e em agosto de 1963 o governo estadual nomeou para reitor Prof. Mário Degni que exerceu a função até setembro de 1965. Nesse ano o Conselho Estadual de Educação instalou a Comissão Organizadora da Universidade, composta pelos Profs. Zeferino Vaz (na época diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), Antonio Augusto de Almeida (primeiro Diretor da Faculdade de Medicina-Unicamp) e Paulo Gomes Romeo. Em 22 de dezembro de 1966 Zeferino Vaz foi nomeado terceiro reitor. Em 21 de fevereiro de 1967 foram instalados os institutos de Física, Química, as Faculdades de Tecnologia de Alimentos, de Engenharia e o Colégio Técnico de Campinas. O primeiro exame vestibular da Unicamp, como conhecemos hoje, ocorreu em abril de 1967, com oferecimento de 120 vagas e a aula inaugural foi proferida no Seminário Presbiteriano (hoje Universidade Mackenzie na Av. Brasil) pelo reitor Zeferino Vaz. A estrutura curricular era composta de 1 ciclo básico, com duração de 2 anos, em cujas disciplinas deveriam se matricular todos os alunos, ao final do qual estes poderiam escolher o curso profissionalizante que desejavam fazer. Em cada disciplina, a nota para aprovação sem exame era 7,0 com nota entre 5,0 e 7,0 os alunos ficavam em dependência e com nota abaixo de 5,0 eram reprovados. Este esquema vigorou apenas em 1967 e em 1968.

Relação dos alunos convocados para matrícula em 1967

Laboratórios no Colégio Ateneu Paulista

Início do funcionamento dos Laboratórios no Colégio Ateneu Paulista, se estabelecendo depois na Universidade de Campinas (agosto de 1967 à junho de 1969). O contrato foi aprovado pelo Conselho Diretor em sessão de 03 de agosto de 1967.

Fonte: Arquivo pessoal Prof. Dr. Francisco B. P. Pessine