Home Eventos IQ Programa de Seminários Interfaces da Nutrição no contexto das doenças cardiovasculares

Últimas novidades

• Instituto de Química da Unicamp
  • Rua Josué de Castro, s/n – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-970.

04 ago 2022
Expired!

Interfaces da Nutrição no contexto das doenças cardiovasculares

Título: “Interfaces da Nutrição no contexto das doenças cardiovasculares”.

Profa. Dra. Karine Cavalcanti Maurício de Sena Evangelista, UFRN, área de Nutrição Clínica

Data: 04/08 (quinta-feira)
Horário: 16h00
Local: Auditório “Inés Joekes”

Resumo: As doenças cardiovasculares (DCV) são as principais causas de morbimortalidade no mundo, sendo a insuficiência cardíaca a complicação mais frequente decorrente das DCV. Nesse contexto, o estudo dos aspectos nutricionais em busca de novos biomarcadores é importante para auxiliar no controle de fatores de risco cardiovasculares e na prevenção de desfechos clínicos desfavoráveis. O seminário abordará as temáticas dos principais projetos de pesquisa do Grupo de Estudos em Nutrição e Doenças Crônicas do Departamento de Nutrição da UFRN, com enfoque nas relações dos elementos químicos essenciais, principalmente zinco, cobre e selênio, e os tóxicos com os fatores de risco cardiovasculares em população de adultos e idosos. Além disso, serão apresentados os estudos que temos desenvolvido com pacientes portadores de insuficiência cardíaca, envolvendo status de micronutrientes, bem como as associações do consumo alimentar e dietético com desfechos clínicos nesse grupo de pacientes. Serão apresentadas as perspectivas de avanços em pesquisa na área de Nutrição envolvendo a metabolômica, em busca de novos biomarcadores relacionados às doenças crônicas.

IQM Unicamp - Seminarios - Karine Cavalcanti Mauricio de Sena EvangelistaSena-Evangelista K.C.M.
Nutricionista pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciências dos Alimentos da Universidade de São Paulo. Docente Associada II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, área de Nutrição Clínica. Atuou como Vice-coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição da UFRN (2011-2013), Vice- coordenadora do Programa de Pós-graduação em Nutrição (2016-2018) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Nutrição (2018-2020). Participou como 1a Secretária do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Alimentação e Nutrição na gestão 2020- 2022. É Vice-líder do Grupo de Pesquisa Micronutrientes, Genômica nutricional e saúde e coordenadora do Grupo de Estudos em Nutrição e Doenças Crônicas.

Docente responsável: Ljubica Tasic.
Atenção: A presença para alunos de Pós-Graduação do IQ será contabilizada por meio da leitura do cartão universitário na entrada e na saída (com apenas um dos registros não será contabilizada a presença). O leitor fica instalado na entrada do Auditório.

The event is finished.