Homenagem à Profª Carol H. Collins

No dia 18 de setembro, faleceu em sua casa Carol Hollingworth Collins, professora aposentada do Instituto de Química da Unicamp. Ela chegou ao Instituto em 1974, com seu esposo, Kenneth E. Collins, para participar como professores e orientadores no novo programa de pós-graduação do Instituto de Química, da recém-criada Unicamp.

Em 2012 recebeu o título de professora emérita da Unicamp e era uma das poucas mulheres a estar como membro titular da Academia Brasileira de Ciências, além de ser Pesquisadora Emérita do CNPq. Pela sua destacada atuação, o seu nome foi reconhecido na Medalha Carol Collins desde a edição de 2018, entregue a cada Encontro Nacional de Química Analítica, uma iniciativa que visa homenagear um(a) pesquisador(a) com grande contribuição para a Química Analítica Brasileira.

Com uma personalidade marcante, sempre foi muito respeitada em seus posicionamentos na comunidade científica, e para quem convivia diariamente com ela, sabia que podia contar com seu apoio. Segundo a Profª Solange Cadore, “Gostava de reunir seus ex-alunos sempre que podia e gostava de participar de eventos científicos”. Atuou muito tempo como corretora em artigos científicos em inglês no Instituto de Química, trabalho que fazia com profissionalismo exemplar.

As contribuições da Profa. Carol na formação de recursos humanos, na consolidação e desenvolvimento do IQ, na projeção da Unicamp e para a Química no Brasil e no exterior são imensuráveis. Ela permanecerá para sempre em nossos corações, nos corredores do Instituto de Química e em todo nosso país.

Leia mais em: