Atendimento Técnico

Informações administrativas sobre Pesquisas no IQ

Sistema Cooperativo dos Técnicos da Pesquisa

Implantação de um sistema cooperativo gerenciado pela supervisão da área técnica dos laboratórios de pesquisa em caráter emergencial, propondo o atendimento de tarefas básicas por todos os técnicos da pesquisa do Instituto de Química aos laboratórios que não possuem nenhum atendimento de ordem técnica.

  • Cada técnico será designado pelo supervisor para atender uma vez por semana, às 09h00 de terças-feiras, um laboratório que não possua atendimento técnico, cumprindo as seguintes atividades:

    • Encaminhar o descarte de resíduos químicos. O técnico transportará os resíduos químicos, o mesmo deverá estar pronto para o transporte, devidamente embalado e identificado, não cabendo ao técnico o seu tratamento, já que o funcionário não conhece a origem do resíduo. Vale lembrar que segundo as Normas de Gerenciamento de Resíduos Químicos do Instituto de Química da UNICAMP (Aprovadas na 224ª sessão da Congregação e Resolução da Congregação IQ 134/2005 em 23/11/2005) “A responsabilidade pela correta segregação e tratamento dos resíduos é do pesquisador no caso de resíduos gerados nos laboratórios de pesquisa”.
    • Transportar material reciclável até abrigo apropriado. O técnico transportará os materiais que forem devidamente separados no laboratório, não se responsabilizando pela separação dos materiais, caso estes não sejam feitos corretamente pelos usuários do laboratório.
    • Retirar água destilada e milliQ na Central de Água. O técnico fará o abastecimento de água no laboratório, quando necessário.
    • Transportar o dewar de nitrogênio líquido. O técnico providenciará o abastecimento do dewar do laboratório, quando for o caso.
    • Retirar solventes e álcool na Planta Piloto. O técnico poderá retirar material na Planta Piloto, necessitando para isso que o docente/grupo faça a solicitação no sistema online com antecedência. Em caso de solvente reciclado, o servidor poderá levar o material devidamente separado e a retirada do mesmo poderá ser feita, se no dia agendado para o atendimento ao laboratório o solvente já se encontrar liberado pela Planta Piloto.
    • Retirar materiais no Almoxarifado do IQ. O técnico poderá retirar materiais do Almoxarifado, necessitando para isso que o docente/grupo faça a solicitação no sistema online com antecedência e indique o nome do técnico para retirada.

    Caso algum docente tenha necessidade de outro tipo de serviço, deverá encaminhar e-mail para informando o supervisor da área, o qual analisará a possibilidade de atendimento e poderá agendar uma data para a execução do serviço. Este tipo de atendimento ocorrerá sob demanda e atenderá serviços laboratoriais, sempre com auxílio do pessoal do próprio laboratório, por exemplo: organizar armários de reagentes; organizar armários de vidraria, etc.

  • Importante ressaltar que haverá um rodízio de técnicos, ou seja, o atendimento sempre será realizado por um técnico diferente. Vale ressaltar ainda, que em semanas compostas por feriados o sistema cooperativo não funcionará em virtude da inviabilidade nestes casos.

    Todas as demandas descritas anteriormente deverão ser informadas pelos docentes/grupos requisitantes semanalmente através de formulário eletrônico até segunda-feira às 10h00.

    Quando o funcionário finalizar seus serviços, estará liberado para retornar ao local habitual de trabalho, devendo preencher formulário eletrônico relatando os serviços prestados.

Horários de Atendimento

Planta Piloto: Horário de atendimento é das 09h00 às 11h00 e das 14h00 às 15h30.

Central de Gases: Horário de atendimento é das 09h00 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Central de Água: Equipamentos ligados das 08h30 às 16h30

Nitrogênio líquido: Abastecimento das 08h30 às 09h00 e das 13h00 às 13h30

Contato

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