Instituto de Química UNICAMP – 1982

Pesquisadores da UNICAMP, liderados pelo professor Fernando Galembeck, do Instituto de Química, estudam a utilização de uma membrana feita com filme polimérico com propriedade de discriminar determinados tipos de substâncias, com o objetivo de reduzir o custo do álcool produzido no país.

Folha de São Paulo, 20 fev, 1982

Folha de São Paulo

A fotoxidação de polímeros é objeto de estudo do grupo do professor Marco Aurélio de Paoli, do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da UNICAMP, com o objetivo de descobrir o mecanismo do processo, identificar os produtos formados na reação e tentar obter antioxidantes mais eficazes.

Folha de São Paulo, 2 maio, 1982.

Folha de São Paulo

É desenvolvido o Projeto Hidrocon, de cooperação técnica entre cientistas da Unicamp e a indústria, com o objetivo de tornar mais eficiente a transformação da biomassa em insumos químicos e combustíveis. A equipe é formada pelos professores Miguel Taube Netto, do Instituto de Matemática e diretor técnico da Codetec (coordenador-geral); José Carlos Gerez, da Engenharia Química (coordenador técnico); Maria do Carmo Alves Gerez (responsável pelo Laboratório de Análises Químicas do projeto); e Joseph Miller, do Instituto de Química (orientador científico).

Folha de São Paulo, 25 set., 1982

Folha de São Paulo

O estudante Osvaldo Cândido Lopes, da pós-graduação em química inorgânica do Instituto de Química da UNICAMP, recebe dois prêmios pela descoberta de um catalisador de estéreis derivados de óleos vegetais capazes de substituir o óleo diesel em veículos automotores: prêmios Jovem Cientista e Governador do Estado, do 10º Concurso de Inventos Brasileiro.

Correio Popular, 19 out., 1982 e 18 nov., 1982.

Correio Popular

Também em 1982, pesquisadores do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da UNICAMP, liderados pelo professor Joseph Miller, tentam melhorar o uso da biomassa com o aproveitamento de resíduos agrícolas como o bagaço da cana e a casca do arroz, para conversão em etanol (álcool).

Folha de São Paulo, 8 maio, 1982