Simpósio terá como tema os avanços na descoberta de medicamentos para doenças negligenciadas

Um simpósio que acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro, na Unicamp, celebrará os dez anos do consórcio Lead Optimization Latin America (Lola), uma parceria entre a Unicamp e a Universidade de São Paulo (USP), com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), cujo objetivo é descobrir medicamentos para doenças tropicais negligenciadas. O grupo é liderado pela organização sem fins lucrativos Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês).

O evento, gratuito, visa reunir cientistas, pesquisadores e partes interessadas para compartilhar conhecimento e avançar nos esforços de descoberta de medicamentos para doenças infecciosas e tropicais negligenciadas e que afetam pessoas em áreas endêmicas como a América Latina.

Organizado pelo professor do Instituto de Química (IQ) da Unicamp Luiz Carlos Dias, o simpósio terá como tema “Avançando na descoberta de medicamentos para doenças negligenciadas em áreas endêmicas (Advancing Neglected Diseases Drug Discovery in Endemic Areas)”. O evento contará com transmissão ao vivo para fomentar um maior engajamento da comunidade acadêmica e científica.

Confira as informações sobre a submissão de trabalhos no site:  https://www.lola10.com.br/.

Programação:

O primeiro dia do simpósio incluirá apresentações e discussões sobre as conquistas do projeto Lola, o grau de integração nos esforços de descoberta de medicamentos para áreas endêmicas, a exploração do potencial da biodiversidade e a descoberta de medicamentos antivirais. Já no segundo dia de programação, os trabalhos vão se concentrar nas contribuições da indústria farmacêutica global para a luta contra doenças tropicais negligenciadas e na aplicação de novas tecnologias e abordagens.

Ambos os dias contarão com palestras de especialistas internacionais da área vindos tanto da academia como de institutos de pesquisa e da indústria farmacêutica. Além disso, o evento oferecerá sessão de pôsteres e mesas-redondas sobre temas como o fortalecimento de capacidades, a inovação sustentável e a comunicação científica, além de um encontro fechado para o desenvolvimento de novas ações de colaboração.

Para outras informações, escreva para o e-mail 

Fonte: https://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2023/09/13/simposio-tera-como-tema-os-avancos-na-descoberta-de-medicamentos-para-doencas

480 321 IQ Unicamp

Menu de acesso rápido IQ Unicamp

Bem-vindo ao menu de acesso rápido do IQ Unicamp.

Utilize os botões abaixo para acesso facilitado às principais áreas do website.