UPA e M.A.F.A.L.D.A. no IQ

No dia 19/08 o Instituto de Química recebeu milhares de visitantes no evento “Unicamp de Portas Abertas”. Contamos com a participação de alunos de graduação, pós- graduação, pós-doutores, funcionários e docentes para que os visitantes pudessem conhecer nossa Unidade mais de perto e aprender química de forma divertida.
As atividades oferecidas no IQ foram:
  • Do macro ao micro: explorando o invisível através do microscópio;
  • A Química da Impressão 3D;
  • Produção de Hidrogênio Verde a partir do Water Splitting para Abastecimento Veicular e Comparação com Modelos Termodinâmicos do Automobilismo Tradicional;
  • CSI-Química: Ressonância Magnética Nuclear 🕵️‍♂️🔍;
  • Jogo das moléculas: a química do café;
  • Demonstração de experimentos nos laboratórios de química;
  • Luminescência Molecular;
  • Palestras sobre o Curso de Química, suas modalidades e exercício profissional.
Já no dia 25/08, recebemos no IQ diversas meninas do Ensino Médio da Escola Estadual Culto à Ciência,  E. E. Prof Dr. Paulo Mangabeira Albernaz  e  da Escola Estadual Professor Francisco Álvares dentro do Projeto Mafalda (https://unicampmafalda.wordpress.com/projeto/).
Além de conhecer nossas instalações, elas estiveram no Laboratório de Ensino onde aprenderam um pouco de química executando diversos experimentos.