Normas de Utilização do Laboratório de Reações Perigosas

1. Termos de responsabilidades da chave e da utilização do Laboratório de Reações Perigosas

1.1. É de responsabilidade do docente a guarda e a utilização da chave do LRP destinada ao seu grupo de trabalho. Para poder obter uma cópia da chave do LRP, o docente deve encaminhar um pedido oficial para a Diretoria do Instituto de Química junto com o termo de responsabilidade/chave assinado.
1.2. É de total responsabilidade do docente o treinamento dos alunos e pessoal técnico que passarão a utilizar o LRP. A ocorrência de acidentes com pessoas não autorizadas ou não treinadas será de total responsabilidade do docente aos quais os usuários estão vinculados.
1.3. Uma cópia da chave do LRP fica sob responsabilidade da Comissão de Segurança.
1.4. A Comissão de Segurança fica responsável pela permanência do pessoal de manutenção e de limpeza no LRP.
1.5. O usuário que for flagrado com cópia não autorizada da chave(s) será advertido e, em reincidência, punido.
1.6. A Comissão de Segurança é responsável pelo controle periódico de todos os equipamentos de segurança do LRP.

2. Condições de utilização do Laboratório de Reações Perigosas

2.1. Independentemente da autorização do docente responsável, somente pode utilizar o LRP o aluno, funcionário ou docente que estiver devidamente cadastrado como usuário na Comissão de Segurança. O usuário deve assinar o termo de responsabilidade/cadastro usuário, informando que está apto a utilizar o Laboratório de Reações Perigosas.
2.2. Antes de iniciar o seu trabalho no referido laboratório, o aluno, funcionário e/ou docente devem encaminhar à Comissão de Segurança a “Ficha de Andamento de Reação Perigosa“, devidamente preenchida, através do e-mail: . Uma cópia desta ficha deve também ser encaminhada para o docente responsável. Antes de iniciar o seu trabalho, o usuário deve se certificar que a Comissão de Segurança foi devidamente avisada.
2.3. Ao receber a “Ficha de Andamento de Reação Perigosa”, a Comissão de Segurança deve enviar, via e-mail, a confirmação de recebimento e eventuais comentários para o usuário.
2.4. Ao iniciar seu trabalho no LRP, o usuário deve afixar uma cópia da “Ficha de Andamento de Reação Perigosa” no mural externo do LRP. A cada visita de acompanhamento da reação, o usuário deve especificar a data, o horário, as condições da reação e assinar no espaço correspondente da “Ficha”.
2.5. É proibida a permanência de apenas uma pessoa no local enquanto houver reações em execução, sejam estas reações de responsabilidade do próprio usuário ou de outros usuários do Laboratório.
2.6. É obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI): luvas, avental de algodão fechado e de mangas longas, sapatos fechados, calça comprida e óculos de segurança.

3. Controle das normas de utilização do Laboratório de Reações Perigosas

3.1. A Comissão de Segurança é responsável pelo controle do respeito às normas de utilização do LRP. Em caso de desrespeito destas normas, a Comissão de Segurança poderá interromper a reação e/ou entregar um relatório circunstanciado a Diretoria do IQ.