Três alunos do IQ foram premiados na OBESQ 2022

A Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ) é uma competição anual que reúne estudantes que cursam ensino superior em duas fases: uma com 30 questões objetivas (fase I) classificatória para a segunda (fase II), com 8 questões discursivas: duas de Físico-Química, duas de Química Orgânica, duas de Química Analítica e duas de Química Orgânica.
A premiação é baseada na pontuação obtida na fase II, dividida da seguinte forma:
Classificação geral: 1° e 2° lugar – medalha de ouro, 3° ao 6° lugar – medalha de prata e 7° ao 12° lugar – medalha de bronze.
Modalidades individuais (por exemplo, Química Analítica): 1° lugar – medalha de ouro, 2° lugar – medalha de prata e 3° lugar – medalha de bronze.
No ano passado, 2022, o Instituto de Química da UNICAMP teve 3 alunos medalhistas (em ordem alfabética):
1) João Pedro Nogueira Bonesconto:
-Medalha de prata (classificação geral)
-Medalha de prata (Química Inorgânica)
2) Lucas Verona de Araujo:
-Medalha de ouro (classificação geral)
-Medalha de ouro (Química Analítica)
-Medalha de ouro (Físico-Química)
-Medalha de ouro (Química Inorgânica)
-Medalha de prata (Química Orgânica)
3) Raul de Castro Cunha Claudino:
-Medalha de bronze (classificação geral)

Da esquerda à direita: Lucas, João e Raul – medalhistas na OBESQ 2022.

Segundo o aluno Raul “participar da OBESQ foi uma experiência incrível e enriquecedora, pois pude conhecer estudantes de outras universidades e relembrar os tempos de olimpíada do ensino médio, mas dessa vez, com assuntos da graduação”. Ele ainda agradeceu ao Instituto de Química da Unicamp “pelo apoio e logística para a prova” e convida todos os alunos a participar.
Para Lucas de Araujo, a olimpíada foi “uma ótima experiência para por o que aprendi no curso em prática e desafiar meus conhecimentos. Conheci novas pessoas e posso dizer que foi uma experiência única, muito além da premiação. Espero poder continuar representando o IQ fora da universidade e estimular novos estudantes a fazer o mesmo, incentivando a exploração das principais áreas da Química para além das matérias acadêmicas”.
Já João Pedro disse que “participar da OBESQ foi uma excelente oportunidade de crescimento acadêmico e, principalmente, pessoal. Conheci pessoas e lugares extremamente interessantes, e tive a chance de utilizar um pouco do conhecimento que obtive ao longo do curso. Com certeza espero participar novamente de uma das melhores experiências da minha graduação”.
Sobre a OBESQ 2023
O edital e o período de inscrição ainda serão divulgados, porém, as provas já têm data: 15 de julho (fase I – remota) e 19 de agosto (fase II – presencial, local a ser divulgado!).