Home Eventos IQ Programa de Seminários A Necessidade de Conhecermos Nosso Passado Científico
  • Instituto de Química da Unicamp
  • Rua Josué de Castro, s/n – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-970.

02 maio 2024
Expired!

Seminários da Pós

A Necessidade de Conhecermos Nosso Passado Científico

Palestrante: Prof. Dr. Carlos Alberto Lombardi Filgueiras (Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo: No Brasil de hoje podemos perceber duas posturas contrastantes a respeito de nosso próprio país, que podem ser chamadas de auto-menosprezo versus ufanismo. Ambas são deturpações grosseiras da realidade. Enquanto muitos países buscam conhecer seu passado científico (e técnico) pela consciência da necessidade de que esse conhecimento é imprescindível para se formar uma visão adequada da realidade atual, entre nós essa consciência é ainda bastante rarefeita ou mesmo negligenciada. Em decorrência dessa postura, a pesquisa original sobre o que se fez no campo científico e técnico no Brasil antes do século XX ainda não está plenamente madura, embora o que já se descobriu revele um universo fascinante e rico. É claro que o Brasil não era um líder científico no passado, mas tampouco se pode afirmar que aquilo que se logrou realizar nos quatro séculos após 1500 seja desprezível. Conhecer o que se passou nos dá uma visão preciosa sobre como chegamos até aqui e permite-nos até certo ponto tentar antever nosso futuro.

Mini-currículo: Carlos Alberto Lombardi Filgueiras nasceu em Belo Horizonte em 1944. Formou-se em Engenharia Química pela UFMG, doutorou-se em Química pela Universidade de Maryland e fez pós-doutorado em Cambridge. Foi professor visitante em Coimbra e em outras universidades. Trabalhou simultaneamente como pesquisador em Química de Coordenação e Organometálicos, Espectroscopia, Estudos Estruturais e de Reatividade Molecular, assim como em História das Ciências, tendo sido professor titular na UFMG e na UFRJ. Tem grande número de artigos e livros publicados, e é professor emérito da UFMG e pesquisador emérito do CNPq. Continua lecionando e orientando estudantes em todos os níveis.

The event is finished.