Construção de Conhecimentos em Sala de Aula a partir do Pensamento Científico/Epistêmico: Processos de Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Científica Fundamentada em Modelagem
Palestrante: Prof. Dr. Leandro Antonio de Oliveira (IQ-UNICAMP)
Resumo: Nas últimas décadas, pesquisas têm defendido que a inserção e a integração de práticas científicas e epistêmicas em salas de aula de Ciências, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, podem favorecer a formação de cidadãos alfabetizados cientificamente. Nesse sentido, uma das abordagens de ensino que tem sido alvo crescente de investigação é a Educação Científica Fundamentada em Modelagem, na qual estudantes são envolvidos em atividades de modelagem – processo criativo e de alto valor epistêmico de produção de modelos – enquanto aprendem ciência, sobre ciência e, também, a fazer ciência. Para tanto, é necessário que o professor desempenhe um papel fundamental no processo de ensino que visa a construção de conhecimentos em salas de aula de Ciências. No seminário, discutiremos esta perspectiva de ensino e aprendizagem, suas potencialidades e suas limitações em aulas de Química do Ensino Superior.
O Prof. Leandro Antonio de Oliveira é Professor Doutor do Ensino de Química do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Licenciado em Química, Mestre e Doutor em Educação e Ciência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do International History, Philosophy and Science Teaching Group (IHPST). Principais interesses de pesquisa: Mediação e Discurso em Sala de Aula; Educação Científica Fundamentada em Modelagem; Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Multimodalidade na Educação; Formação de Professores e Conhecimentos de Professores.