Home Eventos IQ Programa de Seminários Seminários Plásticos e meio ambiente: desafios e soluções

Últimas novidades

• Instituto de Química da Unicamp
  • Rua Josué de Castro, s/n – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-970.

18 ago 2022
Expired!

Plásticos e meio ambiente: desafios e soluções

Título: “Plásticos e meio ambiente: desafios e soluções”

Prof. Dr. Marco-Aurelio De Paoli,  Presidente da Associação Brasileira de Polímeros e Pesquisador Colaborador do DFQ.

Data: 18 de agosto (quinta-feira)
Horário 16h00

Local: Auditório “Inés Joekes”

Resumo:  Pretendo falar sobre os polímeros mais usados no mercado atualmente, discutir o seu tempo de vida, as suas aplicações e tempo de vida no Brasil e o que ocorre com eles depois de descartados. Pretendo mostrar como eles podem contribuir positivamente para o meio ambiente e para a sociedade, assim como podem também ter um efeito negativo no meio ambiente. Mostrarei a diferença entre o plástico convencional e o biodegradável, as suas vantagens e desvantagens. Serão discutidas as alternativas para diminuir o impacto dos plásticos no meio ambiente, as soluções atuais e os desafios futuros, inclusive a questão dos microplásticos. Apresentarei algumas soluções adotadas atualmente pelo setor industrial e algumas propostas para nos engajarmos em uma ação efetiva para diminuir o impacto ambiental desses materiais.

Biografia resumida:

Bacharel em Química pela Universidade de Brasília em 1970 e PhD em Química pela USP em 1974. Pós-doutorado na Alemanha com bolsa da Fundação Alexander von Humboldt de 75 a 77. Como professor do IQ, de 1977 a 2014; orientei 80 alunos de pós-graduação, Mestres e Doutores, muitos alunos de Iniciação Científica e estagiários de pós-doutorado estrangeiros e brasileiros. Junto com esses colaboradores e com colegas de outras universidades, publiquei 260 artigos científicos (índice h = 52), 10 capítulos de livros, 3 livros, 10 patentes nacionais e uma internacional. Sou membro da Academia Brasileira de Ciências e fui agraciado com os títulos de Comendador e Grã-Cruz da Ordem Brasileira do Mérito Científico, além de outras premiações. Nossas pesquisas enfocaram os processos químicos e fotoquímicos da degradação e estabilização dos polímeros convencionais, a síntese eletroquímica e química dos polímeros condutores, a montagem de dispositivos de conversão de energia foto eletroquímicos, eletrocrômicos e outros. Mais recentemente o foco foi dirigido ao desenvolvimento de materiais poliméricos de baixo impacto ambiental usando fibras vegetais em compósitos.
Mais detalhes em curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1155499095721468

Researcher ID: AAD-8341-2019

Transmissão para a Comunidade externa: Youtube: https://youtu.be/oBLYseUQeW0

Atenção: A presença para alunos de Pós-Graduação do IQ será contabilizada por meio da leitura do cartão universitário na entrada e na saída (com apenas um dos registros não será contabilizada a presença).

O leitor fica instalado na entrada do Auditório.

The event is finished.