IQ Unicamp - lancamento do livro The Chemistry of Carbonyl Compounds and Derivatives (1)

Lançamento do livro “The Chemistry of Carbonyl Compounds and Derivatives”, por Ronaldo Pilli, Paulo Costa, Sergio Pinheiro and Peter Bakuzis

Publicado originalmente em língua portuguesa pela EditSBQ, o livro “The Chemistry of Carbonyl Compounds and Derivatives” acaba de ser lançado pela Royal Society of Chemistry.

O texto encontra-se dividido em 11 capítulos cobrindo a química de aldeídos, cetonas, nitrilas, iminas e derivados, ácidos carboxílico e carbônico e derivados, e compostos carbonílicos a,b-insaturados. Em relação as duas edições em língua portuguesa, a versão em língua inglesa foi revisada e ampliada para incluir aspectos mais atuais da química de compostos carbonílicos.

O texto combina discussões baseadas nas teorias de ligação de valência e de orbitais moleculares para tratar aspectos estruturais, propriedades físico-químicas e reatividade desses grupos funcionais. O livro também traz procedimentos experimentais representativos, destaques que contextualizam aplicações industriais, importância bioquímica e métodos catalíticos, além de notas biográficas sobre os cientistas que contribuíram para esse campo de conhecimento.

O livro destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação que buscam aprofundar seu conhecimento sobre esse tópico. Os autores esperam que esta obra possa preencher uma lacuna importante na formação de nossos estudantes que escolheram a Química Orgânica como sua área de atuação.

Um exemplar do livro encontra-se disponível na BIQ.

Para mais informações:

ou entre em contacto com os autores: