Lançamento do livro: “Não há mundo seguro sem ciência – A luta de um cientista contra as pseudociências”

Professor Luiz Carlos Dias lançará o livro: “Não há mundo seguro sem ciência – A luta de um cientista contra as pseudociências”, no dia 23 de maio durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), em Águas de Lindóia, SP, às 17h.

O livro será lançado pela @editoraparaquedas.

Esse livro é um registro histórico sobre a pandemia de covid-19 e os desdobramentos de como essa grave crise sanitária foi afetada pela triste fase da política contemporânea brasileira, salientando o papel decisivo da ciência. Essa crise sanitária e humanitária nos mostrou o que há de melhor e de pior na ciência, na universidade brasileira, na política, no jornalismo e na medicina.

Esse não é um livro sobre o autor, mas sobre sua experiência durante a pandemia, no combate ao negacionismo científico e ao obscurantismo, nas suas próprias redes sociais e onde mais ele foi convidado para falar sobre esse triste cenário.

É também um reconhecimento a todas e todos, cientistas, pesquisadores, profissionais da área da saúde que atuaram na linha de frente de combate ao vírus, a quem lutou em defesa da vida, aos bons jornalistas, a todos e todas que lutaram contra o negacionismo, o charlatanismo e o obscurantismo que tomou conta do país. É uma reverência a todos e todas que defenderam as nossas universidades e institutos de pesquisas públicos, a ciência, as vacinas, a vida e os bens maiores desse país: nossa população, nossa liberdade e nossa democracia.

O texto de orelha do livro foi escrito pela Dra. Margareth Pretti Dalcolmo (Médica, pesquisadora da Fiocruz e Membro Titular da Academia Nacional de Medicina).

O livro conta com prefácios escritos pelo Dr. Gonzalo Vecina (Médico e professor assistente da FSP/USP e da EAESP/FGV, fundador da Anvisa), Gustavo Mendes Lima Santos (Diretor de Assuntos Regulatórios, Qualidade e Ensaios Clínicos da Fundação Butantan e ex-gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos na Anvisa) e pela Dra. Luana Araujo (Infectologista, epidemiologista e comunicadora em saúde).

Os posfácios foram escritos pelo Prof. Peter Schulz (Físico e professor titular da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, em Limeira), pela Profa. Soraya S. Smaili (Professora Titular da Escola Paulista de Medicina – Unifesp; Reitora da Universidade Federal de São Paulo entre 2013-2021 e Coordenadora do Centro de Estudos SoU_CIÊNCIA) e pela Dra. Rosana Richtmann (Médica infectologista do Instituto de Infectologia Emilio Ribas e Diretora do Comitê de imunização da Sociedade Brasileira de Infectologia).

Um segundo evento de lançamento será realizado na sede da ADUNICAMP, na Unicamp, no dia 20 de junho, às 17:30h, com a presença de Gustavo Mendes Lima Santos (Diretor de Assuntos Regulatórios, Qualidade e Ensaios Clínicos da Fundação Butantan e ex-gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos na Anvisa), que assina um dos prefácios.

Um terceiro evento de lançamento está confirmado para Uberlândia no dia 10 de julho, com a presença do Dr. Gonzalo Vecina (Médico e professor assistente da FSP/USP e da EAESP/FGV, fundador da Anvisa), que também assina um dos prefácios do livro.

Outros eventos de lançamento em Balneário Camboriú, Rio de Janeiro e São Paulo, assim como em outras cidades, estão sendo organizados.
Mais informações no site do livro: