Home Eventos IQ - IQ Unicamp Programa de Seminários Procedimentos para homologação de teses e dissertações usando o REDU – repositório de dados de pesquisa da Unicamp (obrigatórios a partir de 2025)

Procedimentos para homologação de teses e dissertações usando o REDU – repositório de dados de pesquisa da Unicamp (obrigatórios a partir de 2025)

Palestrante:  Profa. Dra. Claudia Maria Bauzer Medeiros (IC – UNICAMP)

 

 

Resumo: A preservação de dados de pesquisa passou a fazer parte das boas práticas de pesquisa na última década, pois garante reprodutibilidade, auditoria e maior visibilidade da pesquisa. Por estes motivos, a UNICAMP definiu, em 2024, que teses e dissertações só seriam homologadas se os dados produzidos nas pesquisas associadas fossem depositados no REDU – Repositório de Dados de Pesquisa da Unicamp. Isso passou a valer em 1 de fevereiro (homologação de doutorados) e 1 de agosto de 2025 (homologação de mestrados). Como se trata de um procedimento novo, muitas homologações estão sendo atrasadas por falta de entendimento da comunidade de pesquisa da Universidade que cada inserção de dados no REDU gera uma referência bibliográfica (com DOI) para os dados – citável e, dependendo, referenciável em bases como Scopus, Web of Science ou Google Scholar. Esta falta de conhecimento faz com que as informações que submetem ao REDU não sejam adequadas – sendo, portanto, devolvidas para retificação, o que retarda a homologação. O objetivo deste seminário é mostrar, com exemplos e passo-a-passo, como é simples inserir corretamente seus dados no REDU (tempo equivalente a inserir uma entrada no LATTES) e como tirar proveito do REDU para tornar sua pesquisa mais citável e visível. Isso irá, além disso, agilizar o processo de homologação de defesas. Público alvo – todos os alunos de pos-graduação do IQ (especialmente os que estão em fase de finalização de suas pesquisas), pós-doutorandos e orientadores.

 

 

Claudia Bauzer Medeiros: (PhD Computer Science – University of Waterloo, Canadá) é professora titular do Instituto de Computação da Unicamp, sendo Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico do Brasil, membro da Academia Brasileira de Ciências e da World Academy of Sciences. Desenvolve pesquisas em gerenciamento de dados científicos, particularmente com desafios associados à heterogeneidade, volume e complexidade de dados, para vários tipos de aplicações do mundo real. Já foi membro de muitas comissões e comitês, incluindo CNPq e Capes. Na FAPESP, por 8 anos cuidou das ações associadas a políticas de dados abertos. Atualmente coordena a CGDP – Comissão de Gestão de Dados Científicos da Unicamp, responsável pelo REDU. Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por atividades de ensino, pesquisa e iniciativas para atrair mulheres para a Computação. É membro do conselho científico da World Data Systems. Tem dois doutorados Honoris Causa – da Universidade Antenor Orrego, Peru e da Université Paris-Dauphine PSL, França e recebeu 4 vezes o prêmio Zeferino Vaz da Unicamp.
  • Instituto de Química da Unicamp
  • Rua Josué de Castro, s/n – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-970.
  • (19) 3521-3000
  • (19) 3521-3023

Menu de acesso rápido IQ Unicamp

Bem-vindo ao menu de acesso rápido do IQ Unicamp.

Utilize os botões abaixo para acesso facilitado às principais áreas do website.