Foto-reator para descontaminação de água

Artigo do grupo da Profª. Claudia Longo (IQ-Unicamp) é capa na ACS Environmental Science & Technology Water.

O artigo, com capa associada, discute o desenvolvimento de um foto-reator para descontaminação de água constituído por eletrodos semicondutores conectados a uma célula solar. A principal inovação é o eletrodo de difusão gasosa fotoativo, que sob iluminação e fluxo de ar produz H2O2 in situ a partir da redução de O2.
Com o auxílio da INOVA, Agência de Inovação da Unicamp, foi depositado um pedido de patente junto ao INPI em Dezembro de 2019.

O trabalho começou a ser desenvolvido no Mestrado da aluna Jéssyca F. Medeiros com a colaboração do Prof. Dr. Rodnei Bertazolli (FEM) e os estudos foram posteriormente complementados pelo Dr. Miguel T. Galante e pelo doutorando Caio G.P. dos Santos. Espera-se que este foto-reator, eficiente para remoção de amoxicilina de soluções aquosas, possa inspirar o desenvolvimento de sistemas sustentáveis para remediação in-loco de efluentes.

Foi publicado no “ACS Environmental Science & Technology Water”, um periódico iniciado em Janeiro/2021 e que está relacionado ao “ACS ES&T”, periódico de alto fator de impacto há mais de 50 anos (fator de impacto 9,028 em 2020). A investigação, que envolve aproveitamento e conversão de energia solar em uma aplicação de interesse tecnológico e ambiental, também está alinhada direta e indiretamente a diversos dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Artigo: Solar-Driven Photoreactor for Water Remediation Based on n-Type TiO2 and p-Type Ag/AgBiW2O8/Bi2WO6 Light-Responsive Air-Fed Gas Diffusion Electrodes.
Autores: Jéssyca Ferreira de Medeiros, Miguel Tayar Galante, Rodnei Bertazzoli, Caio Guilherme Pereira dos Santos, and Claudia Longo.

https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acsestwater.1c00471 

361 480 IQ Unicamp

Menu de acesso rápido IQ Unicamp

Bem-vindo ao menu de acesso rápido do IQ Unicamp.

Utilize os botões abaixo para acesso facilitado às principais áreas do website.